TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Estrategica de mercado - Maria Filo

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.275 Palavras (22 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 22

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Trabalho Final da Disciplina de Gestão Estratégica

Profª Lívia Nepomuceno

Análise Estratégica de Mercado - Maria Filó

2º semestre de 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        2

1.1  Contextualização        2

1.2 Descrição da Organização        2

1.3 Missão, Visão e Valores        4

1.4 Definição das ferramentas de análise        6

2. ANÁLISES        7

2.1  5 forças de Porter        7

2.2 Matriz BCG        10

2.2.1 Matriz BCG aplicado a empresa Maria Filó        11

2.3 Análise Swot        12

2.3.1 Análise SWOT aplicado à Maria Filó        14

3. CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        17

1. INTRODUÇÃO

1.1  Contextualização

Atualmente, o mundo dos negócios se torna cada vez complexo e dinâmico. Em virtude da globalização, concretizada pela redução das distâncias e aumento na velocidade da comunicação, mudanças chegam mais rápido e é imprescindível para a sobrevivência de qualquer organização estar preparada para se adaptar e ser capaz de ouvir e aprender com os bons exemplos, sejam de empresas externas ou de funcionários modelos.

Ao mesmo tempo, há também uma crescente demanda dos stakeholders por produtos e serviços com características que satisfaçam as suas necessidades e expectativas. Tais percepções são expressas sob a forma de requisitos e especificações e é dever de toda organização atender estes padrões estipulados, se quiser se manter no mercado competitivo.

Dada à importância deste contexto, o trabalho em questão visa fazer uma análise estratégica do mercado em que a empresa está inserida, levando em conta todos os seus stakeholders, seus produtos e sua parcela de mercado atual.

A empresa escolhida para tal foi a Maria Filó. Ela atua no ramo de confecção e comércio de roupas e acessórios femininos e está sediada no Rio de Janeiro.

1.2 Descrição da Organização

  • Instituição, propósitos e porte da organização

A empresa estudada foi a Maria Filó, um empresa de moda feminina de médio porte, fundada em 1997 no Rio de Janeiro. A marca começou apenas com uma loja em Ipanema com produtos de tricô e hoje, por mais que tenha se mantido como uma empresa familiar já possui vinte e nove lojas próprias além de trinta e seis franquias presentes em mais de 13 estados.

Atualmente esta conta com uma sede localizada em São Cristóvão no Rio de janeiro onde estão instalados a maior parte de seus funcionários e seu centro de distribuição. Nesta sede ficam o escritório da empresa, onde ocorrem todos os processos de gestão, e a fábrica, onde ocorre principalmente processos relativos à gestão da qualidade. A empresa conta com cerca de 600 funcionários no seu quadro, incluindo funcionários da fábrica e escritório e das lojas próprias, e pretende expandir esse número nos próximos anos.

  • Produtos

        A linha de produtos da Maria Filó é composta por peças em tecido, malha, jeans, tricô, acessórios, sapatos, bijuterias, peças de decoração, linha praia e lingerie. Todos os produtos são confeccionados em tecidos cuidadosamente selecionados que passam por rigorosos testes de qualidade. As estampas, bordados, aplicações e modelos são exclusivos e desenhados especialmente para cada coleção.

        A Maria Filó atua em três ramos: além de suas lojas próprias do varejo conta com um sistema moderno de franquias e um portfólio de clientes multimarcas. Além disso, a marca também conta com o e-commerce que ela mesma administra. Pelo gráfico abaixo, onde é feita uma análise de produtos comprados, ou seja, o esperado pela marca e os produtos vendidos pode-se observar que os produtos de tecido representam quase 60% do faturamento da marca.

 

Gráfico 1 - Comprado x Vendido por grupo

[pic 1]

Fonte: Maria Filó

Já pelo próximo gráfico, pode ser feita uma análise dos produtos comprados e os produtos vendidos aos clientes por faixa de preço, e é possível observar que os produtos responsáveis pelo maior faturamento são aqueles que custam na faixa de R$200,00 a R$400,00.

Gráfico 2 - Comprado x Vendido por preço

[pic 2]

Fonte: Maria Filó

1.3 Missão, Visão e Valores

A missão, visão e valores da empresas são disponibilizados no manual de boas vindas que a mesma fornece aos seus novos colaboradores.

Missão

  • Criar e comercializar moda para mulheres jovens de espírito, independentes e sintonizadas com o seu tempo.

Visão

  •  Marca forte do universo feminino, reconhecida Nacional e Internacionalmente, identificada pela capacidade de inovação, produtos ricos em detalhe, estilo, preços acessíveis e qualidade do atendimento;
  • Ser uma empresa sólida, perene, com operação eficiente, rentável e de crescimento contínuo, com reconhecido valor no mercado;
  • Ser uma empresa reconhecida pela atuação ética e correção de atitudes; •        Ser uma empresa pró-ativa em ações de responsabilidade social e questões de sustentabilidade;

Valores

 1. Competitividade

  • Rentabilidade
  • Estilo, Qualidade, Inovação
  • Produtividade A capacidade de concorrer com sucesso.

 

A garantia de perenização. O lucro é fundamental para garantir a solidez do negócio e a capacidade de modernizar-se e perpetuar-se. Atuamos de forma a conseguir a preferência e fidelização dos clientes, através da qualidade dos serviços oferecidos e a cordialidade no atendimento, garantindo uma participação no mercado com adequada rentabilidade. Buscamos sempre ser o melhor do mercado. Trabalhamos para que os nossos clientes paguem o preço justo pelo melhor produto que possamos criar. Procuramos permanentemente identificar tendências da moda e os desejos de nossos clientes, aprimorando e inovando continuamente nossos produtos de forma a garantir sua competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (404.4 Kb)   docx (332.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com