TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Estratégica de Negócio da Sommerhauzer Company em Novos Contextos Econômicos e de Mercado

Por:   •  26/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAPETININGA

 

 

 

ROBERTA CRISTINA VIEIRA DE MORAES

SERGIO RICARDO MORAIS SERRONE

SILVANA AP BRISOLA DE ALMEIDA

SUELEN SOUSA RODRIGUES

 

  

Projeto Integrador 6º semestre

 

ANÁLISE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO DA SOMMERHAUZER COMPANY EM NOVOS CONTEXTOS ECONÔMICOS E DE MERCADO.

Projeto integrador apresentado ao Curso Superior de          Tecnologia em Gestão Empresarial do Instituto Centro Paula Souza, de Itapetininga, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Gestão Empresarial.

                                                  Professor responsável: Irineu Francisco de Aguiar

 

  

 

ITAPETININGA-SP

2019

PARTE 1

INTRODUÇÃO  

A abordagem do presente estudo é uma análise estratégica de negócio da Sommerhauzer Company empresa do setor da construção civil, que conquistou vários mercados ao longo de mais de 40 anos, a empresa trabalha especificamente no segmento de revestimentos, correspondendo a maior parte dos produtos de origem importada, correspondendo a China como o sua grande fornecedora. Sendo uma empresa jovem e de família um dos maiores desafios do Sr. Nilton como empresário, é coordenar os numerosos tramites administrativos.

Análise swot

Segue uma matriz swot para compreender o estilo da gestão: 

S - FORÇA

Diversidades de clientes- público alvo diversificado, a organização atender a lojistas, consumidor final, profissional de área de atuação construção, reforma  ou decoração, expandindo seu negócio para vários segmentos e crescimento constante de seu portfólio.

Desenvolvimento sustentável-  Comprometimento com a sociedade, e seu desejo de evolução de acordo com as necessidade da população,  respeitando o meio ambiente.

W – FRAQUEZA

Aprender a delegar – O administrador diz querer fazer tudo sozinho, porém não é possível com um escritório no centro de São Paulo, um depósito em Atibaia e com escritórios na China e no Chile, está aprendendo a delegar.

Consultoria externa – Recebe assessoria de consultores,  porém não coloca em prática, o que sabe que tem que fazer.

O - OPORTUNIDADE

Inovação - Atendimento de novas exigências do mercado,  promovendo aos clientes  produtos ou serviços com alta performance, qualidade comprovada, e novas tecnologias, conforme solicitados e procurados pelos clientes.

T - AMEAÇA

Desvalorização do real-  Custo maior na compra de produtos, e consequentemente um aumento de preços dos produtos entregues aos clientes, aumentando o poder de barganha dos clientes, onde os mesmos podem optar por produtos nacionais devido a elevação dos preço de produtos importados.

  Abaixo a justificativa da escolha dos itens da matriz swot:

  •   Força – análise do ambiente interno, em constante construção, oferece produtos de qualidade, com melhoria contínua dos processos e treinamento de colaboradores.
  •  Oportunidade - análise do ambiente externo, sempre atento às exigências do mercado, com diferencial competitivo.
  •   Fraqueza – foi uma análise do ambiente interno, mais precisamente de atitudes do administrador.
  •  Ameaça – análise do ambiente externo, elementos sobre os quais a empresa não tem controle.

Vantagens do comércio com a China

Abaixo 5 (cinco) vantagens para a organização em permanecer junto à China, com 5 (cinco) respectivas justificativas.

Vantagens

Justificativas

A nova rota da seda, One Belt One Road (“um cinturão, uma rota”, em inglês.

Esse plano de investimento do governo chinês é o maior da humanidade, com investimento de U$ 5 trilhões, em portos, aeroportos e rodovias, ferrovias, gasodutos, oleodutos e centros de distribuição, para tornar mais rápido, fácil e barato o escoamento dos produtos comprados pelos chineses.

Baixo custo de aquisição em razão da moeda.

A desvalorização da moeda yuan,  faz com que seus produtos exportados fiquem com preços mais baixos, tornando os competitivos, conquistando mercado,

A expectativa do crescimento do mercado interno da china

A china vem experimentando , década após década, crescimento significativo no seu PIB, é a nação que mais cresceu nos últimos 25 anos, a renda per capita, igualmente, vem crescendo 8% ao ano, nos últimos 30 anos, sinalizando que a  produção in loco pode e deve, nos próximos anos, ser utilizada na construção civil na própria china.

Facilidade no despacho de mercadorias

A eficiência do despacho de mercadorias, devido a agilidade do sistema portuário a importação fica menos burocrática e rápida, “O sistema portuário é tão vibrante e eficiente que se assemelha ao metrô paulistano”, afirma Nilton  Sommerhauzer.

Modelo de fabricação chinês

Curva de aprendizado: produzem cada vez mais em menos tempo, além de produzirem grandes quantidades por maiores períodos isto implica em menores custos de produção uma vez que a mão de obra além de ser barata, eficiente, gastarem menos matéria prima, não apresenta a necessidade de ser aumentada em número.

Alternativas de negócios

Segue 5 (cinco) alternativas de negócios, além da China, para que a Sommerhauzer Company possa continuar e expandir os seus negócios.

Vantagens

Justificativas

Comércio com a Índia

Por ser um país integrante do BRICS e por ser uma das economias que mais crescem no mundo, além do embaixador indiano Ashok Das sinalizar em Seminário Negócios com a Índia, realizado no auditório do escritório Nelson Wilians e Advogados Associados (NWADV), que os dois países poderão se beneficiar mais rapidamente com o incremento das relações bilaterais.

Alemanha

Em 2017, a Alemanha exportou US $ 1,33 trilhão  e importou US  $ 1,08 trilhão, resultando em um saldo positivo de US $ 251, Considerando a importância do comércio exterior para o Produto Interno Bruto (PIB), a Alemanha é a economia mais aberta dos Estados do G7. A quota do comércio exterior é de 84,4 por cento.

É em todo o mundo o país número um de feiras internacionais. Dez milhões de visitantes vêm todos os anos para cerca de 150 feiras e exposições internacionais. As feiras têm como o intuito mostrar ao público alvo, novos produtos, que atenderam as suas necessidades e expectativas.

Austrália

A Austrália é um país pautado na liberdade econômica, 3º do mundo, possui a 13ª maior PIB, observando ainda, um PIB per capita maior que o do Reino Unido, Alemanha, França Canadá e Japão, demonstrando viés de exportador, saldo de aproximadamente US$50 bilhões, além de ser um país experimentando crescimentos sucessíveis, nos últimos anos, é de rara estabilidade política, no atual cenário mundial.

Etiópia

Os salários dos operários etíopes chegam ser até dez vezes menor que dos chineses, apesar de se tratar de um dos 20 países mais pobres do mundo, a economia Etíope cresce em velocidade vertiginosa. O plano de governo atual é tonar dela um centro de produção em massa, contando com os baixos custos de produção similar aos custos chineses

Holanda

Considerado o 12º país melhor para se investir, possui como atributos uma economia de mercado com elevado grau de produtividade, mão de obra com excelente nível de formação profissional, estabilidade política e econômica, desenvolvimento sustentável e uma logística invejável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (150.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com