TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração linguagem e argumentação

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1] 

https://www.google.com.br/

                                                                           ATIVIDADE 1                                                                                                                                 

[pic 2]         Caro aluno(a),

Na aula 1, tratamos sobre questões ligadas à leitura e à escrita. Para exercitar a leitura, você deverá ler os textos propostos e resolver as questões de interpretação. O valor total das atividades das aulas 1 e 2 é 1,25 cada.

Envie as respostas no prazo determinado, isto é ATÉ DIA 15 de abril, por meio do PORTFÓLIO 1 - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.

NOME:

RGM:

POLO:

ATIVIDADES DA AULA 2 – Para agilizar a correção, após responder às questões da aula 2, passe as respostas para o quadro abaixo.

SOBRE ATIVIDADES DOS PORTFÓLIOS 1 E 3

VOCÊ RECEBERÁ APENAS A NOTA. OS RESPECTIVOS GABARITOS SERÃO POSTADOS NO ARQUIVO, DIA 16 DE ABRIL. APÓS ESSA DATA NÃO RECEBEREMOS MAIS ESSAS ATIVIDADES.

RESPOSTAS

  1

E

2

B

3  

C

4

B

5  

C

6

A

7  

E

8  

D

9  

D

10  

C

AULA 1

ATIVIDADES DA AULA 1 (1.25).

 Responda, a seguir, quais são os elementos de comunicação presentes nas charges abaixo:

a.       a

[pic 3]

EMISSOR: O AUTOR DA CHARGE

RECEPTOR: LEITOR DA CHARGE

CANAL: CHARGE

MENSAGEM: TEXTO ESCRITO + IMAGEM

REFERENTE: STF

CÓDIGO:  VERBAL E NÃO VERBAL( LINGUA PORTUGUESA E IMAGEM)

FUNÇÂO PREDOMINANTE DA LINGUAGEM: REFERENCIAL

AULA 2  (LEITURA: INTERPRETAÇÂO DE TEXTOS)-1.25

01. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê aumento da taxa de desemprego no Brasil para 12,4% em 2017, quase 1 ponto percentual maior do que no ano passado. Isso representará incremento de 1 milhão e 200 mil pessoas desempregadas no país, como efeito da pior recessão dos últimos tempos. A estimativa da OIT é de que o Brasil terá 13,6 milhões de desempregados até o fim deste ano. Mas as cicatrizes da crise econômica vão se arrastar, elevando para 13,8 milhões o número de pessoas sem trabalho no país até 2018. (Disponível em: < http://www.valor.com.br/brasil/4834848/brasil-tera-12-milhao-de-desempregados-mais-em-2017-preve-oit>. Acesso em: 11 fev. 2017).

A taxa de desemprego, também conhecida como taxa de desocupação, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), refere-se à proporção entre a População Desempregada e a População Economicamente Ativa. Os dados abaixo são referentes a algumas capitais brasileiras.

[pic 4]

(Disponível em: < https://datafobia.wordpress.com/2016/05/26/desemprego-no-brasil-uma-analise-no-tempo-e-no-espaco/>. Acesso em: 11 fev. 2017).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir.

I. As capitais da região Norte do país, representadas por Recife e Salvador, com as respectivas taxas de 10,04% e 12,11%, constituem a maior concentração de desempregados.

II. São Paulo, considerada a maior capital empregatícia do Sudeste brasileiro, com 8,87% de desocupação, indica estar em direção à média nacional.

III. Rio de janeiro (6,58%) e Porto Alegre (6,18%) representam a menor taxa de desocupação do país.

IV. O gráfico indica que as regiões Sul e Sudeste do país possuem taxas análogas de desemprego.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I, II

b) II, IV

c) I, II, IV

d) II, III

e) I, II, III CORRETA

02. No dia 2 de janeiro, o Brasil despertou com um pesadelo, o assassinato e a decapitação de mais de 56 presos no presídio Anísio Jobim, em Manaus, ligados ao PCC, por parte de membros de um grupo rival, a Família do Norte. Quatro dias depois, a vingança foi executada em Roraima. Desta vez, foram 33 os decapitados e esquartejados. Neste sábado, um novo alerta. Os detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do Rio Grande do Norte, se rebelaram e o motim levou à morte de pelo menos mais 27 pessoas — outros nove presos foram transferidos para um pronto-socorro por conta de ferimentos graves. (Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/.html. Acesso em: 15 fev. 2017).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fácil acesso aos armamentos pelas fronteiras, as guerras entre facções pelo controle das rotas do tráfico de drogas, a disputa por pontos de venda de maconha, crack e cocaína nos principais centros urbanos e a simples intenção de demonstrar poder e obter mais recursos financeiros em regiões nas quais a Polícia simplesmente não está presente são algumas das causas dessas disputas

PORQUE

II. Muitos especialistas também apontam a falta de iniciativa de um Estado que olhou para outro lado em vez de focar nos problemas penitenciários. De fato, a origem desses três grupos criminosos, tanto o PCC como o Comando Vermelho e a Família do Norte, tem de ser procurada nos presídios de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, respectivamente. (Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (387.6 Kb)   docx (347.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com