TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração financeira e orçamentária

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

1º Tópico – Administração Financeira e Orçamentária

Os excedentes de caixa da empresa Rede tigrão – Postos de gasolina Shell, não são aplicados imediatamente, pois a empresa esta passando por um processo de reestruturação e crescimento, sendo assim todo seu excedente de caixa é investido na própria empresa.

Mesmo não estando aplicando seus excedentes ela busca as melhores taxas e as melhores modalidades de investimento, acompanhando sempre o mercado financeiro.

Para cobrir baixas de caixa a empresa procura negociar as melhores condições de pagamento com seus fornecedores e também com seus clientes visando aumentar seu fluxo de caixa.

Para captar recursos, a empresa não utiliza bancos, mais sim capital do grupo, já que o proprietário trabalha também em outros seguimentos.

A empresa faz no fim de cada mês seu fechamento mensal, a apuração de rentabilidade, e a análise de capital de giro.

Esse fechamento mensal permite uma visualização precisa do desempenho de cada área, ela também acompanha o crescimento diário de vendas através de Relatórios de Vendas Diários, acompanhamento das despesas, e controle dos recebíveis já que a empresa possui venda a prazo. E assim ela consegue visualizar qualquer discrepância relevante entre custos e receitas.

Ela possui uma previsão de despesas mensais, que a cada fechamento de mês são comparados as despesas reais, e criticados os pontos de maiores distorções. E assim após a identificação dos pontos falhos, imediatamente são traçadas as medidas corretivas.

2º Tópico – Mercados de Capitais

O gestor analisa a atuação do mercado financeiro no seu negócio através do preço da concorrência, acompanha também o preço de compra do seu produto e as oscilações do mercado.

Inclusive por ela ser uma empresa do ramo de combustíveis, ela esta passando por um momento em que o consumidor final não absorve um preço superior ao atual, sendo assim o produto vem sendo subsidiado pelo governo para que não haja reajustes para o consumidor final. Porém ela esta vivendo um momento de possibilidade a qualquer momento de alta de preço.

A empresa possui capital próprio. E esta está passando por um momento de crescimento, onde os recursos excedentes estão sendo investidos na própria Rede(empresa).

3º Tópico – Direito Tributário

Existe na empresa controle dos tributos recolhidos através do controle feito pelo escritório de Contabilidade que presta serviços para ela.

A empresa trabalha com planejamento tributário com vista a diminuir suas despesas, onde são analisadas as previsões de receitas para o ano seguinte. Assim com as previsões de despesas e no momento determinado, a empresa faz a opção da modalidade de tributação, Lucro Real ou Presumido,  ou seja, aquela que for mais conveniente para ela, com intuito de diminuir os impostos.

Assim a empresa tem o conhecimento e pratica a elisão fiscal, utilizando métodos legais para diminuir sua carga tributária.

A empresa nunca sofreu nenhum tipo de fiscalização tributária por parte do Município, Estado ou União, mas ela sofre uma fiscalização constante do INMETRO, IBAMA, Ministério do Trabalho e sindicatos da categoria.

Etapa 3: Identificação de problemas:

- Analisando a parte financeira da Empresa Rede Tigrão, Postos de Combustíveis Shell, podemos observar que alguns postos da rede tiveram um aumento considerável nas suas vendas à prazo, o que ocasionou uma necessidade de aumento de fluxo de caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com