TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e gestão de obras

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Visando um melhor desempenho e desenvolvimento, as empresas, no momento atual, estão buscando profissionais com um diferencial chamado de “talento humano”. Esse diferencial pode ser encontrado em profissionais pré-qualificados ou profissionais que serão trinados para determinada função dentro de determinada empresa. Esse tipo de investimento em pessoas cada vez mais qualificadas agrega valor à empresa, aos produtos ou serviços da mesma, aumentando assim a competitividade.

2 RECURSOS HUMANOS

Relação entre empresa e empregado em que suas atividades buscam o equilíbrio entra ambos.

3 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – Gestão estratégica

As competências de um RH estão relacionadas a: avaliar o desempenho dos empregados; administrar salários e benefícios dos empregados; recrutar, selecionar e treinar os empregados; ter comunicação com os sindicatos e colocar a empresa dentro dos parâmetros da Legislação Trabalhista.

4 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – Tendências

Com a globalização e a mudança nos valores tradicionais, o poder de compra é cada vez mais sinal de que os padrões sociais agora são ditados pelo mercado e não mais pela sociedade.

5 EMPRESA GLOBAL

Empresas multinacionais que estão nos 5 continentes e que visam abraçar mercados para maximizar o desempenho. Essas empresas se adaptam às mais diferentes culturas de forma muito estratégica e tem uma equipe extremamente competente para tal.

6 COMPARAÇÃO ENTRE OS MODELOS TRADICIONAL E ATUAL

A mudança do estilo e dos valores do trabalhador mudou ao longo do tempo, se antes passava-se a vida dentro de uma mesma empresa, havia uma rotina, níveis de autoridade e setores bem definidos, além de salário condicente com o cargo ocupado, hoje houve uma mudança geral; não se vê mais com bons olhos quem fica muitos anos dentro de uma empresa no mesmo cargo – hoje é visto como um profissional acomodado e sem pretensões -, não há mais cargos tão definidos e os problemas são compartilhados, sendo que a delegação tem de usar seu potencial criativo para a solução dos mesmos, e o salário é condiz com o desempenho e capacidade do profissional.

7 DESAFIO DAS ORAGNIZAÇÕES

A busca pelo melhor desempenho das organizações começa pelo recrutamento de talentos, algo que atualmente é feito de maneira bastante minuciosa. Tende-se procurar profissionais extremamente qualificados, que tenham motivação para determinado trabalho e que sejam criativos. Aliado a isso, o ambiente de trabalho e a relação entre empresa e empregado deve ser tranquilo e sadio.

8 RECURSOS HUMANOS DO FUTURO

O grande desafio dos recursos humanos do futuro é aliar a qualidade de trabalho, trabalhador e empresa em um cenário onde o “resultado” tende a ser o foco principal.

9 CENÁRIO PARA ESSA DÉCADA

Grandes fusões entre grandes empresas (criação de empresas gigantes), trabalhadores cada vez mais com o destino nas mãos (trabalham na empresa que oferecer as melhores condições) e rompimento na barreira entre as hierarquias nas empresas.

10 CENÁRIO FUTURO

Na gestão de talentos das empresas encontrar-se-á cada vez mais diversidade cultural entre os funcionários que deverão se estruturar em equipes conforme determina cada função, as empresas terão de fornecer cada vez mais treinamento aos seus funcionários, a remuneração será calculada conforme o desempenho além de haver benefícios e recompensas não financeiras, a relação de trabalho terá muita influência de meios externos como sindicatos e organizações governamentais.

11 TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

A motivação é a necessidade básica que move o mundo; todo ser humano necessita de motivação para realizar determinado trabalho e alcançar alguma meta.

Dentro das necessidades do ser humano há níveis que variam da mais baixa como as necessidades fisiológicas até a mais alta que seria a autorrealização. Em um curto espaço de tempo a necessidade mais complexa sempre será a mais buscada pelo ser humano, mas a partir do momento que uma necessidade básica não é suprida, está passará a ser mais importante, pois valerá a questão da sobrevivência.

12 ATITUDES MOTIVADORAS

Dentro do ambiente de trabalho algumas questões tornam o profissional mais motivado a realizar as suas tarefas e outras o desmotivam. Um ambiente de trabalho sadio, boa relação com os colegas de trabalho, oportunidades de crescimento, liberdade e segurança são extremamente motivantes para qualquer trabalhador. Já desorganização, desconfiança, insegurança, ambiente insalubre e desvalorização do trabalho são fatores desmotivadores.

13 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

É o meio pelo qual todo ser humano convive com os seus semelhantes. Esse relacionamento está vinculado às atividades de comunicação, cooperação, respeito e amizade. Quanto mais desenvolvido esses quatro pontos, mais social é o indivíduo e quanto melhor for o relacionamento interpessoal entre os funcionários de uma empresa, maior a probabilidade de ela alcançar melhores desempenhos.

14 ESCOLHA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Todas as pessoas são diferentes e tem modos de pensar diferentes e a partir do momento que tivermos a consciência disso o tempo todo as relações interpessoais serão muito mais fáceis.

15 FORMAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO

Se cada indivíduo tem um modo diferente de pensar, consequentemente cada um tem um modo de agir diferente em uma mesma situação.

15.1 Comportamento não assertivo

Não realiza certas atividades, caso não houver uma ordem para fazê-la. Não tem senso de organização.

15.2 Comportamento agressivo

Realiza as atividades sempre pensando no próprio desempenho, não tem um bom relacionamento com os colegas de trabalho e não tem senso de trabalho em grupo.

15.3 Comportamento assertivo

Tem bom senso de organização, bom senso de trabalho em grupo e atinge os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com