TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração mercadológica - Etapa

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.984 Palavras (16 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem ênfase na apresentação no setor de Administração Mercadológica que é a mesma coisa que Marketing, onde visa analisar planejar, organizar e sempre controlando as estratégias organizacionais, a empresa constantemente tem que gerenciar e estar atenta as necessidades dos consumidores, viabilizando o acesso para que os produtos e serviços chegue até o cliente da forma que ele espera, sendo um produto que atenda às suas expectativas, com qualidade e bom preço.

        Nos dias de hoje ainda tem pessoas que tem a visão do marketing como propaganda e publicidade, porém o marketing evolui muito nos conceitos, essa área é complexa, pois vive em análise constante do mercado, sempre inovando e implantando estratégias, que chegam até o consumidor em um composto de fatores que irá influenciar na decisão da sua compra pelo produto ou serviço.

        Na administração mercadológica os gestores procuram detectar e relatar o problema visando o planejamento do ciclo de vida do produto e a execução e resolução do problema. Sempre de olho na necessidade do mercado para então lançar o produto e acompanhar sua aceitação e saída frente a uma pesquisa de satisfação e necessidade do consumidor, com isso o gestor consegue planejar os resultados a serem alcançados e também providenciar ações para atingir competitividade, sempre atento e se adaptando as tendências do mercado e necessidade do consumidor.

        Nosso marketing hoje dispõe de um leque de conhecimentos essenciais para os profissionais dos diversos setores dentro de uma empresa, é um dos métodos utilizados para promover a marca do produto ou a qualidade do serviço onde consegue se diferenciar no mercado competitivo.

Definição de Marketing para o Século XXI. Adaptação do Marketing à nova economia. Satisfação, valor e retenção do cliente.

        Para o marketing do século XXI a empresa tem que buscar cada vez mais inovar produtos e com qualidade para então garantir expansão no mercado, pois, o ciclo de vida de um produto ou serviço sofre mudanças rápidas, por que o público vem acompanhando as mudanças que estão ocorrendo no mundo e as empresas tem que acompanhar e atender aquilo que está sendo pedido.

        O marketing é um leque de conhecimentos onde passa por processos de criação e inovação constante, sempre procurando manter atualizado as tendências do mercado e as necessidades dos clientes.

        Temos que entender e conhecer o cliente tão bem quanto ao produto que ele deseja adquirir e que seja viável e prazeroso a ele e com esse pensamento podemos traçar o perfil dos compradores e assim adquirir confiança e confiabilidade. Hoje o marketing deixou de ser apenas um setor na empresa, pois o marketing se interage a todos os setores da empresa, fazendo com que todos os departamentos da empresa pensem como marketing e também temos que fazer uso em nossa vida pessoal.

        Nem todas as empresas consegue destaque no mercado pois muitas deixam de potencializar sua marca no mercado, porém, muitas empresas vivem em constante luta frente ao mercado para conseguir uma imagem que seja forte e positiva, para que o cliente desperte o interesse de associar tal marca com o produto e bom preço, despertando assim o interesse de comprar o produto associado a um bom preço e sua satisfação pela aquisição.

        No mercado um diferencial das empresas que vem tomando conta do mercado é a tecnologia que está acessível a qualquer comprador, pois a internet permite que seus usuários encontrem produtos e serviços com qualidade e facilidade de pagamento, deixando assim seu cliente a vontade para então em questão de minutos visitar várias páginas de empresas que forneçam o produto desejado e assim fazer uma avaliação e comparação do melhor preço.

        Com o marketing as empresas podem se destacar frente a concorrência que sempre ocorrerá, mas, a empresa tem que investir forte em seu marketing, analisando o produto do concorrente o que o mercado precisa de diferencial e a necessidade do cliente, pois o rival sempre vai estar caminhado lado a lado, e a empresa que vai s destacar é aquela que investiu em um produto ou serviço excelente, com qualidade e bom preço.

        No ambiente marketing os profissionais devem ficar atentos nas tendências e a todos os acontecimentos envolvidos no microambiente e macro ambiente.

        As estratégias do marketing relacionadas ao mercado são conhecidas com o Mix de Marketing associado aos 4Ps onde se associa ao preço, praça, promoção e produto.

        Outra força que vem mudando e movendo o mundo é a globalização, além da tecnologia e da globalização outra força poderosa está sendo a privatização pois muitas empresas tem esperança em obter uma gestão melhor e com eficiência.

        Para obter sucesso no marketing existem algumas fórmulas poderosas: vender com qualidade, vencer com melhor serviço e preços menores, vencer com uma grande fatia no mercado e vencer com adaptação e customização.

        Com o marketing 3.0 algumas empresas praticantes visão um marketing centrado no ser humano, onde suas visões, missões e valores se destacam e contribuem com o mercado.

        No marketing 3.0 o que se distingue do marketing 1.0 e 2.0 é que o marketing 3.0 ele complementa o marketing emocional em uma combinação de práticas ligadas a responsabilidade social, sendo que o marketing 1.0 ele está voltado ao desenvolvimento dos produtos, já no marketing 2.0 tem ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da necessidade do mercado.

        Empresas tem que prevalecer o conceito de que cliente satisfeito tendem a falar bem da empresa, e com isso faz o marketing boca a boca, conseguindo ter a confiabilidade e fidelizar aquela empresa por um período que seja satisfatório e conveniente ao próprio cliente.

        No mercado competitivo existem poucas diferenças entre fidelidade dos clientes menos satisfeitos e dos completamente satisfeitos, porém já no mercado não competitivo que tendem a serem monopolizados ou até mesmo dominados por alguma marca que já se destacam e são fortes no mercado, o cliente permanece fiel por muito tempo, só que para a empresa isso com  o passar dos tempos não será positivo, pois a empresa sabem que tem seus clientes fiéis e não medirá esforços para a satisfazer e encantar seus clientes, podendo causar uma insatisfação dos nos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (480.8 Kb)   docx (695 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com