TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Viabilidade de Projetos

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 3]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projeto da Picture Computação Gráfica Ltda

março/2019

[pic 4]


Disciplina: Análise de Viabilidade de Projetos


Tópicos desenvolvidos

Contents

TÓPICOS DESENVOLVIDOS        3

APRESENTAÇÃO E OBJETIVO        4

1.        FLUXO DE CAIXA DESCONTADO        4

2.        VALOR PRESENTE LÍQUIDO        5

3.        TAXA INTERNA DE RETORNO        5

4.        ÍNDICE DE LUCRATIVIDADE        5

DESENVOLVIMENTO        6

1. CUSTOS DE TREINAMENTO E SOFTWARE        8

2. DESEMBOLSO LÍQUIDO INICIAL        9

3. DEPRECIAÇÃO E VARIAÇÃO NA DEPRECIAÇÃO        9

4. RECOMENDAÇÃO        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


Apresentação e objetivo

Haverá sempre mais projetos do que recursos para executar-los, portanto é sempre necessário tomar decisões importantes de quais presecisam ser executados ou não. Algumas vezes, são essas decisões que irão ditar a existência ou não de uma organização ou de um empreendimento. Por causa dessas altas apostas, bons gestores não tomam decisões apenas com base no instinto. Eles preferem minimizar o risco da melhor maneira possível e agir apenas quando há mais certeza do que incerteza.

Mas como conseguir isso em um mundo com inúmeras variáveis ​​e constantemente mudando a economia? A resposta: deve se avaliar as decisões com base em um processo chamado análise de viabilidade econômica-financeira de projetos. Um uso inteligente desse processo ajudará a minimizar os riscos e maximizar os ganhos para o projeto e para a organização e seus acionistas.

BORDEAUX-RÊGO et al (2013) define o objetivo de uma empresa como:

“O objetivo dos envolvidos na administração de uma empresa é a maximização do seu valor para os acionistas. Esse objetivo é algo a ser perseguido a longo prazo, sem foco em lucros imediatos. Dessa forma, as decisões devem ser tomadas no sentido de gerar aumentos de riqueza sustentáveis”.

O processo de análise de viabilidade econômica-financeira de projetos não deve se restringir apenas em dizer se um projeto tem uma boa razão de custo versus benefício, mas sim, quais deles maximizam o aumento de riquisas para os proprietários e acionistas das organizações, analisando e demonstrando as iterações de investimento e opções de financiamento disponíveis para a empresa. Segundo BORDEAUX-RÊGO et al (2013), esse processo deve busca identificar a melhor proporção de uso de capital, que pode ser próprio ou de terceiros, para financiar os projetos a fim de que eles dêem o melhor retorno possível. Dessa forma, através de simulações, os gestores devem desenvolver cenários projetando as consequências das suas decisões de investimento e financiamento.

O objetivo da análise de viabilidade econômica-financeira de projetos é ter uma abordagem sistêmica para descobrir as vantagens e desvantagens de vários caminhos através de um projeto, incluindo transações, tarefas, requisitos de negócios e investimentos. Esta análise oferece opções e a melhor abordagem para atingir sua meta, economizando investimentos.

Existem dois objetivos principais no uso:

  1. Determinar se o projeto é sólido, justificável e viável, tentando descobrir se seus benefícios superam os custos.
  2. Oferecer uma linha de base para comparar projetos, determinando quais benefícios do projeto são maiores que seus custos.

Se o projeto foi financiado a partir da poupança (ou seja, nenhum empréstimo foi necessário), então o projeto deve retornar mais do que um investimento alternativo, por exemplo, juros pagos pelo governo aos títulos do Tesouro Direto.

  1. Fluxo de Caixa Descontado

Uma das melhores maneiras de determinar se um projeto pode gerar dinheiro suficiente para torná-lo viável é a análise de Fluxo de Caixa Descontado (FCD). A análise do FCD tem muitas ferramentas, as mais úteis são: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Índice de Lucratividade (IL).

  1. Valor Presente Líquido

O VPL é igual à soma dos fluxos de caixa futuros descontados do projeto. É comum que os primeiros fluxos de caixa sejam fluxos de dinheiro para fora, ou seja, o dinheiro é pago, por exemplo, para a compra de equipamentos (estes são fluxos de caixa negativos). Fluxos de caixa posteriores são geralmente positivos quando o projeto começa a gerar receita. O cálculo é dado na equação abaixo:

VPL = ΣCF i / (1 + r) i, e i = 1.N

Onde:

VPL = Valor Presente Líquido

CF i = fluxo de caixa no período i

r = a taxa de desconto

N = o número de períodos

Os fluxos de caixa são os fluxos de caixa reais do projeto que são resultado do gasto de capital. Depreciação e amortizações de empréstimos são adicionadas ao lucro líquido para gerar fluxo de caixa.

A taxa de desconto a ser utilizada é o custo médio ponderado de capital para o investidor.

Um projeto é viável se o VPL for maior que zero. Na comparação de projetos alternativos, o projeto com o maior VPL é o melhor projeto.

  1. Taxa Interna de Retorno

TIR é a taxa de retorno que produz um valor presente nulo de zero. Um projeto é viável se a TIR for maior que a taxa de juros do capital emprestado. Na comparação de projetos alternativos, o projeto com a maior TIR é o melhor projeto.

  1. Índice de Lucratividade

IL tenta identificar a relação entre os custos e benefícios de um projeto proposto. O índice de rentabilidade é calculado dividindo o valor presente dos fluxos de caixa futuros do projeto pelo investimento inicial. Um IL maior que 1 indica que a lucratividade é positiva, enquanto um IL menor que 1 indica que o projeto perderá dinheiro. À medida que os valores do índice de lucratividade aumentam, aumenta também a atratividade financeira do projeto proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (484.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com