TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Orgânica Qualitativa: Identificação de Grupos Funcionais Oxigenados.

Por:   •  1/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

ADRIELE OLIVEIRA

ALICE VILELA

DHEIBY SANTANA

Análise Orgânica Qualitativa: identificação de grupos funcionais oxigenados.

Salvador – BA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

ADRIELE OLIVEIRA

ALICE VILELA

DHEIBY SANTANA

Análise Orgânica Qualitativa: identificação de grupos funcionais oxigenados.

Relatório apresentado como parte da AV3 da disciplina Química Orgânica, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Orientador (a): Aldenor Gomes

Salvador – BA

2018

Introdução

De acordo com Russel (2012), os compostos orgânicos eram aqueles encontrados nos organismos vivos ou produzidos por estes, e, portanto, faziam parte dos processos vitais. Todos os outros foram classificados como compostos inorgânicos. Além disso, a doutrina prevalecente, a do vitalismo, colocava uma barreira instransponível entre ambos, uma vez que os compostos orgânicos seriam dotados de uma “força vital” que os tornariam diferentes dos outros compostos. Em 1828, Friedrich Wöhler demonstrou que a teoria dos vitalistas estava equivocada e hoje em dia os termos orgânico e inorgânico são usados independentemente da ausência ou presença da “força vital”.

Um dos grupos mais importantes funções orgânicas é aquele que contém oxigênio em sua composição química. O oxigênio, depois do carbono e do hidrogênio, é um dos elementos mais frequentemente encontrados em moléculas orgânicas

As funções oxigenadas são constituídas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Por meio dos diferentes arranjos entre os átomos desses elementos e diferentes tipos de ligações entre eles, formam-se grupo funcionais dos álcoois, fenóis, ácidos, etc.

Inúmeros testes são utilizados para a caracterização e identificação dos compostos orgânicos, os quais são de grande relevância no campo da química. Cada grupo funcional expõe características próprias, o que facilita a sua identificação. Os testes qualitativos, que são de fácil efetuação, possibilitam a caracterização de grupos funcionais. A identificação é realizada através da observação, visualmente, das possíveis mudanças físicas provocadas pelas reações químicas. Partindo da evidenciação experimental, é possível concluir qual grupo funcional está presente na amostra em questão.

Neste experimento, foram realizados vários testes com solventes (acetona,1-Butanol, isopropanol, clorofórmio, éter etílico e hexano), para identificar a presença ou não de oxigênio, hidroxila e carbonila. Vale resultar que a pesquisa com da hidroxila não foi realizado, porém foi possível identificar a partir da formula estrutural dos solventes a presença ou não da hidroxila.

Objetivos

Reconhecer os grupos funcionais a partir de sua cor e/ou formação de precipitado diante de algumas reações e identificar amostras orgânicas desconhecidas.

Materiais utilizados

• 21 Tubos de ensaio;

• Estante para tubos de ensaio;

• 07 Pipetas ou provetas (10 mL) – para medir o volume dos solventes;

• 02 Conta-gotas;

• Solução de 2,4-dinitrofenilhidrazina;

• Cristais de iodo, I2;

• Hidróxido de sódio, NaOH (em pastilhas);

• Espátula;

• Dissulfeto de carbono, CS2;

• Éter etílico.

• Solventes testados:

o Acetona;

o 1-Butanol;

o Isopropanol;

o Clorofórmio;

o Éter etílico;

o Hexano.

Procedimento experimental

1. Pesquisa de oxigênio

Em tubos de ensaio numerados contendo 2 mL de amostra (solvente), adicionamos quatro (4) cristais de iodo; em seguida agitamos suavemente o tubo de ensaio, de cada amostra,observamos a cor da solução. Quando apresentada a cor castanha (marrom), indica a presença de oxigênio na amostra. Se a cor for violeta, indica a ausência de oxigênio. Os resultados foram anotados e posteriormente será discutido.

POSITIVO: cor marrom.

NEGATIVO: cor violeta.

2. Pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com