TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ameaças e oportunidades

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 5

5. Ambiente Externo

“É a chamada análise ambiental, que focaliza as oportunidades e as ameaças do ambiente”. (CHIAVENATO, 2005, p. 149).

5.1 Ameaças

“Aumento da inflação e do desempenho; dificuldade em obter crédito e financiamento; juros elevados e cambio instável; aumento dos impostos sobre as pessoas físicas; perda de poder aquisitivo do cliente; saturação do mercado”. (CHIAVENATO, 2005, p. 150).

De acordo com nossos estudos, iremos ter como ameaça em nosso empreendimento o alto custo de novas tecnologias de equipamentos. Com crescimento acelerado do país, o cenário comercial, o cenário comercial exige maior criatividade e possibilita novas oportunidades de tornar-se um empreendedor de sucesso.

Independentemente das crises e das idas e vindas da economia, a atividade se amplia, se sofistica, se segmenta, se especializa. À medida que há uma expansão empresarial, há também uma necessidade de avanços voltados à área tecnológica, facilitando o acesso às informações à própria gestão e modernização do sistema de distribuição e economia.

Fatores que tendem a agregar em meio à globalização com surgimento de uma competitividade mais agressiva no cenário de forma geral, entre outras em todos os segmentos, há uma necessidade de preparo, determinação e flexibilidade de todos envolvidos no processo.

Há uma grande preocupação com a valorização profissional como um todo, pois um profissional satisfeito pode tornar-se muito rentável e auxiliar no processo de desenvolvimento empresarial. Quanto maior a complexidade do cenário e mais competitivo for, maior será a exigência no nível de preparo de quem atua na área, entre outras valorização do capital humano. Temos com ameaça  Poucos fornecedores locais e com preços altos, temos que trazer produtos de outro estados,  teremos maiores custos com transporte desse equipamentos. E uma das principais ameaças são se as linhas de créditos são acessíveis, pois temos pouco capital inicial e precisamos de um limite elevado para abertura da academia.

5.1.1 Oportunidades

“Ambiente econômico e político satisfatório; aumento da renda percapita da população; redução de impostos; incentivo do governo à pequena e média empresa; aumento do poder aquisitivo da população; necessidade de produtos e serviços pelo mercado”. (CHIAVENATO, 2005, p. 150).

As melhores oportunidades surgirão aqueles que não se acomodarem, cientes da necessidade de progresso, vinculado a capacidade de estudar absorver e aplicar os conceitos mais utilizados na atividade. Elementos básicos, ou seja, a não aplicação pode estar prevendo um breve fracasso, levando a perder participação no mercado e quem dirá falência.

As mudanças no cenário tecnológico devem ser acompanhadas bem de perto para obter saltos qualitativos em seus negócios, investimentos em segmentos voltados a softwares de gestão, equipamentos, ofertas de produtos e serviços podem aumentar o nível de especialização, para obter reconhecimento no mercado e fisgar o consumidor nesse cenário tão competitivo.

Pode ser aplicada em todos os ramos empresariais, ou seja, sempre haverá alguém que faça prestação de serviço que você, no mesmo segmento, o que vai diferenciar é a maneira de administrar esse impasse. Ao tratarmos do mercado de consumo em geral, destacamos com nitidez a relação entre o que ofertar de diferencial da concorrência.

O aspecto marcante da atividade comercial, popularmente dita como “Lei da Oferta e da Procura” em se tratando do projeto (LTF) a influência estabelece que o preço, equilibre diante das variações entre oferta de um bem e sua procura. Com grande procura por uma determinada prestação de serviço a tendência é que o preço se torne uma variável devida acirrada concorrência, caso haja diferencial atrativo poderá agregar na conquista e quem sabe fidelização de determinados clientes. Com esse pensamento todos saem à procura do diferencial em meio ao mercado competitivo, aproveitar as oportunidades que estão disponíveis e aplicá-las, seja em prestação de serviços quanta oferta de brindes e bônus, tudo é valido no cenário competitivo, claro que dentro dos padrões éticos.

O objetivo da abertura de uma nova academia de ginástica na cidade de Campo Grande está no fato que estamos em uma região com o clima tropical e a constante altas de temperatura, isso faz com que a procura por atividades físicas aumente por causa do crescimento da preocupação dos consumidores com qualidade de vida, de saúde e estética.

E um dos grandes ganhos que temos é o alto índice de matérias e reportagens na mídia local, discorrendo sobre a importância das atividades físicas.

6. Ambiente Interno

“A análise interna, como o nome já diz, representa a avaliação das condições internas da organização e seus pontos fortes e fracos”. (SOUZA E FERREIRA, 2000, p. 43).

6.1 Força

“Excelente organização interna da empresa; custos operacionais baixos; conhecimentos e experiências do empreendedor; criatividade e inovação da empresa; maquinas, equipamentos e tecnologia adequados; talento e competência dos funcionários”. (CHIAVENATO, 2005. P. 150).

O Foco em na prestação do serviço vai além de somente oferecer um atendimento ou somente uma orientação. Tem como objetivo proporcionar experiência, oportunidade de socialização com outras pessoas, e conhecimentos. Portanto, torna-se fundamental o envolvimento e participação propondo novos projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (749.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com