TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Qualitativa da enpresa BRF

Por:   •  15/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE

CURSO SUPERIOR DE TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA

JÉSSICA DUARTE

JÉSSICA SILVA

JULIANA GOULART

LUANA ARAÚJO CARVALHO

RELATÓRIO E ANÁLISE DA EMPRESA BRF

CANOAS - RS

2016

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a empresa BRF, e verificar como a mesma se comporta nos aspectos macroeconômicos, setoriais, e por fim analisar o comportamento da empresa no âmbito qualitativo e quantitativo

 

Palavras Chave: a definir

.


 SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO        

1.1 Políticas Macroeconômicas do Brasil        

1.2 Risco-País        

1.3 Contexto Externo        

2 ANÁLISE SETORIAL        

3 ANÁLISE QUANTITATIVA DA EMPRESA        

4 ANÁLISE QUALITATIVA DA EMPRESA        

REFERÊNCIAS        


1 APRESENTAÇÃO

  1. Políticas Macroeconômicas do Brasil

A empresa estudada aqui neste relatório é a BRF, que atua no ramo de alimentos a mais de 80 anos, tendo segmento em produtos como carnes, alimentos processados, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) indústrias de alimentação representam 9,5% do produto interno bruto (PIB). A BRF destaca-se nacionalmente como uma das maiores processadoras de carne de frango, contribuindo de forma significativa para que o Brasil se tornasse em 2015 o segundo maior exportador de carnes de frangos do mundo, superando até mesmo a China. Mas apesar destas perspectivas positivas, a situação atual deste setor está sofrendo algumas turbulências, podendo impactar diretamente nestes dados, devido a fatores como retração nas vendas para a China, segundo maior comprador de carne de frango do Brasil, alta nos insumos, como por exemplo, o do milho e farelo de soja, utilizados na produção de ração animal, nos quais sofreram uma forte elevação de preços e que consequentemente estão impactando negativamente nos resultados a curto prazo das empresas deste ramo e ainda devido à falta de estímulo cambial, onde à valorização do real frente ao dólar diminui a competividade de vendas externas. A elevação de insumos e baixa na exportação acabou provocando uma pressão extra na inflação, no final de setembro o IPCA-15 do país acumulou uma alta de 8,48% nos últimos doze meses. Conforme dados do terceiro relatório trimestral da BRF, outro fator que ainda preocupa é o cenário macroeconômico do país que “continua fraco, impactando negativamente volumes e mix de produtos.” Como a economia ainda está em fase de estabilização, a população continua insegura no consumo, fazendo mais restrições de investimento e compras. Indicadores do PIB trazem previsões negativas para economia do Brasil, pois será o segundo ano consecutivo que o nível de atividade econômica estará em queda. No segundo trimestre deste ano o PIB brasileiro caiu 0,6% comparado com os três últimos meses, deixando o país na lanterna mundial de um ranking de 34 países.

1.2 Risco-País

O risco-país é um índice que determina o grau de instabilidade econômica de cada país, assim, com relação ao Risco-Brasil podemos observar que houve uma melhora significativa nos seus indicadores desde a posse do atual governo em maio, pois em dezembro de 2015 o país teve um dos seus piores indicadores chegando a 495,09 pontos, devido à grande instabilidade política que se encontrava. Anúncios de medidas saneadoras da economia e das contas públicas do novo governo contribuíram para a melhoria de credibilidade diante do país, com um sinal de recuperação expressiva. Conforme o site do Portal Brasil “entre a data em que o governo anunciou a proposta que cria um teto para os gastos públicos (24 de maio) e 20 de outubro, o Risco Brasil, medido pelo Credit Default Swap (CDS), caiu 26,47%”. Diante destas propostas anunciadas, percebeu-se também uma elevação significativa na Bovespa, em apenas cinco meses, a bolsa subiu 29,92% e a valorização do real frente ao dólar foi para 12,32%, ou seja, a moeda brasileira vem se fortalecendo, fazendo com que o Brasil recupere aos poucos a sua credibilidade. Apesar dos indicadores serem positivos para o país, fatores como a apreciação da moeda nacional, junto com a alta do milho implicaram nos resultados da empresa aqui em estudo, a BRF viu seu lucro líquido diminuir 97,4% na comparação anual.         A valorização do real atingiu o potencial de exportação da empresa, diminuindo a competitividade de exportadores, conforme o relatório trimestral da BRF publicado em outubro deste ano, “relevantes mercados importadores (como Arábia Saudita, Japão e Europa) estão com níveis de estoques locais elevados.” Assim, a solução a curto prazo da empresa está sendo reduzir os custos de produção e despesas, ações como desativação de abatedores de frangos já estão sendo implantadas, como ocorreu em MT e GO, na qual atingiu cerca de 1,2 mil funcionários.

 

1.3 Contexto Externo

e seus reflexos no desempenho do setor e da empresa analisada. Como, no geral, serão avaliadas empresas de grande porte, é provável que, se não todas, muitas delas sofram a influência do cenário externo na dinâmica dos seus negócios. Neste sentido, é importante avaliar como o comportamento da demanda externa influencia os preços de comercialização e as quantidades comercializadas. É possível que algumas empresas tenham seus custos modificados a partir

2 ANÁLISE SETORIAL

Ainda que as empresas selecionadas sejam players (relevantes), não estão sozinhas nos mercados em que atuam. No geral, são companhias que competem de forma acirrada com companhias de igual tamanho ou até mesmo maiores, muitas delas, igualmente, com presença tanto no mercado local quanto em mercados internacionais. Assim, neste item da análise, os grupos deverão fazer algumas considerações sobre o comportamento/desempenho de duas ou três empresas que concorrem diretamente com a empresa analisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com