TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Swot

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

1.1 A EMPRESA

A empresa alvo do estudo é a ELUMA (2018) localizada no Bairro de Utinga na cidade Santo André, unidade de produtos de cobre, de semielaborados de cobre e suas ligas (latão e bronze). Na planta são produzidos os laminados, os arames, as barras e perfis de cobre e suas ligas, a partir dos quais são fabricadas peças e componentes para as indústrias automotivas, de eletroeletrônica, vestuário, ferragens, metais sanitários, estamparias, usinagens, entre outras. Com a criação da nova fábrica em outubro de 2013, que possui a mais avançada tecnologia para produção de tubos de cobre, são produzidos tubos utilizados em aparelhos de ar condicionado domésticos e industriais, compressores, componentes e dezenas de outros sistemas de refrigeração, além de tubos destinados à construção civil.

No setor de logística, os produtos que são enviados pela fábrica para o Centro de distribuição, que internamente é chamado de armazém são estocados em armazém por seguimento armazém para cada tipo de produto um para barras e perfis, um para produtos laminado e outro para tubos e conexões.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

O problema verificado na empresa é o armazenamento de produtos acabados, enviados pela fábrica que serão estocados no armazém e aguardar a solicitação do cliente para o envio do material. Este processo é realizado ao mesmo tempo em que são feitos os carregamentos de produtos para ser entregue aos clientes, que enviam os caminhões para fazerem a coleta de seus produtos e não querem ficar aguardando para a realização deste processo.

1.3 ANALISE SWOT

Forças: União da equipe e organização do estoque.

Fraquezas: Gargalo na carga e descarga e falta de equipamento e mão de obra.

Ameaças: Produto cotado em dólar e descontentamento do cliente.

Oportunidades: Satisfação do cliente e capitação de novos clientes.

2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Conceito: Conforme Taylor devido a mecanização e com a introdução de novas tecnologias se faz necessário a intensa capacitação dos recursos humanos e a presença de um líder para comandar a equipe operacional.

Relação: Antes de contratar um novo colaborador com qualificações especificas para determinada função é verificada a possibilidade de capacitar a mão de obra existente.

O poder de comando é claro, pois os líderes do setor utilizam capacetes de cor diferente para serem identificados.

2.2 ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA

Conceito: De acordo com Fayol as teorias da administração podem evidenciadas na redução da jornada de trabalho e divisão de turnos, bem como na organização de seu ferramental e local de trabalho.

Relação: Na Eluma a produção trabalha em três turnos, porém, observa-se uma deficiência no setor objeto do estudo (Armazenamento), o qual opera apenas em dois turnos.

Observa-se também a organização dos equipamentos.

2.3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Conceito: Conforme as teorias das relações humanas de Elton Mayo pode-se notar que no setor de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com