TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO À DECISÃO: MÉTODOS DE PESQUISA E DE ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE DADOS

Por:   •  9/5/2019  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRITICA – ARTIGO: “DA OBSERVAÇÃO À DECISÃO: MÉTODOS DE PESQUISA E DE ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE DADOS”

Analisando o artigo: "DA OBSERVAÇÃO À DECISÃO: MÉTODOS DE PESQUISA E DE ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE DADOS" dos autores Henrique Freitas e Jean Moscarola,, publicado na biblioteca cientifica online Scielo, podemos obter informações importantes acerca do contexto da pesquisa não apenas no ambiente da Universidade, ou de mestrados e doutorados, mas também no ambiente contemporâneo agitado das organizações, que devido a complexidade cada vez maior de suas atividades, necessitam cada dia mais a contribuição da pesquisa como forma de otimizar o seu funcionamento.

Essa contribuição pode ser dada tanto através do modelo de análise quantitativa, quanto do modelo qualitativo de análise de dados.

O Artigo traz um certo dilema entre o "Homem de Ação" vs "Homem de Estudos", na qual o primeiro, ao perceber a necessidade de agir, logo realiza a ação, uma "aposta", baseada nas suas experiências e sensações, o chamado "feeling". Já o segundo (homem de estudos) tem a preferência por avaliar bem antes de tomar a decisão, buscando fontes, pesquisas, entre outros, que possam "confirmar" que a decisão a ser tomado é realmente a melhor possível. É preciso aliar as duas formas de agir, sem se prolongar em perfeccionismos de analises, mas buscando um embasamento que permita tomar a melhor decisão de forma relativamente rápida, dada as necessidades e concorrência cada vez maior do mercado.

Faz-se também uma analogia comparativa entre 4 personagens, Hercule Poirot, Maigret, Sherlock Holmes e Rambo. Na qual cada um utiliza de um método diferente de abordagem para resolver determinado problema ou enigma. Rambo por exemplo prefere utilizar-se da ação para através dela obter as informações de que precisa para resolver o problema.

O mesmo é valido para o pesquisador. É preciso utilizar sempre o bom senso e ter a sensibilidade para fazer a pesquisa de acordo com a situação e a necessidade que se apresenta

O Artigo passa também pela questão estrutural da pesquisa, de como formular as enquetes, tratar os dados coletados, elaborar as tabelas, etc.

Também discute sobre como observar os objetivos corretos na hora de elaborar o questionário.

Além disso, também traz a observação sobre questão fechada e aberta no questionário, os motivos que fazem a questão fechada ser utilizadas (ex: tempo reduzido), e também uma análise do porque a questão aberta pode abrir um leque maior de possibilidades, apesar do risco de tempo excessivo e desistência por parte do entrevistado na pesquisa

Dicas importantes, e exemplos de pesquisa quantitativa e qualitativa são mostradas no Artigo, oferecendo uma base bastante valiosa para quem está no processo de elaborar seu primeiro projeto de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com