TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do mercadinho são josé

Por:   •  18/5/2015  •  Seminário  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA        

2.1 INDENTIFICAÇÃO DO MERCADO DO MERCADINHO SÃO JOSÉ..............4

2.2 PERFIL DOS CLIENTES ..........................................................................4

2.3 AS PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR...................................................5

2.4 A REVISÃO DOS PREÇOS ......................................................................6

2.5 COMPARAÇÃO DE PREÇOS, FORMAS DE PAGAMENTOS E PRAZOS ...6

2.6 CONCORRENCIA LOCAL ........................................................................6

3 MÉTODOS QUANTITAVOS ........................................................................7

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE ...............................................................10

4.1 A PERCEPÇÃO DO TRABALHO DO MINIMERCADO ................................10

4.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TRABALHAR NO SETOR ...............10

4.3 EXPECTATIVA DENTRO DO TRABALHO ..................................................10

4.4 DIFERENÇA ENTRE TRABALHAR NO MERCADINHO E SUPERMERCADO 10

5 CONCLUSÃO .............................................................................................11

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar a analise de mercado dos minimercados do brasil. Identificando assim seus principais aspectos sua organização a que tipo de mercado eles fazem parte como também mostrar a diversidade dos produtos que são ofertados aos seus clientes. Não esquecendo estes que são a mola mestra de qualquer tipo de mercado, e por isso aqui mostramos seu perfil e suas preferencias.

 Este trabalho apresenta ainda Como pedido, uma situação na empresa constituída de uma medida de valores ponderados, onde iremos analisar as variações de valor que ocorrem em virtude da variação do preço de alguns produtos da cesta básica, comparando seus respectivos preços do ano base 2012 em relação o ano de 2014. Mostramos ainda uma variação na quantidade dos produtos vendidos, dividindo a quantidade individual de cada produto vendido pela soma de todos os produtos.

Ele ainda faz uma referência sobre as expectativas do colaborador do minimercado em relação ao seu futuro dentro do mercado, bem como uma relação entre este e o empregado das grandes redes do setor.

Vale ainda lembrar que serviu de base para nossa pesquisa de campo o Mercadinho São José, situado na rua Presidente Kennedy, s/n, centro de Serra da Raiz-PB.

2 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

Após conversarmos com o senhor José, proprietário da empresa acima citada, trazemos nesta seção os principais aspectos relacionados ao mercado da mesma.

2.1 INDENTIFICAÇÃO DO MERCADO DO MERCADINHO SÃO JOSÉ

De acordo com a FIC – Ficha de Inscrição do Contribuinte da Secretaria Estadual da Receita da Paraíba, o mercadinho São José está enquadrado como comercio varejista de mercadorias em geral, com predominância de gêneros alimentícios. Minimercado. Mercearias e armazéns.

Podemos dizer ainda que ele faz parte do chamado mercado de vizinhança, pois os seus clientes são na maioria conhecidos dos funcionários e como também do proprietário.

Com mais de 4.500 (quatro mil e quinhentos) itens no seu mix o mercadinho comercializa os mais diversos produtos como: rações animais, bebidas, refrigerantes, cereais, legumes, biscoitos, massas, molhos, matinais, frios, congelados, embutidos, utilidades domesticas, material de limpeza, beleza e higiene pessoal.

Seu José nos disse que a demanda por uma variedade de produtos é tão grande, que para suprir os anseios e as necessidades dos seus clientes ele vende desde produtos regionais como fumo de rolo e arroz da terra, como também ketchup Heinz e sabão Ariel lideres mundiais do setor.

2.2 PERFIL DOS CLIENTES

Todos os seus clientes são pessoas físicas, ou seja, consumidores finais com idade media de 35 a 50 anos, renda de aproximadamente 1,5 salários mínimos, são casados, têm filhos e apesar da mulher ser a maior responsável pelas compras da casa, um fato que vem se tornando mais comum é a presença do casal realizando esta tarefa.

A forma de pagamento mais utilizada pelos clientes do mercadinho é o débito em carteira da própria loja, o fiado na caderneta e o prazo mais utilizado são 30 dias. A outra forma de pagamento da loja é avista em espécie.

Apesar de ser um mercadinho de vizinhança, o seu cliente vai em media duas vezes a loja por mês, gastando em media uma hora ali. O proprietário não soube informa o gasto médio a cada visita do cliente. Mas nos informou que cada um gasta em media R$ 500,00 mensais.

2.3 AS PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR

Assim como em todo mercado, os consumidores têm preferências únicas, e com os clientes deste não seria diferente. Alguns escolhem os produtos pelo preço sem levar em conta outros fatores como, por exemplo, a qualidade do mesmo. Enquanto outros Preferem a marca do produto independente do valor do mesmo.

De acordo com seu José, na sua loja existem alguns produtos que tem a preferência dos seus clientes, dos quais podemos destacar o arroz Olivo, que é responsável por quase 50% das vendas do tipo. Já na seção de beleza e higiene pessoal o destaque fica por conta dos produtos da Unilever que ocupam 64% das gondolas da loja. Ele nos informou ainda que esta proporção segue uma participação da marca no mercado nacional, e que isto lhe foi informado pela distribuidora da mesma na Paraíba.

De acordo com ele existem dois casos que merecem destaque ainda maior. E o caso do açúcar Alegre e do óleo de soja Soya, únicos na sua loja. Não que ele não tenha tentado colocar outras marcas, mais elas sempre ficavam encalhadas nos pontos de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (245.5 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com