TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Financeira na Pratica

Por:   •  15/11/2017  •  Monografia  •  5.866 Palavras (24 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 24

 INTRODUÇÃO

        A Análise Financeira é de extrema importância no Mercado Global. Não somente a própria empresa pode buscar informações sobre sí, ou rivais podem analisar a saúde de suas concorrentes, mas também as demais  e até pessoas físicas que buscam investir neste meio, costumam valer-se de tais ferramentas para definir a solidez dessas, de modo a investir seus capitais em negócios viáveis. Com isso, o  tema, “Análise Financeira”, será delimitado por “Verificando a viabilidade de se investir em uma empresa por meio de análise financeira: estudando uma sociedade de economia mista do setor bancário”.

        Com o problema “Analisando financeiramente, é viável investir na maior sociedade de economia mista do setor bancário brasileiro?”, este trabalho tem como objetivo geral  “Analisar financeiramente e verificar se é viável investir na maior sociedade de economia mista do setor bancário brasileiro”. Além disso, nosso trabalho terá como objetivos específicos:

a) Conceituar análise financeira;

b) Demonstrar as atividades que envolvem a análise financeira;

c) Mostrar a importância da informação ao Analista Financeiro;

) conceituar demonstrativos financeiros;

) conceituar balanço patrimonial;

) conceituar demonstrativo de resultado do exercício;

) Conceituar análise financeira;

) verificar as ferramentas de análise financeira;

) definir a empresa alvo;

) obter os dados da empresa alvo;

)  analisar os dados obtidos;

) definir se a empresa é viável para se investir.

        Com relação a metodologia, usaremos a classificação expressa por GIL (1991). Assim, do ponto de vista da abordagem do problema, nossa pesquisa foi Quantiativa, uma vez que nos valemos de dados financeiros fornecidos pela empresa-alvo para obtermos as informações desejadas. Do ponto de vista de seus objetivos, nossa pesquisa foi Conclusiva, haja visto que buscamos “responder um questionamento específico” (SEBRAE, 2001 apud DA SILVA, 2012),  que, em nosso caso, é a analise de viabilidade de se investir na empresa-alvo. Já do ponto de vista do procedimento técnico, a pesquisa será Bibliográfica, pois nos utilizaremos de literatura para nortear sobre o que pretendemos. Também será Documental, pois nos valeremos de informações que foram desenvolvidas pela própria empresa-alvo. E também será Ex-post-facto, pois analisaremos dados que já ocorreram na mesma empresa.

        Temos, como hipótese de nossa pesquisa, que a nossa empresa-alvo é apropriada para se investir, uma vez que possui solidez, ampla carteira de clientes, e uma receita e lucro liquido no exercício elevados, e que traz um retorno satifatório a seus acionistas. Para buscarmos comprovar tal hipótese, trataremos, no capítulo 1, sobre os conceitos de Análise finaceira, apresentando também suas principais atividades. Também veremos sobre a informação, instrumento padrão de trabalho do analista. Alénm disso, veremos os conceitos de Demonstrações Financeiras, estudando a DRE e o Balanço Patrimônial, que nos fornecem os dados para a análise.

        Este capítulo terá como base a obra de SILVA (2008), que informa que “a analise financeira é uma ferramenta que nos auxilia na avaliação da empresa. (…) Uma análise desenvolvida com base em dados confiáveis reduz o grau de incerteza decorrente da ausência de referências quantitativas”.

        No capitulo 2, veremos um pouco sobre a empresa-alvo de nossos estudos, além de realizarmos os passos da analise descritos no capitulo 1 deste, visando obter os indicadores que nos darão os resultados que comprovarão nossa hipotese. Para tanto, usaremos a obra de DINIZ (2015) como norteadora, em que ela nos informa que:

“O analista deve conhecer mais detalhes da organização e do seu mercado de atuação, para avaliar melhor suas decisões financeiras (investimento e financiamento). Ao ser interpretada dentro das características do setor de atividade da organização, a análise das demonstrações contábeis se torna bem mais consistente”.

 

1. ANALISE FINANCEIRA

        Em um ambiente de negócios competitivo como o atual,  todas as empresas tem que possuir uma coompreenção de si proprias e do meio a qual esta inserida. Tal ação serve para que a empresa possa se conhecer, descobrindo seus pontos fortes e fracos, para, assim, buscar o progresso de seus processos, visando reparar erros que possam causar perdas, de modo a manter e até crescrer sua carteira de clientes. Nesse artigo, nos ateremos a uma análise da empresa, com ênfase em suas finanças: a Análise Financeira.

        A análise financeira tende, para as empresas, ser de caráter econômico-financeiro. Uma organização pode usá-la para se auto-avaliar; outras, como bancos, para avaliar seus clientes, visando a viabilidade de se fazer ngócios com estes; já outras, buscam analisar deternimadas empresas para verificar para saber se compensa investir nestas; e outras, mais cuidadosas, analisam seus concorrentes, para mlhor compreenderem suas performances e redefinir suas próprias metas. Então, começaremos com o conceito de Análise Financeira.        

1.1  DEFININDO ANALISE FINANCEIRA

        Analise Financeira é o exame detalhado dos dados financeiros, bem como as suas conduções endogenas e exogenas, de acordo com SILVA (2008). Esta transcende as demonstrações contabeis. “Na verdade, o que nos interessa e a empresa e não as demonstrações contabeis. As demonstrações financeiras são apenas canais de imformação sobre a empresa tendo como objetivo principal subsidiar a tomada de decisão” (SILVA, 2008). MATARAZZO (2010) afirma que a análise de balanços começa onde termina a contabilidade. De fato, afirma que “o contador procura captar, organizar e compilar dados. (…) Seu produto final são aad demonstrações financeiras”, enquanto o analista “preoculpa-se com as demontrações que (…) precisam ser transformadas em informações que permitam concluir se a empresa merece (...) crédito, se é ou não é lucrativa, se vem evoluindo (…), se é eficiente (…), se irá falir ou s continuará”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (305.4 Kb)   docx (202.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com