TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e habilidade

Resenha: Administração e habilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Administração e a Habilidade Humana

Habilidades humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento e imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

O administrador que consegue desenvolver essa habilidade com eficiência ele terá grande chance de ser um profissional de sucesso, pois cada membro de sua equipe possui uma personalidade diferente, tem hábitos diferentes, princípios e objetivos diferentes, cada colaborador é motivado de maneira diferente, cabe ao bom administrador conhecer cada membro de sua equipe para poder motivá –los cada qual, de maneira a satisfazer a suas expectativas profissionais e pessoais.

Acreditamos que para sermos administradores de sucesso a habilidade humana é a mais importante habilidade a ser desenvolvida, pois trabalhamos com pessoas, dependemos delas para alcançarmos nossos objetivos, então precisamos compreender cada membro de nossa equipe, conhecê-lo e motiva-los.

Surgimento das Teorias da Administração

As Teorias Administrativas surgiram em 1916 com Henri Fayol, durante o período industrial, onde os países não tinham competitividade dentro das empresas, gerando o principal fator que ocasionou o surgimento dessas teorias.

A revolução industrial trouxe várias mudanças entre elas o surgimento de fabricas e empresas industriais, substituição do artesão pelos operários especializados, crescimento das cidades e a necessidade de uma administração publica, com o surgimento das industrias surgiu-se a necessidade de um líder um gestor para poder direcionar os operários , para a controlar a produção, administrar a empresa num todo.

A revolução industrial provocou enorme mudança na estrutura empresarial e econômica da época embora não tenha influenciado os princípios empresarias que eram baseados na organização militar.

Leitura Critica

O texto faz uma comparação entre a teoria de Taylor, que é focada na maquina, o homem sendo o operador, não tendo que pensar; e a teoria funcionalista de Fayol onde segundo ele o homem pensa, é criativo e podem contribuir no processo de produção.

Taylor criou os processos de produção, a gerencia para supervisionar o trabalho e planejar melhor a execução do mesmo, controlar para que tudo ocorra da maneira esperada.

Fayol teve grande importância na teoria da administração, onde a ênfase era na estrutura organizacional. Ele criou as funções Administrativas: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar que são usadas atualmente.

Podemos fazer uma comparação entre ambos, Taylor acreditava que o sucesso da empresa é a produção em massas, onde nem sempre é a necessidade dos consumidores; Já Fayol, acreditava que o sucesso da empresa se dava pela organização estrutural em perfeito andamento, sendo o homem muito mais que um operador de maquina, e sim um pensador, sendo criativo e contribuindo para melhorar a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com