TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostra e Desenvolvimento de Livro de Parodias.

Por:   •  25/10/2016  •  Artigo  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES[pic 1]

Título do Projeto: RELATÓRIO – LIVRO: “A ARTE DA ESTRATÉGIA” – Pensa grande, comece pequeno e cresça rápido!

Atividade: Amostra e desenvolvimento de livro de Parodias.

Curso: Administração

Coordenador(a): Rejane Flores, MSc

Local de execução: Sala de aula

Período(s): 6º

Ano: 2016

Semestre: 2º

Professor(es) Coordenador(es) da atividade:

Professores Envolvidos: Todos os professores do 6º período

Turmas envolvidas: Todas as turmas do 6º período.

Turno:  ( X ) Matutino

              ( X ) Noturno

Período de Realização da Atividade: 25/11/2016.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

            O Projeto de curso aborda as providências tomadas para atender as Diretrizes Nacionais de Educação quanto à interdisciplinaridade, integração das diferentes áreas do conhecimento, trabalho de troca, de cooperação, de diálogo e de planejamento.

             Assim a atividade interdisciplinar para esse semestre será desenvolvida por meio de LIVRO: “A ARTE DA ESTRATÉGIA” - aplicado nas turmas do 6º período do Curso de Administração da FAMETRO - Faculdade Metropolitana de Manaus.

Para tanto, observa-se que durante o curso de graduação, o aluno deve ser estimulado ao desenvolvimento de competências no campo de sua futura atuação profissional, por meio de uma aproximação maior entre a realidade prática e a teoria aprendida em sala de aula.

Como o conhecimento na vida cotidiana não fragmentado, pois a realidade é necessariamente global e multidimensional, precisa-se encontrar uma forma de garantir espaço e tempo no currículo para a integração dos saberes, sem que isso signifique desconsiderar as especificidades disciplinares. Então, faz-se necessária a adoção de uma atitude interdisciplinar, a qual envolverá o corpo docente e discente em uma mudança no processo de tomada de decisão frente aos problemas que permeiam as disciplinas envolvidas.

Nesse processo, alunos e professores atuam colaborativamente, pois são construtores do conhecimento, movimento que enfoca a meta cognição (aprender a pensar) e acentua os processos gerais, como a resolução de problemas comuns às disciplinas.  Assim, trabalhando em grupos, os alunos poderão vivenciar, provocar a aplicação e produção de conhecimentos sobre temas que não podem ser encerrados nos contextos das disciplinas existentes.

Nesse contexto da reforma curricular a interdisciplinaridade, fará o aluno buscar conhecimento extraclasse, trazendo significado aos conteúdos ministrados e a construir links para todos os ambientes/espaços que corroborem na sua aprendizagem.

 

JUSTIFICATIVA

A interdisciplinaridade não é apenas a reorganização metódica de disciplinas e conteúdos numa “grade”, mas também uma tomada de posição, face ao problema detectado em determinado contexto, por parte das pessoas envolvidas num projeto educativo que retoma e que reconhece a complexidade do dilema da presença do homem no mundo, isto é, dos problemas com os quais esse homem se defronta, e que propõe soluções para que “homem em sociedade” possa se expressar em sua plenitude.

Isso se manifesta em:  

  1. Na relação de reciprocidade, e de mutualidade, num regime de co-propriedade, de interação, que irá possibilitar o diálogo entre os professores e alunos num projeto.
  2. No regime de cooperação entre disciplinas ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência, por meio de trocas de experiências enriquecimento mútuo dos participantes do projeto.  
  3. Na práxis dos processos de ensino e aprendizagem que favorece a eliminação do hiato existente entre a formação universitária e a atividade profissional, atributo ao sentido aos conteúdos ministrados em sala de aula.
  4. Na premissa que nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, capaz de abarcar totalmente uma determinada realidade. O diálogo entre o conhecimento científico e tecnológico com formas variadas de saberes – o saber tácito, o saber intuitivo, o saber popular, o saber informal, o saber do inconsciente, os saberes presentes em toda a expressão da vida humana – é estimulado de modo a deixar-se interpenetrar por elas, preservando-se, todavia, o olhar científico sobre o fenômeno em estudo.
  5. Na substituição da concepção fragmentariado do conhecimento Científico e do ser humano por uma concepção, unitária, complexa e multifacetada.

