TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise demonstracoes financeiras

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.262 Palavras (22 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 2]

[pic 4][pic 3]

Administração de Empresas

Administração Financeira e Orçamentária II

6º Semestre

Prof. Luís Rogério Lourenço

2010

Análise das Demonstrações Financeiras

Ao iniciarmos o estudo da análise financeira dos demonstrativos contábeis das empresas, nos deparamos novamente com a diferença existente entre os campos de atuação da Contabilidade e o da Administração Financeira.

A Contabilidade  tem como função à organização dos dados financeiros provenientes das diversas atividades da empresa, transformando-os em demonstrativos contábeis. A preocupação do administrador financeiro é transformar os dados contidos nesses demonstrativos, em informações que lhe permitam diagnosticar a situação econômica e financeira da empresa.

Mesmo não sendo exigida por lei, a análise das demonstrações é essencial para que se  possa diagnosticar a situação econômica, financeira e patrimonial de uma entidade, tanto em termos estáticos (= situação atual), quanto em termos dinâmicos (=variações ao longo do tempo).

Desta forma, a análise pode ser melhor entendida como a arte de saber extrair informações úteis, para o objetivo que se deseja chegar. Em outras palavras, com o mesmo conjunto de dados, os diversos analistas podem chegar a conclusões parecidas (mas nunca exatamente iguais) ou totalmente distintas.

Na interpretação de dados isolados, é mais provável que cheguem a conclusões semelhantes. No entanto, na interpretação conjunta de vários índices referentes as demonstrações de uma mesma empresa, há maior probabilidade de interpretações duvidosas.

A avaliação sobre a empresa tem por finalidade analisar o resultado e o desempenho da empresa, detectar os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro, objetivando propor alternativas a serem tomadas e seguidas pelos gestores da empresa.

O objetivo é colher informações sobre:

Liquidez  - Saber-se a empresa está em condições de honrar os compromissos assumidos.

Eficiência Operacional – Saber-se os prazos de recebimentos de vendas, estocagem e pagamento a fornecedores estão dentro de padrões aceitáveis.

Endividamento – Saber-se o nível de endividamento da empresa é compatível com seus investimentos.

Rentabilidade – Saber-se a atividade operacional está gerando o retorno desejado pelos sócios ou acionistas.

Evolução – Saber-se a evolução histórica do desempenho da empresa projeta tendências satisfatórias.

ENFOQUES E OBJETIVOS

A análise das demonstrações financeiras sempre estará associada a um processo decisório. Cada agente abordará a empresa com determinado objetivo, e este determinará a profundidade e o enfoque da análise. Obviamente, tudo o que disser respeito à saúde financeira da empresa, representada pela sua liquidez e rentabilidade, deverá interessar aos referidos agentes.

Nos tópicos abaixo são destacados os aspectos que interessam mais especificamente a cada tipo de agente.

Dirigentes da empresa.

Além dos dados mais abrangentes constantes das demonstrações publicadas, os administradores a empresa dispõem de grande volume de informações detalhadas que lhes são continuamente transmitidas através do sistema interno de informações gerenciais.

A análise de todos esses dados suporta o planejamento e o controle  gerencial. Os administradores desejam conhecer a posição patrimonial e identificar os fatores que afetaram a sua evolução. Comparam o desempenho da empresa com o de seus concorrentes diretos, detectam os pontos fracos a serem corrigidos e os pontos fortes a serem melhores explorados.

Acionistas.

Preocupam-se com o retorno do seu investimento, determinado pela valorização das ações e pelos dividendos periodicamente distribuídos.

Quando os acionistas majoritários não estão à frente da direção dos negócios da empresa, a análise das demonstrações financeiras também, avaliará a atuação dos administradores profissionais que integram  o quadro de diretores.

Credores.

Fornecedores, instituições financeiras e outros, preocupam-se com a capacidade de solvência da empresa, avaliando o risco no horizonte de tempo em que ocorrerão os vencimentos de seus  haveres.

Concorrentes:

As empresas devem acompanhar tudo o que ocorre com seus  concorrentes diretos, que tem forma de atuação e porte semelhantes.

A análise das demonstrações financeiras dos principais concorrentes permitirá à empresa extrair valiosas conclusões através da comparação de diversos dados, como: volume de faturamento, margens de rentabilidade das vendas, prazos concedidos aos clientes e obtidos dos fornecedores, giros dos estoques, retorno sobre investimento total e sobre o capital próprio etc.... Tudo isso permite identificar os pontos fracos e fortes dos concorrentes e as causas determinantes de seus sucessos e fracassos.

Analista de Crédito  Bancário  -

Analisar se a empresa tem condições de honrar os empréstimos solicitados.

COMPARABILIDADE E TENDÊNCIAS

A análise de balanço deve ser um instrumento que possibilite o gerenciamento da informação contábil. Assim, um dos fundamentos deste modelo de análise é a criação de indicadores que permitem sempre uma análise comparativa. A comparabilidade dos dados de análise do balanço pode ser feita  em vários aspectos, como:

  • Comparação com períodos passados;
  • Comparação com períodos orçados;
  • Comparação com padrões setoriais;
  • Comparação com padrões internacionais;
  • Comparação com padrões internos da empresa
  • Comparação com empresas concorrentes  etc...

TÉCNICAS BÁSICAS DE ANÁLISE.

A análise das demonstrações contábeis costuma ser desenvolvida mediante a aplicação de técnicas simples e bastante difundidas, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (351 Kb)   docx (112.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com