TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o texto: “ASSIS, Maria Elisabete Arruda de. MUSEUS, QUE MERCADO É ESSE?

Por:   •  3/8/2016  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
ESCOLA DE DIREITO TURISMO E MUSEOLOGIA – EDTM
DEPARTAMENTO DE TURISMO – DETUR

Resenha sobre o texto: “ASSIS, Maria Elisabete Arruda de. MUSEUS, QUE MERCADO É ESSE? In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS”

RAFAELFREITAS DA SILVA


OURO PRETO
JULHO DE 2016

        A obra faz uma análise econômica do setor de museus relatando ser uma área pouco explorada no mercado brasileiro. É mostrada uma lei de Plano Nacional de Cultura que reúne princípios como a arte sendo direito de todos e garantindo o incentivo à cultura e preservação do patrimônio. Nos é mostrado que no campo do Museu faltam pesquisas que levantem dados de impactos econômicos e sociais a respeito do setor, sendo que estes seriam essenciais para o desenvolvimento da área e o cumprimento das propostas da Lei do PNC. Entretanto, é possível observar uma construção gradual no incentivo a essas pesquisas pelo Ministério da Cultura que, como medida a fim de reverter esse quadro, criou o Programa de Desenvolvimento de Economia da Cultura (PRODEC). Contudo, o setor museológico só ganhou maior visibilidade institucional com a criação do Departamento de Museus com parceria com o IPHAN. Mais para frente a criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) gerou uma série de políticas de desenvolvimento e acompanhamento do setor, levando a um levantamento de informações e dados importantes para provar a importância dessa área para a cultura.

        A autora usa de uma série de dados para sustentar seus argumentos, nos fazendo refletir sobre a importância real dos Museus não só como expositor de acervo, mas como ferramenta econômica e de gestão social. O setor emprega mais de 22 mil pessoas em todo Brasil, sendo dessas, apenas 500 museólogos formados. Por ser um campo de estudos jovem, a atuação no mercado de trabalho é pequena e a pouca profissionalização da área acaba resultando em uma má gestão, o que contribui para a não valorização deste campo.

        O museu é um campo da economia da cultura que tem suas necessidades e especificidades, é essencial que se dê devida atenção a estes aspectos para que se tome um norte no desenvolvimento do setor.

O setor museológico é um incentivador direto da cultura, ajudando a reforçar a identidade social do município a qual está inserido. Segundo Maria Elizabeth, o museu é um meio para alcançar vários outros objetivos, tais como: “dinamizar a economia local; servir de âncora a projetos de revitalização de espaços degradados das cidades, comunidades, bairros, etc.; valorizar obras e artistas; movimentar o mercado de artes; potencializar autoestima de populações; dar acesso aos bens culturais coletivos; afirmar identidades; realizar inclusão social; exercitar a cidadania... Enfim, museu como fator de desenvolvimento. ”

Para melhor exemplificar esta situação, a autora utiliza de uma das ramificações econômicas dos museus, o mercado de arte, que não valoriza tanto os artistas brasileiros, desta forma, dar oportunidade para que exponham artes nacionais em museus é de extrema importância para a divulgação e o reconhecimento internacional da arte e do artista brasileiro.

        Os museus não são apenas espaços de exposição, mas também atores sociais dinâmicos que proporcionam diversos benefícios para a cultura nacional. Por ser uma área pouco conhecida não é dado o devido valor a tal setor e suas atividades. É preciso conhecer mais sobre o assunto para que alcance a visão das instituições governamentais aumentando seus investimentos e colaborando com seu desenvolvimento para que resulte em impactos não só econômicos, mas também sociais no local em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com