O presente projeto é relevante para obtenção e efetivação da construção do Conhecimento, uma vez que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante que permite melhorar o processo de ensino aprendizagem, como um processo construtivo do conhecimento.  Assim, planejou-se em uma atividade que buscasse as práticas interdisciplinares, contemplando a participação dos alunos em trabalhos coletivos, dando-lhes uma visão mais integrada das diversas disciplinas ministradas ao longo do curso e formando profissionais capazes de “saber fazer”, isso voltado a necessidade da aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Outro pressuposto é a possibilidade de integrar docentes e discentes a partir do desenvolvimento de ações que possibilitem contextualizar não só o embasamento teórico adquiridos em sala de aula, como também questões atuais ligadas a prática nas organizações.

OBJETIVOS DO PROJETO

OBJETIVO GERAL

Promover o processo ensino aprendizagem, por meio da integração entre docentes e discentes do período letivo, a partir do estimulo ao trabalho em equipe e o desenvolvimento de estudos interdisciplinares dos conhecimentos adquiridos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Suscitar o comprometimento dos alunos, por meio de ações interdisciplinares que desperte o interesse pela investigação científica;
  2. Desenvolver uma proposta de intercomunicação entre as disciplinas de forma que os discentes percebam a interligação entre os conteúdos das diversas disciplinas;
  3. Estimular a busca por preparação extraclasse dos alunos em relação às competências profissionais estabelecidas para a profissão de Administrador;
  4. Mostrar a necessidade de integração do conhecimento adequado à formação do administrador mais capacitado para o mercado de trabalho;
  5. Promover atividades extra sala, com interesse de investigação e coleta de para que se possa investigar e colher informações, pelos aos alunos por meio de atividades práticas nas quais possam vivenciar os conteúdos ministrados em sala de aula.
  6. Registrar as conclusões dos participantes do projeto por meio de trabalhos desenvolvidos e apresentados por turma e a exposição dos resultados do projeto nos meios de comunicação como internet e informativo.

METODOLOGIA

A atividade a ser desenvolvida tem por objetivo desenvolver uma abordagem interdisciplinar que oportunizará aos discentes a relação entre os pressupostos teóricos elencados em sala de aula e os problemas comuns do cotidiano das organizações. A atividade apresentará a seguinte metodologia:

1º Momento – Divisão das Equipes

Serão divididas em sete (7) equipes por turma, essa divisão deve ser proporcional ao número de alunos de cada turma, que representará cada uma das disciplinas (por equipe) do período.

Cada aluno ficara responsável pela leitura completa do livro proposto (“A ARTE DA ESTRATÉGIA”). Os professores de cada disciplina farão a orientação quanto à interdisciplinaridade dos conteúdos quando necessário.

 2º Momento – Elaboração das parodias

Cada equipe ficará responsável pela elaboração de uma parodia (obra literária, teatral, musical etc. que imita outra obra, ou os procedimentos de uma corrente artística, escola etc. com objetivo jocoso ou satírico; arremedo) correspondente a disciplina escolhida. Deverá ainda preparar os recursos que julga necessário para apresentar, expor e debater fundamentos argumentativos da relação livro-equipe-disciplina nas datas previamente determinadas de acordo com o cronograma divulgado pela Coordenação do Curso.

3º Momento – Apresentação/Exposição e Debates

Após sorteio previamente executado pelo representante legal de cada turma, onde será definido a ordem de apresentação e exposição de cada grupo, serão apresentados dentro do tempo máximo de 15 (quinze) minutos para cada equipe, num total de 4 (quatro) equipes nos dois primeiros tempos e mais 3 (três) equipes nos últimos dois tempos de aula.

