TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e estrutura financeira administrativa

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO FINANCEIRA

Para poder funcionar e operar no mercado, toda empresa precisa de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para suas instalações, maquinas e equipamentos para produzir, matéria-prima para processar, pessoas para trabalhar e vender significa a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as maquinas e equipamentos, comprar as matérias-primas, pagar os salários do pessoal, recolher os impostos, etc. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial e nem pode funcionar sem algum capital de giro, garantir suas operações cotidianas. O dinheiro é o motor dos negócios, sem ele, não há vida empresarial.

As empresas são organizações sociais que utilizam dinheiro, recursos e competências para entregar algo ao mercado e atingir determinados objetivos. Esses objetivos estão relacionados com a lucratividade do negocio.

Existem empresas lucrativas em que o objetivo final é o lucro, e empresas não lucrativas o objetivo final é a simples prestação de algum serviço publico, independentemente do lucro.

As empresas não lucrativas também buscam o lucro no sentido de se tornarem independentes das verbas do governo ou do mantenedor.

O lucro é o excedente entre a receita obtida e a despesa efetuada em uma determinada operação. O lucro significa a remuneração do empreendedor que assume os riscos do negocio.

A EMPRESA É UM CONJUNTO DE PROCESSO

A empresa é um conjunto integrado de processos pelas seguintes razões:

  1. Ela cria e entrega algo de valor
  2. Que as pessoas querem ou apreciam
  3. A um preço que elas estão dispostos a pagar
  4. Para satisfazer as necessidades e expectativas de seus clientes
  5. De forma que a empresa gere lucro suficiente para fazer valer a pena para seus proprietários manterem suas operações.

Cada um desses processos pode ser respectivamente denominado:

  1. Criação de valor;
  2. Marketing;
  3. Vendas;
  4. Entrega de valor
  5. Finanças.

FORMAS JURIDICAS DAS EMPRESAS

FIRMA INDIVIDUAL

É constituída por um único empresário ou proprietário que responde pelos seus negócios. É a empresa cujo proprietário é uma pessoa que opera em seu próprio beneficio. A firma individual é geralmente uma pequena empresa (como oficina de automóveis, sapataria, mercearia), na qual o proprietário toma todas as decisões e opera a propriedade juntamente com alguns poucos empregados. O capital da firma individual advém de recursos próprios ou de empréstimos de curto prazo. O proprietário tem direito a todo o lucro da empresa, mas, em contrapartida, tem responsabilidade ilimitada sobre as dividas. Não há distinção entre o rendimentos de pessoas física e de pessoa jurídica, de modo que o lucro da empresa é tributado como se fosse rendimento de pessoa física. A duração da firma individual é limitada pela vida do proprietário , e o capital próprio, que pode ser reunido é limitado  à riqueza pessoal do proprietário.

A firma individual apresenta as seguintes vantagens:

  1. O proprietário é o seu próprio patrão;
  2. O proprietário assume todo o lucro, mas também todo o risco do negocio;
  3. Tem baixos custos operacionais por sua estrutura simples;
  4. Permite economias fiscais, principalmente  com relação ao Imposto de renda;
  5. Esta sujeita a menos regulamentação.

Por outro lado, a firma individual apresenta algumas desvantagens:

  1. Responsabilidade ilimitada em relação aos credores;
  2. Limitação de capital;
  3. O proprietário deve jogar em todas as posições do negocio.

SOCIEDADE DE PESSOAS

São empresas constituídas por dois ou mais sócios que se associam no mesmo negocio com o objetivo de obter lucro. São semelhantes à firma individual, exceto pelo fato de que tem dois ou mais proprietários ou sócios. Embora quase sempre maiores do que as firmas individuais, em geral não chegam a assumir grandes proporções ou tamanhos. É o caso de corretoras de seguro, corretoras de imóveis, firmas atacadistas e varejistas, empresas de prestação se serviços, etc. a sociedade de pessoas é constituída por meio de um contrato social firmado entre os sócios e pode assumir uma variedade de formas de sociedades comerciais. As principais são:

  1. Sociedade por firma ou nome coletivo;
  2. Sociedade de capital e indústria
  3. Sociedade por cotas de responsabilidade limitada;
  4. Sociedade em comandita simples;
  5. Sociedade em comandita por ações;
  6. Sociedade por conta de participação.

Nas sociedades limitadas, os sócios assumem responsabilidade limitada até o montante investido no capital. Nas sociedades ilimitadas, os bens pessoais dos sócios respondem pela totalidade das dividas assumidas no negocio.

A sociedade de pessoas apresenta varias vantagens:

  1. Economias fiscais;
  2. Maior capital;
  3. Mais facilidade de credito;
  4. Cooperação e habilidades administrativas;
  5. A maneira como os lucros ou prejuízos serão repartidos entre os sócios e descrita no contrato social.

Todavia, a sociedade de pessoas pode apresentar desvantagens:

  1. Responsabilidade solidaria dos sócios;
  2. Vida limitada

SOCIEDADE ANÔNIMA

É uma sociedade comercial em que o capital social é constituído por ações de um mesmo valor nominal e é formado por meio de subscrições. Cada pessoa subscreve o numero de ações que lhe convier, tornando-se acionista da sociedade anônima. O capital de cada sócio é representado pelo numero proporcional de ações que subscreve. A sociedade anônima é administrada por um conselho de administração e por um presidente. O conselho de administração define os negócios e a política geral da empresa. O presidente é responsável pela administração das operações diárias  e pela implementação das políticas estabelecidas pelo conselho de administração, respondendo periodicamente a este.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com