TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de ética na sociedade moderna

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A preocupação com os princípios éticos e responsáveis, tem sido um tema de grande debate dentro das organizações nos últimos anos, pois além de sua importância, são vertentes que estão interligadas dentro da responsabilidade social coorporativa.

        Responsabilidades éticas condizem a atividades e práticas esperadas tanto no sentido positivo, quanto no negativo pela sociedade. Onde envolve uma série de normas, padrões e expectativas de comportamento, buscando aquilo que é justo, correto de acordo com os direitos morais ou expectativas.

        Pode-se dizer também que a ética esta interligada com valores e morais, valores diz respeito a crenças pessoais sobre o que é eticamente correto ou incorreto, e a moral é vista como um conjunto de valores e de regras de comportamento, adotam por julgar correto, entretanto, a ética é mais sistematizada e se baseia em teorias em contrapartida a moral é concebida com menos rigidez podendo variar.

        Existe algumas atitudes que uma organização precisa para se caracterizar como moralmente corretas e éticas, são elas: a impulsão de valores e comportamentos morais que respeitam os padrões universais; o respeito pelo meio ambiente e também a contribuição para um mundo sustentável e um maior envolvimento com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos.        

A importância do conhecimento da Ciência

Embora o conhecimento sempre tenha sido necessário para elaborar os produtos, sua importância aumentou rapidamente com o desenvolvimento da ciência nas últimas décadas do século XX. Conhecimento e ciência são criações humanas, e nunca seremos capazes de administra-los se não levarmos em consideração que as pessoas desempenham um papel fundamental neste cenário.

É fundamental saber como utilizar a ciência e o conhecimento já existentes. O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.

Vivemos em uma era em que é inevitável a busca por conhecimentos. Hoje a Informação assume uma importância crescente, e uma necessidade para qualquer setor da atividade humana devido a tantas transformações que estamos presenciando.

Já a ciência se baseia em princípios certos e no mundo a nossa volta, que pode ser entendido pelo uso da razão e de todo conhecimento adquirido através do estudo ou da pratica, e esta diretamente ligada com a área da tecnologia, pois os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.

 

Tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e hoje está acessível a vários níveis da sociedade. Podemos perceber que existe uma grande necessidade e exigência de atualização e especialização que é pedido aos usuários que precisam possuir uma visão crítica sobre os aspectos relacionados a esse tema, para que eles saibam analisar todos os aspectos positivos e negativos que tal ferramenta pode proporcionar na sua vida.

A cada momento, nos deparamos com novos conceitos e tendências e nos surpreendemos com a velocidade que eles estão ocorrendo e afetando nossas vidas como, por exemplo, a tecnologia que influência todos os setores e meios sociais, podendo ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia para buscar conhecimento e informações.

Portanto, precisamos refletir sobre a forma como a tecnologia tem mudado a maneira das pessoas interagirem com as demais, nos fazendo pensar que essa ferramenta que está a todo o momento oferecendo novos conhecimentos, praticidade e entretenimento, acabe por distanciar as pessoas da vida real, por isso é muito importante que as pessoas saibam utilizá-la de maneira consciente.

Sociedade Globalizada

Além de uma compreensão dos problemas sociais e considerando que estamos diante de uma sociedade cada vez mais global, num período onde a “Globalização” é considerada o maior “avanço” da humanidade, questiona-se também as relações sociais neste processo. Formam-se imensos blocos econômicos, procura-se estabelecer uma moeda única, tenta-se derrubar as delimitações que se apresentaram como uma grande conquista: a formação do Estado. Enfim, apresenta-se uma nova leitura da sociedade contemporânea que tenta descobrir uma forma de progresso e reorganização do espaço geográfico. Neste processo de avanço e retrocesso, surgem inúmeras teorias a respeito da realidade. Economistas, políticos, fazem observações em relação aos desafios resultantes da sociedade globalizada, elaboram teorias e propõem novas soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com