TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de demanda de mercado de eventos

Por:   •  8/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 4

Analise de demanda de mercado

Analise do mercado

O mercado de eventos é um mercado que tem a previsão de crescimento para 2015 até 2020, segundo dados da ABRACORP. Isto aumenta a demanda por eventos corporativos.

Apesar da perspectiva de o crescimento econômico do Brasil não ser grande, o mercado de eventos cresce, isso forma uma contradição que pode ser explicada. Isso se dá, pois, as empresas, apesar de estarem passando por situações econômicas difíceis, estão focando em eventos para aumentar seus lucros. Esses eventos estão voltados mais para vendas e divulgação da marca (como perspectiva de aumento de lucro) do que preocupadas com outros tipos de eventos, como os sociais, que demonstram a preocupação social da empresa.

Grandes empresas como as montadoras, apoiam projetos sociais e firmam eventos para isso, porém com a crise, o budget gasto com eventos ligados para a sociedade, está sendo direcionada para eventos ligados a vendas, a divulgação da marca.

A demanda de mercado no período de 2015 é grande por estes motivos. Como forma de driblar a crise e aumentar seus lucros, as empresas estão realizando feirões, ofertas que envolvem outras empresas, tudo para que consigam aumentar seus lucros driblando a tendência de falta de crescimento para a economia.

Como saída para driblar o momento econômico difícil também, estão surgindo os eventos chamados de híbridos que são eventos com mais tecnologia do que interação social. Esses eventos são criados como forma de redução de custos. Para uma reunião de uma empresa multinacional por exemplo, poderiam unir vários colaboradores de vários países em um local para realizar a reunião, porém, com os eventos híbridos, as empresas estão utilizando a tecnologia da informação (internet) para realizar a mesa reunião, através de vídeo conferencia. Isto gera redução de custos (com passagens, hotéis, espaços alugados, por exemplo) e a informação consegue ser passada da mesma maneira. O também tende a utilização de fornecedores menores, porém que atendam da mesma maneira e tragam a mesma qualidade.

Para atender a demanda de mercado, as empresas devem apostar em tecnologia para seus eventos, e a finalidade disso é aumentar a capacidade de atingir seu público de forma mais simples, rápida e econômica. Por exemplo: para um lançamento de um produto, uma empresa poderia gastar mais com uma prestadora de serviços que alugasse um local, montasse toda a infraestrutura, fizesse tudo necessário para o evento de lançamento, porém, visando a tecnologia e a redução de custos, essa empresa pode montar um pequeno evento em um local menor, com presença apenas de pessoas da diretoria da empresa e os demais colaboradores receberem um link para acompanhar este lançamento ao vivo pela internet. O custo seria muito menor e a empresa passaria a mesma mensagem de lançamento.

O mercado de eventos é um mercado que tende de atrair muitas empresas estrangeiras, por estas terem mais tecnologia a apresentar com custos menores. As empresas menores brasileiras devem se atualizar e trazer inovações para se manter viva no mercado.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e sedentos por novidades no mercado. A cada tecnologia utilizada para a empresa, a empresa consegue conquistar mais um cliente e aos poucos o mercado. Estes também querem informações de forma rápida.

O mercado, a situação financeira e os próximos anos são um desafio para empresas pequenas, porém se trabalhado de forma correta, está terá sucesso, conseguindo atingir novos clientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com