TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Macroeconômica de taxa de juros em economia empresarial

Por:   •  5/5/2018  •  Artigo  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

IBMEC ONLINE

ALVARO JOSÉ LOSS JUNIOR

ANALISE MACROECONOMICA DE TAXA DE

JUROS EM ECONOMIA EMPRESARIAL

SÃO GABRIEL DA PALHA - ES

2018

Antes de se analisar o como a taxa de juros ao consumidor amplo, dado pela Selic, afeta os preços dos bens que as famílias consomem. Vamos conceituar juros. Segundo EBELING (2012), “o tempo é um elemento inseparável da condição humana”, e como tal as preferências temporais vêm a agregar a diversidade de opções econômicas. Gastar ou economizar? Sempre é uma questão a ser verificada, e a taxa de juros é a informação mais relevante para se tomar uma decisão destas. Em uma simplificação crassa, a taxa de juros é o aluguel do dinheiro. A recompensa por se abster de consumir e pensar no consumo futuro como mais prazeroso que o consumo presente.

No entanto, na economia contemporânea, sabe-se que quanto mais etapas de produção mais eficientes são os resultados finais e mais dependentes de tomada de crédito são estes empreendimentos. Se não vejamos: qual a cadeia de produção para se criar um carro popular em 2018? Não é parte do escopo deste artigo a discussão aprofundada do quão longa é tal cadeia e do quanto ela se ramifica. Mas se compararmos esta mesma cadeia de produção com a cadeia de produção de uma carruagem egípcia do velho império (séc XXIII a.C) que deveria ser feita com juncos e cedro da própria região, percebemos o quão mais complexo é para se criar um artefato hoje do que em um passado distante, e que de modo geral, um artefato mais complexo é mais eficaz em seu uso. Todavia, para manter uma cadeia de produção longa é necessária uma taxa de juros razoável para a tomada de crédito. Onde se pode verificar que de modo geral, quase nenhuma empresa de grande porte sobrevive sem crédito, e este se torna um insumo essencial para as suas operações. Entretanto, para manter uma taxa de juros em níveis onde a tomada de crédito é salutar para as empresas, é necessária uma poupança anterior. Eis aí uma demonstração clara da lei de oferta e procura. Quanto maior os valores poupados por uma sociedade, menores são as taxas de juros e mais razoável é a tomada de empréstimos. Percebe-se aí que uma taxa de juros flutuante e a livre competição entre os bancos para atrair poupadores e investidores, para balizar os montantes emprestados e os montantes sobre custódia é profundamente salutar à economia. Porém não é assim que ocorre no Brasil.

A taxa Selic (Sistema especial de liquidação e custódia), também conhecida como taxa básica, é a taxa de refinanciamento interbancário, de bancos com bancos e de bancos com o banco central. Como a maior parte dos fundos de investimentos são atrelados ao DI, e este à taxa Selic, pode-se afirmar que a taxa Selic é a taxa média de juros presente no sistema financeiro nacional.

Segundo MUNHOZ (2017), a taxa de juros é um dos fatores de destaque para ditar os rumos da economia do Brasil. Segundo ele:

o aumento dos juros, que elevou as despesas das famílias de uma estimativa de R$ 300 bilhões em 2013, para R$ 580 bilhões em 2016,         reduzindo o poder de compra e a demanda, iniciou um processo de reversão, acompanhado pelo recuo da Selic.

Como já dito, o aumento da taxa de juros encarece o processo empreendedor, já que todo empreendedor precisa de crédito como insumo de produção. E nesta citação, Munhoz afirma que uma redução na taxa de juros é um alívio ao consumidor amplo, e tal alívio faz ele demandar mais bens de maior valor agregado, e movimentar a economia. De modo geral, há a questão de que a taxa Selic não consegue nunca ser coerente, já que ela é imposta ao mercado, e não emerge dele. Uma taxa de juros flutuante seria mais flexível e iria se adequar mais aos desejos do consumidor. Por outro lado, ao aceitar a imposição da taxa básica de juros, há o claro estímulo à compra de dinheiro ou a poupança. O Estado impõe uma postura às famílias de consumir ou de poupar, mesmo elas tendo preferências temporais diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com