TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Gerencial Google

Por:   •  18/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual é a empresa que foi atribuída para analisar?

Google Inc.


3) Qual é a abordagem principal do pensamento científico que fundamenta o modelo de gestão de empresa que o seu grupo analisou?


Gestão do Conhecimento - O Google valoriza o capital intelectual e todo o conhecimento obtido pela empresa como vantagem competitiva, sendo uma empresa com soluções e pessoas com capacidade de captar, reter, analisar e transformar grandes volumes de informação em conhecimento com o objetivo de se gerar valor e novas oportunidades de negócio.

Exemplo:

Page Rank (estratégia para pontuação e classificação de paginas);

Google Analytics (Permite a proprietários de sites rastrear onde e como as pessoas utilizam o seu site).


4) Quais são as duas outras abordagens do pensamento cientifico como coadjuvantes e, ou complementares que se destacam como fundamentos e sustentáculos do modelo de gestão de empresa que o grupo analisou?


Empreendedora – Investimento em pesquisa/desenvolvimento de novas tecnologias de forma a manter times internos com autonomia gerencial, busca de novas oportunidades de negócios, geração de novos produtos e tecnologias. Existe uma preocupação em manter a pro atividade dos seus colaboradores e de se atrair pessoas com os mesmos ideais (focadas em criar, inovar e que amem o que fazem);

Possui valores como “Ser uma empresa plana com um ambiente de colaboração” onde há pouca hierarquia (horizontal), favorecendo a interação entre os departamentos e as áreas de conhecimento, sempre com o foco em inovar.

 E ainda a empresa possui uma cultura informal (você pode ser sério sem usar terno, o trabalho deve ser desafiador e os desafios devem ser divertidos),

Exemplo:

Colaboradores são convidados a utilizar 20% do seu tempo em trabalhos e projetos que lhe interessam;

Virtual – Firmando diversas parcerias conforme abaixo, oferecendo serviços customizados de acordo com a necessidade dos seus clientes

Exemplo (Parcerias):

GeoEye visando o lançamento de satélite que fornece imagem de alta resolução utilizas pelo Google Earth;

Nasa relacionada a Pesquisa de Nanotecnologia e Armazenamento de grande volume de dados;

AOL (Time Warner) visando o aumento de serviços de busca de vídeo;

Exemplo (Aquisição):

YouTube – Portal streaming de vídeos;

Aardvark – Motor de Busca em Rede Social;


5) Qual é a estratégia macro da empresa?

A estratégia macro da empresa é se expandir seja por meio de aquisições de novas empresas ou de novas parcerias firmadas em diversos seguimentos de mercados (serviços virtuais, armazenamento de dados, telefonia móvel, geração de energia, etc), sempre visando se manter como a número um no mercado e ainda ser uma empresa lucrativa.

Através do seu motor de pesquisa fornece as informações para seus usuários “clientes” assegurando que os resultados mais relevantes sempre apareçam primeiro através da tecnologia do seu software sendo neste momento que entra o carro chefe da empresa e a geração de lucro através de publicidade pelo Adwords/Adsense, onde o primeiro permite a anunciantes exibir anúncios na rede de conteúdo do google e o segundo permite aos proprietários de um website exibam seus anúncios em seu site e ganhem dinheiro com todos os anúncios que são clicados;

6) Com base na sua especialidade (naquilo que você gerencia na empresa), identifique qual é a inovação? Qual é o posicionamento estratégico em relação à sua área? Como ela se diferencia? Como a especialidade contribui para o desempenho alcançado pela empresa analisada no caso?

A forma como é tratado o capital humano dentro da empresa;


 

7) Identifique pelo menos 5 fatores de excelência presentes no modelo de gestão e de operação desta empresa que contribuem de forma decisiva para a manutenção do poder competitivo e do crescimento contínuo da empresa analisada?


A capacidade de se gerar valor utilizando novas tecnologias e por meio de pesquisa
 – Pesquisa de novos recursos de hardware, software, geração de energia, nanotecnologia;

A capacidade de se descobrir novas formas de se pensar e de trabalhar, permitindo a inovação – Investe em diferentes tipos de mercados, utilização de novas soluções visando resolver problemas exemplo: a utilização de balões para levar wi-fi em áreas antes inacessíveis, utilização de energia solar para alimentar os seus servidores no campus da universidade de Carnegie e ainda a utilização de cabras para evitar incêndios nos gramados do Googleplex em períodos de seca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com