TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio De Analise De Projetos - Caso Olympikus

Artigos Científicos: Portfolio De Analise De Projetos - Caso Olympikus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 3

CASO OLYMPIKUS

ATIVIDADE PROPOSTA

QUESTÕES:

1. Quais são os possíveis caminhos para a Olympikus não enfrentar as marcas internacionais?

2. É possível replicar a estratégia da Olympikus em outros produtos de consumo com concorrentes globais?

3. Caso você fosse empresário do setor calçadista, qual caminho seguiria: desenvolver marca própria ou produzir tênis com marca de terceiros?

4. É possível ter uma marca de Tênis brasileira com atuação global, como propõe a Olympikus?

1) Os possíveis caminhos para que a Olympikus não precise enfrentar as marcas internacionais é continuar investindo nas propagandas com atletas, pois, muitas pessoas principalmente as mais jovens são influenciadas por seus ídolos, podemos utilizar como exemplo o Neymar: quantas crianças e adolescentes passaram a cortar o cabelo estilo “moicano” por causa do jogador? Muitos. Por esse motivo posso afirmar que utilizar artistas do momento pode ser uma grande estratégia para a marca.

Outro caminho é o preço, a maior parte de população possui baixa renda, se a marca consegue conciliar preço acessível com qualidade e as tendências do momento (artistas, cores e esportes da moda) ficará mais fácil driblar os concorrentes.

2) Com certeza sim, o que deve ser feito para que isso ocorra é conhecer bem os seus clientes e os seus concorrentes, entendendo o que o cliente espera do produto e o que as marcas concorrentes estão oferecendo para ele e a que custo, podemos utilizar como exemplo a Natura, uma marca brasileira voltada para o mercado de cosméticos e cuidados com a pele, sendo considerada umas das melhores marcas do ramo, entre 2007 e 2008 a empresa passou por momentos difíceis, quando o dólar abaixou e consequentemente as brasileiras passaram a ter maior acesso aos produtos importados, fazendo com que as vendas da Natura diminuíssem.

Se aplicarmos a estratégia da Olympikus nesse caso, sem dúvida conseguiríamos obter um bom resultado, já que nem todas as consumidoras de cosméticos têm condições de utilizar uma linha importada, por isso optam pela nacional, já que a mesma possui num só produto o bom preço e a qualidade.

3) Seguiria fabricando calçados com marca de terceiros, porque o mercado calçadista está muito competitivo, existem várias marcas renomadas e o consumidor também já tem o seu hábito de consumo, por exemplo, mulheres que estão acostumadas a comprar de determinada marca dificilmente irão comprar de outra desconhecida, falo isso por mim mesma, mesmo que as outras sejam mais baratas, se já temos confiança em uma marca, para criarmos em outra é muito difícil.

Além disso, a empresa precisa se consolidar no mercado, muitas marcas quando são lançadas e “explodem” em vendas, podemos chamar isso de febre, mas quando toda essa empolgação passa a marca fica esquecida, e para que isso não ocorra é preciso de uma bela estratégia para se estabilizar, podemos citar como exemplo o caso H2O, quando foi lançada a marca vendeu muito, mas passado um tempo a Coca-Cola lançou um produto parecido, e para não ser engolida pela concorrente a H2O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com