TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa do Livro a Arte da Guerra aos Princípios gerais das Teorias Administrativas

Por:   •  20/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Madre Thaís

A ARTE DA GUERRA

Ilhéus, 21 de maio de 2020

Faculdade Madre Thaís

Curso : Administração – 1º Semestre 2020.1

Disciplina: Teoria Geral da Administração l

Professor: Anderson Farias

Discente: Vitor Oliver Lima Tavares

Trabalho:

Resumo do livro “A arte da guerra”.

INTRODUÇÃO

O resumo da obra literária “A arte da guerra” tem como objetivos principais analisar, compreender e relacionar os conceitos, técnicas e táticas utilizadas no mundo militar (como descritos no livro) á sua aplicação no mundo administrativo.

Embora pareçam estar desconectados, as duas esferas encontram nesta obra similaridades  e pontos de convergência que demonstram que o ato de administrar ou gerenciar não está relacionado apenas com o local e o tempo, mas também as circunstâncias que em dados momentos podem ser favoráveis ou não.

Considerando o fato de que vivemos em uma sociedade, que possui a marcante característica de ser altamente competitiva, os conhecimentos propostos no livro norteiam o leitor para que o mesmo possa se valer de tais ensinamentos e assim consiga se destacar ou mesmo adquirir preeminência dentro do seu local de atividade e nas funções que o mesmo executa. Quando é proposto ao longo do livro o “posicionamento que se deve ter em relação aos inimigos”, entendemos que no nosso mundo real não possuímos adversários que necessitamos combater, mas as estratégias propostas podem e devem ser utilizadas para que tenhamos êxito sobre as circunstâncias que, determinadas vezes aparentam ser uma verdadeira batalha e a nossa postura em relação a quem está numa posição contrária.

Ao longo deste trabalho, analisaremos os comportamentos e estratagemas, objetivados em algumas frases do enigmático personagem Sun Tzu, em seu tratado militar A Arte da Guerra,  concatenando aos pensamentos que principiaram as teorias e abordagens no pensamento administrativo, aplicações práticas de suas ideias e princípios  que regem as relações de líder e liderados.

Capítulo 1:

Neste primeiro capítulo, o general militar destaca cinco fatores que o próprio considera como principais para que um objetivo possa ser alcançado, são eles: doutrina, tempo, espaço, comando e disciplina. Estes são aspectos que estão diretamente relacionados  com o enfoque administrativo. Podemos destacar a presença mais marcante do elemento da disciplina, que nada mais é do que a obediência às regras, aos superiores, e aos  regulamentos.

Ao delinearmos isso, percebemos a importância de haver sujeição á pessoas e á procedimentos específicos como maneira de organizar os subalternos e subsequentemente os projetos que necessitam da participação dos mesmos para que possam ser executados. Correlacionando ao desenvolvimento do pensamento administrativo, dentro da teoria clássica desenvolvida pelo engenheiro de minas Henry Fayol, o aspecto da disciplina e a sujeição, são, deveras enfático pois seu pensamento se voltava para a premissa de que as relações de autoridade e subordinação devem acontecer de maneira que a autoridade é o direito que os superiores possuem de dar ordens, que teoricamente serão obedecidas, e a responsabilidade como contra partida da autoridade. Já a disciplina para Fayol, caracterizava-se na necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho aplicadas a todos os membros da organização, e a ausência da disciplina resulta no caos e na desordem. Ela é um principio fundamental para qualquer organização constituída por pessoas independente da sua finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com