TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Quantitativa

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE QUANTITATIVA

CRESCIMENTO

  • Crescimento de vendas:

        Houve crescimento de vendas e o VA acompanhou gerando mais riquezas para a empresa.

  • Crescimento do Lucro Líquido x Lucro Bruto:

        Houve crescimento do Lucro líquido em relação ao lucro bruto provavelmente pela redução das despesas não operacionais. Com incremento de estoque de matéria-prima e produto acabado provavelmente ele reduziu despesas administrativas.

  • Crescimento do ativo total:

        Houve um acréscimo de vendas, o aumento de clientes  e estoques com previsão de maior valor de duplicatas a receber.

  • Crescimento do VA:

        O VA da empresa aumento pois foi alavancado o volume de vendas e maior produtividade do processo.

RENTABILIDADE

  • Houve uma aumento da margem de lucro sobre as vendas pelo aumento do ativo porém, o aumento do ativo teve um incremento superior ao valor de vendas. O principal fator que acarretou o aumento dos ativos foi os estoque que aumento 688% em relação a 2008.

MARKET SHARE

  • Ocorreu um aumento das vendas e o valor médio do produto. Provavelmente o investimento em qualidade e redução do prazo de entrega foram os principais fatores impulsionadores.

MARKETING

  • A expectativa de vendas não foi bem planejada, pois não havia         correlação entre outras áreas (estrutura de vendas, treinamento) com         impacto negativo.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

  • Os investimentos em pesquisa puxaram as vendas e o VA aumentou.

MEIO AMBIENTE

  • A empresa focou um aumento dos investimento em o meio ambiente         voltado para preservação e reciclagem. Verifica-se que que houve uma         redução significativa em multas pagas.

PRODUTIVIDADE

  • VA/vendas:

        O crescimento do VA foi de 33% e as vendas 13% significando um aumento de agregação de valor nos produtos.

  • Trabalho:

        Houve um incremente da produtividade provavelmente pelo investimento em mão de obra mais qualificada. Esse fato pode ser verificado pelo aumento do valor de salários e praticamente a manutenção dos números de funcionários.

  • Capital:

        O aumento do VA pode ser verificado pelo aumento da margem de lucro aumentando a agregação de valor. Pode-se verificar na intensidade do capital que o aumento de vendas e do lucro impulsionaram o aumento do indicador já que o número de funcionário manteve-se estável.

  • Distribuição do VA

        Apesar do valor absoluto do aumento com as despesas de pessoas, o percentual distribuído para esse setor diminuiu. O aumento do valor de vendas obteve um incremento na parcela de distribuição de lucro. Dessa forma, o aumento em qualificação de mão de obra e investimentos proporcionaram uma maior distribuição do VA para os lucros.

PRODUÇÃO

  • Planejamento de Produção:

        O planejamento de produção não apresentou uma boa acuracidade visto que foi mantido constante ao longo dos anos sendo superado pelo volume real de vendas apenas no último ano. Aparentemente os valores são apresentados sem um estudo mais aprofundado do mercado.

  • Planejamento do tempo:

        O tempo de produção está sendo melhor utilizado pela produção pois a quantidade de horas disponíveis permaneceu praticamente constante. Porém, o volume de produção aumentou indicando melhora de produtividade.

  • Custos:

        Investimentos em qualidade otimizaram a produção pois obteve-se menos retrabalhos e defeitos ocasionando uma maior satisfação dos clientes. A qualificação dos funcionários também ocasionou uma melhora na qualidade e produtividade.

PRODUTIVIDADE

  • Liquidez:

        O aumento da liquidez bruta significa que a empresa possui uma maior folga das contas a receber em relação as contas a pagar do que o ano de 2008. Porém, ao observar-se a liquidez seca verifica-se uma relação menos favorável em relação a 2008 pois há uma maior proporção de contas a pagar em relação as que a empresa receberá no curto prazo.

  • Imobilizado:

        Uma grande parcela do capital está comprometida no permanente. Apesar dos investimentos o patrimônio líquido não mudou. Provavelmente ocasionada por uma maior contratação de empréstimos devido ao aumento das despesas financeiras.

ANÁLISE QUANTITATIVA X QUALITATIVA

PRESIDÊNCIA

        Segundo informações do Diretor Presidente, a empresa Ghost tem um bom estoque, acarretando na rapidez das entregas. Este fato pode ser confirmado pelos dados obtidos na planilha base, na qual verifica-se um aumento significativo do valor de estoque do ano de 2010 para 2011. Além disso, o fator da rapidez nas entregas pode ter ajudado no crescimento das vendas, demonstrado nos gráficos do indicador “Crescimento”.

        A informação sobre baixa rotatividade de funcionários também pode ser confirmada se levarmos em consideração que o número de funcionários indicado na tabela não sofreu muita alteração entre os anos de 2008 a 2011. Porém não sabemos se de fato este quadro de funcionários não foi alterado ou se simplesmente ocorreram substituições sem novas contratações.

        O investimento destinado para o transporte é considerado gasto com terceiros, portanto influencia diretamente no cálculo do VA. Verifica-se, no gráfico de VA/Vendas que em 2009 ocorreu uma queda deste índice, recuperado nos anos seguintes. Existe a possibilidade de ter acontecido uma melhoria na eficiência nos serviços de transportes, acarretando menor custo para a empresa e aumento no valor do VA.

FINANCEIRO

        A informação fornecida pelo diretor financeiro sobre problemas com o planejamento pode ser evidenciada quando analisamos o gráfico do indicador “Marketing”, no qual o planejamento de vendas em 2009 foi muito agressivo e fora dos objetivos reais da empresa.  A ausência do Departamento Comercial na elaboração do planejamento financeiro da empresa pode ter causado esta situação.

        Segundo os dados fornecidos, a liquidez da empresa está em 0,77, valor muito abaixo da meta de 1,50 estabelecida pelo departamento financeiro.  Além disso, para cada R$1,00 investido, apenas R$0,44 corresponde a liquidez seca, ou seja, dinheiro de imediato uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com