TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente virtual

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

O Direito Tributário é o conjunto das leis reguladoras da arrecadação dos tributos (taxas, impostos e contribuição de melhoria), bem como de sua fiscalização. Regula as relações jurídicas estabelecidas entre o Estado e o contribuinte no que se refere à arrecadação dos tributos. É o ramo do Direito Público que rege as relações jurídicas entre o Estado e os particulares, decorrentes da atividade financeira do Estado, no que se refere à obtenção de receitas, que correspondem ao conceito de tributos. Tributo é a obrigação imposta aos indivíduos e pessoas jurídicas de recolher valores ao Estado, ou entidades equivalentes (p.e. tribos e grupos revolucionários). As principais espécies de tributo são: imposto, taxa e contribuição de melhoria. Imposto é uma quantia paga obrigatoriamente por pessoas ou organizações para um governo, a partir de uma base de cálculo e de um fato gerador.
Entendemos como legislação o conjunto de leis de um Estado, entendimento pelas leis de acordo com a finalidade, regras sociais obrigatórias, impostas por uma autoridade pública, de forma permanente e que são sancionadas pela força. 
Em uma breve explicação para entendimentos maiores, temos que o IR (Imposto de Renda) é um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art.153, III, da Constituição Federal). O que gera o imposto, como dito por diversos autores o “fator gerador" do Imposto de Renda, conforme o Código Tributário Nacional (CTN) é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda. De renda entendido como o capital disponível. Tanto pessoas físicas, como jurídicas, devem contribuir com o imposto.
A base de cálculo deste imposto é o total de vencimentos, menos (subtraindo) todas as deduções que a pessoa física ou jurídica tem direito. Assim entendemos como a contribuição Previdenciária, pagamento de pensão alimentícia, idade igual ou mais a 65, dentre outros.


Referências bibliográficas

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: e . Acessos em: 28 nov. 2014.
.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com