TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE MERCADO

Resenha: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

O plano de marketing é um documento que resume o planejamento, ou seja, os objetivos de marketing, as estratégias, as ações, o orçamento e os resultados esperados decorrentes da implantação efetiva do plano.

Os planos de marketing variam em conteúdo e metodologia. Empresas com estilos diferentes elaboram planos com formatos diferentes. Algumas exigem o detalhamento de cada ação, enquanto outras preferem que seus executivos partam direto para as ações, sem esse detalhamento.

Embora alguns mercados sejam mais dinâmicos do que outros e alguns empreendedores mais ousados, não se deve fugir da tarefa de elaborar o plano de marketing. A elaboração do plano, com data para ser finalizado, obriga a empresa a realizar o processo de planejamento.

Esse processo, do qual resulta o plano de marketing, ajuda a transformar o sonho do empreendedor em ações estruturadas. O planejamento beneficia a empresa por ajudar os seus dirigentes e funcionários a estabelecer prioridades sobre como investir seus recursos. O plano de marketing é um documento que pode ser utilizado para comunicar para todos os envolvidos o rumo que a empresa quer tomar.

3.2 - A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE MERCADO

As firmas produzem para obter lucros e os consumidores compram visando atender a certos desejos e necessidades que tenham. Portanto, se as firmas querem obter lucro devem atender à esses desejos e necessidades. Só que isso não é tão simples quanto parece.

Os desejos e necessidades das pessoas mudam à medida que elas passam a ganhar mais, estão mais velhas, se casam, tomam contato com pessoas e coisas diferentes, etc.

A empresa deve, então, identificar esses desejos e necessidades que existam ou que estejam latentes para poder identificar de que maneira deve atendê-los.

Colocando em outros termos, deve escolher o mercado, ou mercados, em que quer atuar e fazer uma análise desse mercado. A análise de mercado é o ponto de partida e um dos pontos mais importantes quando se elabora um projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com