TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica da Historia de Politicas Públicas

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Crítica Da História de Políticas Públicas no Brasil.

A intervenção do Estado na Saúde apenas ocorrerá no país no século XX, anteriormente á isso, a assistência médica era voltada a centros filantrópicos e práticas liberais, apenas a classe alta tinha acesso a médicos. Dessa forma, desde aquele período é visível à presença de uma saúde de qualidade hierarquizada e restritiva, além da omissão do Estado frente às necessidades populacionais.

Entretanto, apesar da lentidão do processo para a construção de um sistema de saúde gratuito e universal, algumas mudanças referentes a esse cenário de descaso do poder público começam a surgir. Originadas principalmente das transformações econômicas e políticas do Século XIX, como o movimento operariado, vão sendo implementadas gradualmente, devido às pressões dos órgãos internacionais e populares. Como por exemplo, no século XIX o surgimento da vigilância do exercício profissional e das campanhas limitadas.

Em 1920, os princípios base das políticas de saúde pública do Brasil nas próximas décadas nasceram como a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs), em 1923, conhecida como Lei Elói Chaves. As CAPs eram financiadas pela União, pelas empresas empregadoras e pelos empregados. O Programa incluía: assistência médica-curativa e fornecimento de medicamentos, aposentadoria por tempo de serviço, velhice e invalidez, pensão para os dependentes e auxílio funeral; estes eram proporcionais às contribuições. Devido aos aspectos citados anteriormente, é nítido a construção de uma estratégia categórica e voltada para o tratamento da enfermidade, não a prevenção. Lógicas que perduram por anos.

A Lógica do CAPs, uma política assistencialista voltada somente aos contribuintes, foi refletida em outros programas criados posteriormente. Esse sistema fez com que o país entre 1945 a 1964 fosse palco de inúmeros doenças infecciosas e parasitárias, além do crescimento da  morbidade e mortalidade infantil. Índices refletores do baixo investimento em saúde preventivista e universal. Esse contexto deu margem para o fortalecimento do atendimento hospitalar privado, consolidando- até hoje uma lógica de saúde como mercadoria.

A partir da década de 80, a saúde começa a se tornar o modelo preventivo disponível a todos presente hoje. Esse processo advém da participação de sujeitos sociais na discussão das condições de vida da população e das propostas governamentais apresentadas para o setor, contribuindo para um amplo debate que permeou a sociedade civil, a exemplo da Reforma Sanitária e os próprios profissionais de saúde, os quais venceram o corporativismo e lutarem conjuntamente por uma saúde melhor. Esse maior conhecimento e envolvimento da população na questão foram cruciais para a mudança brusca na saúde coletiva no âmbito democrático, defendendo uma saúde universal, como direito de todos e dever do Estado.

Esses debates da sociedade civil aliado a realização da Oitava Conferência Nacional de Saúde, foram a alavanca para elaboração dos artigos referentes à saúde da Constituição de 1988, o qual trouxe a saúde um entendimento universal, gratuito e integral , originando o SUS (Sistema Único de Saúde).

Apesar das inúmeras problematizações encontradas no SUS, a criação do sistema foi um passo importante e muito grande, caso comparado ao cenário anterior, excludente e não preventivista.  Antes de sua existência, o cidadão pare receber atendimento tinha que apresentar carteira de trabalho a fim de comprovar o vínculo com o INAMPS  ( Instituto Nacional de Asistência Médica da Previdência Social). As outras pessoas sobravam apenas duas alternativas: pagar- Algo inacessível na realidade de pobreza do país- ou buscar socorro nas Santas Casas. Apesar do sucateamento do SUS, todos têm acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com