TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade III - Sociedade Moderna E Contemporânea

Artigo: RE: Unidade III - Sociedade Moderna E Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 16

Gestão Estratégica de Negócios

Brasília – DF

Ano 2013

Sumario

1 - Introdução

2 - Macro ambiente

2.1 Fatores Politico-legais

2.2 Fatores Econômicos

2.3 Fatores Sociais

2.4 Fatores Tecnológicos

3 - Ambiente Setorial

3.1 Ameaças de novos concorrentes que ingressam no setor.

3.2 A intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes.

3.2.1 Concorrentes diversos.

3.2.2 Ausência de diferenciação

3.3 A ameaça de produtos ou serviços substitutos.

3.4 O poder de barganha dos compradores.

3.5 O poder de barganha dos fornecedores.

4 ¬- Missão, Visão e objetivos.

4.1 - Conceitos de Missão

4.2 - Conceitos de Visão

4.3 Conceitos de Valores

4.4 Conceitos de Recursos

4.5 Objetivos

4.6 Google

4.7 Facebook

5 - Considerações finais

1 – Introdução

As organizações, vivendo em mercados cada vez mais competitivos, não podem abrir mão de estar sempre atentas a fatores que podem interferir direta ou indiretamente na empresa. Sendo assim, a analise do ambiente é um processo de monitoramento do ambiente organizacional, que visa à identificação de oportunidades e ameaças.

Muitos acontecimentos fogem ao controle da empresa, que muitas vezes não estava preparada para enfrentar determinado problema ou mesmo aproveitar uma nova oportunidade. Com o advento da globalização, do avanço tecnológico e do aumento exponencial da circulação de informação, os mercados estão cada vez mais dinâmicos, e requerem uma maior capacidade de mudança e adaptação das organizações.

A gestão estratégica preocupa se com o estudo e identificação desses ambientes, em geral, os ambientes organizacionais estão divididos da seguinte forma: o ambiente Geral ou macro ambiente, o ambiente operacional ou setorial e o ambiente interno.

O macro ambiente é o mais complexo por ser compostos de forças que estruturam e regularizam o mercado, são as forças econômicas, sociais, politico-legais e tecnológicas. Já o ambiente setorial é mais especifico por possuir definições sobre o conjunto de clientes, fornecedores e concorrentes. Também é possível ressaltar a importância do ambiente interno, que é instituído por planos, metas, objetivos e recursos, todos esses elementos do ambiente interno são integrados e apoiam se um ao outro.

Tão importante como identificar o que afeta a empresa, é definir aonde a empresa pretende chegar, qual sua razão de existência, qual a missão da empresa. Além da missão, as diretrizes organizacionais são balizadas pela visão, pelos objetivos e recursos, que serão exemplificados no decorrer do trabalho.

Com base no explanado acima, o presente trabalho objetiva analisar por meio de exemplos, alguns dos fatores integrantes do macro ambiente e do ambiente setorial, não deixando também de citar exemplos da visão, missão e objetivos empresariais.

2 - Macro ambiente

No ambiente externo é onde acontecem os fatos, situações, acontecimentos que interferem, modificam, atingem direta ou indiretamente a organização, ou seja, não estão sob o controle da organização. Via de regra, as empresas são afetadas por quatro forças, as politico-legais, as econômicas, as tecnológicas e as sociais.

2.1 Fatores Politico-legais

O componente politico legal compreende os elementos relacionados ás decisões tomadas pelo governo, decisões essas que vão desde resultados de eleições até a decisões judiciais. Assim como um cidadão, a empresa está sujeita ao interesse da coletividade, representada pelo governo, não raro a empresa pode ser beneficiada, como em casos de redução de alíquota de juros, ou prejudicada, no caso de um novo pré-requisito para comercialização de determinado produto.

Segundo reportagem da revista EXAME, o Brasil solicitou dados de 857 usuários do Facebook no primeiro semestre de 2013. De acordo com o Facebook o acesso as informações só é permitida quando existe base legal. “Analisamos as requisições levando em conta os nossos termos, a legislação aplicável e ainda exigimos uma descrição detalhada de bases factuais e legais para cada requisição”, afirma a empresa.

Podemos observar na reportagem que o Brasil, utilizando de sua autoridade governamental perante uma organização, solicitou ao Facebook dados de usuários para, na maioria dos casos, ser utilizado no auxilio na resolução de crimes, como sequestros, fraudes eletrônicas e etc.

2.2 Fatores Econômicos

Dentre todos os fatores, o que sem sombra de dúvida afeta qualquer organização, é o econômico, o PIB do país, a taxa de emprego, de inflação, de juros, de cambio, e a produtividade setorial podem representar tanto uma ameaça quanto uma oportunidade, dependendo do resultado.

A quebra do banco Lehman Brothers nos Estados Unidos em 2008, devido a crise dos chamados “subprimes”, é um exemplo claro de fator econômico influenciado o meio interno das organizações.

2.3 Fatores Sociais

Os fatores sociais são reflexos das características da sociedade que rodeiam a organização, variáveis como escolaridade, crenças, costumes, valores, tendenciais sociais e tradições inevitavelmente irão afetar de alguma forma a organização que a rodeia, uma vez que historicamente, cedo ou tarde essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com