TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS ARTIGOS REFERENTE A “PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA” DENTRO DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.466 Palavras (18 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE TRÊS LAGOAS - CPTL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ELCIO YAMAGUTI JUNIOR

LETICIA PISSURNO GONÇALVES

MATHEUS GRIGORINI

TAINARA DOS SANTOS OLIVEIRA

ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS ARTIGOS REFERENTE A “PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA” DENTRO DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Três Lagoas/MS
2016

ELCIO YAMAGUTI JUNIOR

LETICIA PISSURNO GONÇALVES

MATHEUS GRIGORINI

TAINARA DOS SANTOS OLIVEIRA

ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS ARTIGOS REFERENTE A “PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA” DENTRO DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Modismo em Administração para análise do Professor Nelson Yokoyama.

Três Lagoas/MS
2016

  1. INTRODUÇÃO

A Gestão Ambiental e sua consciência sustentável surgiram na década de 60 e 70, regida por algumas transformações culturais da época. Com o crescimento desenfreado da produção de bens, e o poder de consumo subindo, as empresas cegas pelo poder e pela lucratividade se sentem na obrigação de suprir as necessidades das altas demandas, acarretando problemas como, escassez de água, crise energética, grande aumento de doenças, secas e enchentes, a previsão do fim dos recursos naturais existentes, tudo providenciado principalmente pelo desequilíbrio ambiental.

Surgindo a partir daí não só a preocupação, mas a iniciativa de um plano de gestão voltado para o meio ambiente. Desta forma, as empresas evoluíram acompanhando a origem dos problemas ambientais, normalmente atribuída ao crescimento econômico baseado na exploração dos recursos naturais e ao crescimento populacional sem controle (FREITAS, 2005).

A Gestão Ambiental em suma se trata da ciência que estuda medidas preventivas e de correção que conectam o meio ambiente e a administração, envolvendo atividades econômicas e sociais em suas análises.

Segundo Corazza (2003, p.3), o gerenciamento ambiental envolve planejamento, organização e orienta a empresa a alcançar metas (ambientais) específicas, em uma analogia, por exemplo com o ocorre com a gestão da qualidade. (...) A gestão ambiental pode se tornar também um importante instrumento para as organizações em suas relações com consumidores, o público em geral, companhias de seguro, agências governamentais (...). Pois a nova geração de consumidores tem se preocupado com a visão que as organizações oferecem em relação a preservação do meio ambiente.

  1. METODOLOGIA

A análise quantitativa e qualitativa foi baseada nos artigos publicados no site da ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção)entre o período de 2011 e 2015, disponível pelo link: <www.abepro.org.br>. Os artigos mais apropriados ao assunto abordado foram selecionados dentro do tema “Produção Mais Limpa e Ecoeficiência”.

  1. ANÁLISE QUANTITATIVA

Ano referente à publicação do artigo

Quantidade de artigos publicados

2011

17

2012

15

2013

9

2014

21

2015

21

  1. ANÁLISE QUALITATIVA
  • ARTIGOS REFERENTES AO ANO DE 2011
  1. A APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA INDÚSTRIA DE CABOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Autor: Carlos Alberto Yoshida Koda(UFSCar).

.

O artigo do Carlos Koda apresentou uma proposta sobre a aplicação método de produção mais limpa em uma empresa fabricantes de cabos de telecomunicações. O trabalho buscou a conscientização dos trabalhadores, diagnostico da geração de resíduos e produção de desperdícios de materiais e energia, identificando alternativas de intervenção e elaboração de plano de ações visando à redução de desperdícios. Os dados de resíduos de cabos, foram obtidos através de separação e pesagem, após isso foram atribuídas causas para esses resíduos, e criados gráficos para melhorar a visualização das informações e identificar os maiores geradores de resíduos. E com a ajuda dos funcionários e da supervisão, iniciou-se a elaboração de um plano de melhoria.

  1. A PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO PROCESSO DE REFEIÇÕES COLETIVAS: UM ESTÍMULO À INOVAÇÃO

Autor: Marta Moeckel Amaral Lustosa(UFRJ)

Neste artigo a ênfase foi a produção mais limpa nas refeições coletivas, o trabalho foi realizado devido a geração de resíduos e os elevados índices de desperdícios que são características predominantes em toda cadeia produtiva de refeições, então controlar essa demanda foi o grande enfoque para a busca na preservação do meio ambiente. Com isso eles adotaram uma alternativa possível que é a adoção da Produção Mais Limpa, metodologia ambiental que adota abordagem preventiva da poluição. O artigo buscou evidenciar a necessidade da adoção de metodologias ambientais no setor de alimentação coletiva, enfatizando a geração de novos conhecimentos, que estimulando a inovação sejam utilizadas como prática de eco eficiência.

  1. ANÁLISE DOS MECANISMOS OPERACIONAIS PARA UMA PRODUÇÃO MAIS LIMPA NOS ENGENHOS DA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO

Autores: Maria Marta Araujo Leal de Olivera(UFPB); Lenita Villamarin Lopez Lessa(UFPB); Luiz Bueno da Silva(UFPB).

Neste artigo buscou-se a análise dos mecanismos operacionais de uma produção eco eficiente. Através da busca por avanços na área, e com o desenvolvimento tecnológico, foi possível para eles criarem mecanismos que podiam contribuir para que houvesse implantação de técnicas que aliassem produtividade e conservação ambiental. No artigo buscou-se realizar uma análise dos mecanismos operacionais de uma produção mais limpa no Brejo Paraibano, então realizaram um levantamento dos engenhos produtivos da região, os dados coletados foram analisados com base nos indicadores de gestão ambiental. Observaram a falta de qualidade e higiene nos processos produtivos e a necessidade de investimentos em treinamento e tecnologia para que haja uma produção eco eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com