TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração pública integrada - o caminho para a eficiência

Tese: Administração pública integrada - o caminho para a eficiência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Pública Integrada - Caminho para a Eficiência

Os sistemas de gestão pública integrada são fundamentais para a melhoria da eficiência dos processos administrativos do governo, em qualquer esfera. Eles disponibilizam aos gestores uma visão integrada das diferentes áreas da gestão pública e das informações sobre os cidadãos, o que contribui para a otimização na distribuição dos recursos disponíveis e para a melhoria da prestação de serviços à população. Os produtos e serviços do CPqD para gestão pública integrada oferecem esses benefícios prioritariamente para as áreas de educação, saúde e tributos.

O CPqD Gestão Pública – Educação possibilita desde o mapeamento das melhores práticas de gestão, a informatização dos processos administrativos de escolas e secretarias, até a aplicação de ferramentas de apoio pedagógico, como o Videoideias, e a oferta de serviços de comunicação multimídia aos cidadãos. Com uma visão consolidada, é possível gerenciar a rede de educação de forma transparente e otimizada, tomar decisões baseadas em informações confiáveis e, ao mesmo tempo, contribuir para o aprimoramento da educação.

Para os desafios relacionados ao planejamento e à gestão inteligente dos recursos físicos, humanos e financeiros na área de saúde pública, o CPqD disponibiliza o sistema CPqD Gestão Pública – Saúde, que traz consigo uma visão integrada e com base em informações confiáveis e atualizadas. Para a população, isso se reflete em melhoria no atendimento, transparência e agilidade na prestação de serviços, inclusive pela internet. Entre os recursos do sistema, destacam-se o prontuário eletrônico do paciente, a adequação às características básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e o canal de interação com a comunidade.

O CPqD Gestão Pública - Tributos é um sistema concebido para o gerenciamento dos aspectos tributários de uma administração municipal. Contribui para a modernização e a melhoria dos processos nessa área e permite ao município atender às normas de transparência e acesso à informação. Facilita também a prestação de serviços ao contribuinte, como a emissão de documentos (certidões, segunda via de tributos entre outros) e até mesmo a escrituração fiscal pela internet.

Em qualquer área da gestão pública, a crescente complexidade e quantidade de informações tratadas nos diversos órgãos trazem grandes desafios para a capacidade de análise dos gestores públicos. Para auxiliar as administrações na superação desses desafios, o CPqD contribui com os serviços consultivos e de desenvolvimento de aplicações da oferta CPqD Gerenciamento de Decisão e com o sistema CPqD GeoMunicipal, que possibilita o cruzamento de informações espaciais provenientes de múltiplos cadastros municipais (físico, territorial, ambiental, etc.) para apoio ao planejamento e acompanhamento georreferenciado das ações das secretarias municipais e a gestão das redes públicas de saneamento e abastecimento.

O planejamento configura-se como um dos instrumentos gerenciais mais importantes

no processo administrativo e, como tal, imprescindível quando a organização considera,

em seu desenvolvimento futuro, ações que devem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com