TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Detalhada da Estrutura de Mercado do Mercadinho

Por:   •  3/11/2016  •  Seminário  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................../4

2.PRIMEIRO DESAFIO:MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.......................4

 

2.1 ANÁLISE DO MERCADINHO JÚNIOR..............................................................5/6/7

3. SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS...........................................7

3.1 ANÁLISE DE FATURAMENTO............................................................................8

4. TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE...................................9/10

5. CONCLUSÃO......................................................................................................10/11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................11


1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho busca apresentar uma análise detalhada da estrutura de mercado do Mercadinho Júnior que atua no setor supermercadista.

Será abordado neste trabalho questões relacionado ao público alvo, bem como a satisfação dos funcionários, a problemática de reajustes de preços, análise de setores, além da negociação com os fornecedores e as formas de pagamento utilizadas pelo mercado dentro do ambiente organizacional. Este trabalho tem como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador. Em relação à microeconomia ou teoria dos preços que analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

            A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. Existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Quanto a métodos quantitativos trata das técnicas de análise de resultados, bem como as ferramentas necessárias para o conhecimento e identificação de situações do dia a dia no mundo dos negócios.

Capacitar o administrador de empresas a trabalhar com as informações do mundo contemporâneo, entendendo, como base de tomada de decisão, os fatos estatísticos, econômicos e administrativos. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.

Na seqüência será apresentado uma amostragem de faturamento de um determinado setor, com o intuito de estudar e analisar a estrutura do mercado pesquisado, baseada nos assuntos tratados nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos e Ética; Política e Sociedade.

A metodologia utilizada foi pesquisa de artigos, sites, livros e pesquisa de campo (visita na empresa).

2. PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia se dedica a estudar o comportamento dos agentes individuais, tais como as famílias, as empresas e os governos. A Microeconomia procura explicar as escolhas feitas por esses agentes e as interações que ocorrem entre eles nos mercados. A Microeconomia busca responder a questões que estão relacionadas a mudança de comportamento do consumidor frente a alterações no mercado, alterações de preços nos produtos, trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário. Macroeconomia, estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.

2.1 ANÁLISES DO MERCADINHO ALVES LTDA

O Mercadinho Junior é um setor que vem apresentando qualidade, inovação e dinamismo. Seus investimentos são trabalhados para melhor atender os gostos do consumidor, garantindo satisfação e o próprio reconhecimento de seu respectivo trabalho, com o objetivo de melhor atenderem a demanda da população, ou mesmo, a exposição e facilidade dos produtos e serviços.

          Há 20 anos o proprietário começou com um pequeno bar e aos poucos começou a vender produtos de mercado, e com muito trabalho, empenho e dedicação surgiu o Mercadinho Júnior que veio com o objetivo de fornecer produtos de consumo, sobretudo alimentos, produtos de higiene e de uso doméstico, para as pessoas de seu bairro e cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com