TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Mercado

Dissertações: Análise De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 2

Mercado

O mercado de embalagens ecológicas vem se expandindo graças à onda da consciência ecológica que vem sendo amplamente discutida e divulgada não só no Brasil, mas também ao redor do mundo.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro consome em média 66 sacolas plásticas por mês e mais de 80% desse consumo abusivo, acaba virando lixo doméstico. Isso acaba se tornando um grande problema ambiental, uma vez que é sabido que as embalagens plásticas demoram mais de 400 anos antes de se decomporem completamente.

Em reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo de 15/03/2010, com o título “Governo e supermercados desestimulam a sacola; setor químico as defende”, o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, informa que desde o início da campanha “o saco é um saco”, lançada em 05 de junho de 2009, o brasileiro deixou de utilizar entre 600 a 800 milhões de sacolas plásticas.

Nessa mesma reportagem da Folha é anunciado que a rede de supermercados Carrefour prometeu oficialmente que interromperia em quatro anos o uso de sacolas plásticas, e também é comentado que a rede de supermercados Wall Mart lançou um programa de caixas preferenciais e descontos simbólicos ao cliente que utilizar sacolas recicláveis.

O Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos – Plastivida informa em noticias, que a rede de Supermercados Pão de Açúcar em seu Balanço Socioambiental de 2009, publicou que os supermercados da bandeira Pão de Açúcar alcançaram uma redução de 40% na utilização de sacolas plásticas pelos clientes. E que isto equivale a uma economia de 80 milhões dessas embalagens.

Trata-se de um mercado em expansão e com perspectivas de consolidação ao longo do tempo. A pressão pela redução de embalagens que consomem matéria prima derivada de recursos naturais não renováveis será cada vez maior, abrindo espaço para a substituição por embalagens ecologicamente corretas.

3. ANÁLISE DO MERCADO

• Mercado atual: A Ecoarte Sacolas Ecológicas Ltda. ME, está no mercado desde o inicio do ano de 2012, e atua no ramo de sacolas ecológicas e retornáveis.

• Localização geográfica: A Ecoarte atua no mercado nacional, ou seja, atualmente vende produtos para todo o Brasil. A sede está localizada em Belo Horizonte – MG.

Sabemos que o mercado existe nas relações de oferta e procura de algum produto ou serviço, sendo composto por três partes: mercado consumidor, mercado fornecedor e o mercado concorrente.

3.1 Mercado Consumidor: é o conjunto de todos os clientes/compradores da empresa, os quais chamamos de mercado alvo ou clientes potenciais, ou seja, pessoas e/ou jurídicas que podem se tornar clientes. Assim, nossos consumidores serão lojistas, atacadistas e industrias que lidam diretamente ou indiretamente com o público (mercado alvo).

3.2 Mercado fornecedor: é composto por grandes empresas e indústrias que fornecem maquinas, matérias primas e/ou prestam serviços para a Ecoarte. Por serem mellhores as condições e preços, nossos fornecedores estão localizados em sua grande maioria, no estado de São Paulo.

3.3 Mercado concorrente: em relação aos produtos oferecidos pela Ecoarte, nossos principais concorrentes são empresas privadas que oferecem produtos similares aos nossos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com