TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil

Por:   •  5/9/2016  •  Resenha  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  2.752 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexão pedagógica

Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil, escrito por Izabel Galvão e publicado pela Editora Vozes Ltda.

Um livro que busca através de onze capítulos trazer uma ampla abordagem sobre os fatores da vida do renomado psicólogo Henri Wallon, levando em consideração tanto sua biografia como também suas obras. Já de começo a autora expressa sua preocupação a respeito da difícil compreensão das obras escritas pelo psicólogo, devido à complexa abordagem e o frequente uso de termos clínicos. Deixando assim, a leitura muito cansativa e pouco prazerosa aos leitores que não apresentam persistência. Por outro lado, para aqueles que insistem na leitura, logo encontram uma valiosa recompensa: grande conhecimento através do desenvolvimento do ser humano.

Após isso, Izabel Galvão revela ter organizado às diferentes obras de Henri Wallon, as deixando mais simplificadas, porém, sem a essência de sua escrita. Em primeiro lugar, é necessário descrever parte da biografia de Henri. Nascido na França, em 1879, viveu toda sua vida em Paris, onde morreu em 1962. Além da psicologia, ele passa primeiro pela filosofia e também pela medicina, o que posteriormente o ajudou em suas teses a respeito do desenvolvimento humano.

Em segundo lugar, os diversos capítulos se encarregam de explicar parte a parte as diversas etapas do trabalho de Henri Wallon, começando pela base: psicogênese da pessoa completa. Uma vez que o ser humano é compreendido e estudado, o livro busca relatar a faze primeira, que foi a de maior ocupação na vida do psicólogo, a infância. O capítulo dois revela que tal desenvolvimento não é tão simples assim, e que é totalmente persuadido por diferentes fatores que somam de forma positiva ou negativa no desenvolvimento, o que o torna complexo.

Mesmo com a complexidade do desenvolvimento infantil, outras barreiras começam a se mostrar, e diferentes áreas começam contender entre si para que o ser humano seja compreendido em seu todo. Uma vez que a criança é vista em sociedade, por estar em introduzido no contexto social, é notável a necessidade de se pautar a questão do eu-outro, levando em consideração que todas estão questões somaram de forma precisa na consolidação do eu e nas relações do cotidiano. Para compreender todas essas questões é preciso, ainda, que se leve em consideração as questões orgânicas e as constantes metamorfoses no corpo humano, que são atribuídas com o passar do tempo, ou seja, se uma das peças faltarem, o resultado conseguido pela pesquisa não terá êxito.

Henri dedica grande parte de seus trabalhos à educação, fato que autora expressa com qualidade e preocupação. Mostrando assim as competências do psicólogo, em tentar afirmar melhores métodos de se educar, que fazem frente aos métodos carrascos frequentes no contexto em que ele viveu, sendo que a França enfrentava problemas nessa época.

Uma vez que suas teorias foram montadas, foi necessário as aplicar nos conflitos presentes na prática pedagógica, buscando assim resolver sérios problemas. A reflexão neste contexto, se torna uma importante arma, visto que a prática sem o pensamento costuma resultar em fracasso.

Compreende-se, portanto, que este livro é uma importante obra para todo pedagogo, ou profissional da educação em geral. Uma vez que importantes informações dos trabalhos complexos de Henri Wallon são oferecidos de forma esmiuçada e sintetizada para uma mais fácil compreensão do leitor. Assim, a leitura deste livro proporcionará uma nova ótica das questões pedagógicas e das abordagens exigidas, para um bom aprendizagem e desenvolvimento cognitivo da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com