TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração financeira e orçametaria

Por:   •  29/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

CAPITULO 01

Introdução.

        A administração financeira e orçamentaria é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores condições para a condução financeira da empresa, é também uma área que trata dos assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como: fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos e etc.

        A administração financeira e orçamentaria visa a melhor rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios e acionistas, através de métodos otimizados de utilização de recursos, que por muitas vezes, são escassos. Por isso, os aspectos de uma empresa estão sob a visão deste setor.

        Grandes casos de falência das organizações ocorrem, principalmente, devido à falta de informações financeiras precisas sobre o balanço patrimonial da empresa e problemas decorrentes do setor de finanças. Muitas vezes as falhas derivam de um controle inadequado e despreparado. Pois se os mesmos não estiverem bem controlados, com certeza a organização não apresentará um crescimento adequado e autossuficiente.

                Podemos dizer que, é necessária que o objetivo primário da administração financeira e orçamentaria, é a maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido. Não importa o tipo de empresa, pois em qualquer delas, as boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado da própria organização. Devido a esse aspecto, a administração financeira deve se dedicar a avaliar e tomar decisões que impulsionem a criação de valor para a companhia.

        É importante ressaltar que o administrador financeiro não deve ficar restrito apenas aos aspetos econômicos, mas também as decisões financeiras, pois precisam levar em consideração a empresa como um todo.

Planejamento da administração financeira e orçamentária

O desenvolvimento dos principais conceitos da administração financeira e o seu planejamento, além de interferência do tempo sobre o valor da moeda, que tem como assunto a valorização e desvalorização, mostrando de que maneira pode interferir no planejamento financeiro da organização.

        Administração financeira é definida como um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos manter a empresa em situação permanente de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.

        Para isso é necessário um bom planejamento, lembrando que uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises de colaboram com o planejamento para otimizar os resultados e para atingir os objetivos e criar formas de alcança-los, de modo que velha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo.

        Podemos considerar o planejamento como uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, que se faz necessária em todos os setores da empresa, principalmente na atividade da área de finanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com