Os objetivos específicos foram definidos de acordo com o que cada disciplina irá desenvolver no processo de EXPOSIÇÃO E DEBATE.

São eles: COMÉRCIO EXTERIOR, CONSULTORIA EMPRESARIAL, GESTÃO ESTRATÉGICA, JOGOS DE EMPRESA, LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Digitado: Produzir parodia;

Apresentar: Parodia relacionado ao conteúdo do livro com conteúdo da disciplina.

Debate: Destacar no debate o conteúdo do livro e sua relação com a disciplina, apontando o envolvimento com as outras disciplinas do sexto período de administração.

4º Momento – Produção da cartilha de Parodias

Após a produção previa das parodias, a turma deverá produzir uma cartilha de tamanho reduzido de acordo com as medidas e lay-out abaixo especificado contendo a coletânea das letras das parodias produzida pelas turmas.[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

               Figura 1 – Medidas do lay-out da cartilha

DA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL DA CARTILHA.

A cartilha em questão deverá possuir as seguintes partes estruturais:

  1. CAPA (em papel de gramatura superior: Classe E – 210 a 300 gr.)[pic 10]

  1. CONTRA-CAPA: Com nome da instituição, coordenação, relação dos autores das parodias,

[pic 11][pic 12]

  1. CONTEÚDO (lista de parodia, uma por página)

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16]

        

A entrega da cartilha deverá ser efetuada na data apresentação-debate em conformidade com cronograma definido e divulgado pela Coordenação do Curso e descrito neste projeto.

O aluno desperiodizado não participará da elaboração desta atividade, mas fará avaliação parcial de acordo com cada professor das disciplinas com notas equivalentes a pontuação ao computo total da nota parcial.

Procedimentos de Avaliação:

A nota desta atividade será atribuída através das produções das parodias escrita e da apresentação/debate/defesa, e, finalmente o Cartilha Produzida de acordo com as seguintes pontuações, assim distribuídos:

  1.  Parodias escrita produzida: 0,0 a 1,0 ponto
  2.  Apresentação/Exposição e Debates: 0,0 a 1,0 ponto
  3.  Produção da cartilha de Parodias: 0,0 a 2,0 pontos, computando um total de até 4,0 pontos.

         

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

É o instrumento obrigatório de avaliação resultado do projeto, o qual deve ser aplicado no conteúdo produzindo e entregue pelos alunos de todos os períodos e tem como objetivo medir a produtividade e avaliar o desempenho dos alunos. Além do domínio de conhecimento e de níveis diversificados de habilidades e competência para o LIVRO, evidenciando a compreensão do tema escolhido e que pode transcender o seu próprio ambiente de formação que é importante para a realidade contemporânea.

Para que tais objetivos sejam alcançados, será lançado dois tipos critérios de pontuação de desempenho de forma distinta, uma para defesa oral (apresentação/defesa/debate) e um segundo critério para defesa escrita (parodia escrita), objeto deste projeto, conforme descrito abaixo:

  1. Quadro dos critérios de avaliação para as Parodias escrita produzida – Total de 1,0 pontos

[pic 17]

  1. Quadro dos critérios de avaliação para as defesas orais (Apresentação/Exposição e Debate) – Total de 1,0 pontos

Apresentação/Exposição e Debates:

  1. Quadro dos critérios de avaliação para as Produções das cartilhas de Parodias – Total de 2,0 pontos, a cargo exclusivo da Coordenação do Curso de Administração.[pic 18]

As cartilhas/livros serão corrigidas pela Coordenação do Curso de Administração cabendo a esta sua avaliação e atribuição das respectivas notas. Os professores avaliadores devem entregar lista de frequência e formulários de avaliação na Coordenação do Curso ao término da atividade, que repassará aos professores de cada turma para atribuição das respectivas notas através de seu computo total.

Os formulários referentes ao lançamento das notas dos critérios de avaliação obedecerão ao modelo constante nos anexos respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (238.2 Kb)   docx (383.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com