TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Importância das ferramentas de Fluxo de Caixa

Por:   •  17/4/2017  •  Monografia  •  4.808 Palavras (20 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 20

Análise da importância das ferramentas de Fluxo de Caixa e gestão de capital giro para as micro e pequenas empresas do setor educacional.

Acadêmico:

Vinícius Rodrigues Neves

viniciusfunorte@yahoo.com.br

Orientador:

Reginaldo Morais de Macedo

remmac@ig.com.br

Faculdades Integradas Do Norte De Minas – Funorte

Avenida Osmane Barbosa, 11.111 - JK

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE FLUXO DE CAIXA E GESTÃO DE CAPITAL GIRO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR EDUCACIONAL

Montes Claros

Junho / 2010


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pela força, pelo dom da vida e pela permissão de realização de trabalho. A meus pais pelo interesse e incentivo no decorre destes quatro anos de academia, à namorada e companheira, por sua compreensão e incentivo nos momentos de incerteza. Ao professor Reginaldo Morais de Macedo pela paciência e compreensão, pelo apoio e confiança na orientação deste trabalho. Também a todos os professores que muitos contribuíram ao decorrer de toda essa jornada. Aos colegas de Faculdade e companheiros de viagens nestes quatros anos de estudo. A todos os amigos que direta e indiretamente colaboraram para que realizássemos este objetivo. Aos professores que aceitaram o desafio de compor a Banca, agradeço sensibilizado.


ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE FLUXO DE CAIXA E GESTÃO DE CAPITAL GIRO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR EDUCACIONAL

Resumo

As exigências impostas pelo ambiente de negócio, obrigam aos micro e pequenos empresários a buscarem novas formas de gerir e controlar os recursos financeiros, nesta perspectiva, a ferramenta administrativa fluxo de caixa, que é de grande auxílio aos que buscam eficiência e eficácia organizacional. Partindo deste princípio, objetivou-se analisar a gestão do demonstrativo de fluxo de caixa como instrumento para maior eficiência e eficácia financeira e auxílio nos processos decisórios das micro e pequenas empresas do setor educacional. Realizou-se uma ampla pesquisa de ordem bibliográfica, com o objetivo de analisar a literatura acerca dos conceitos, definições, e demais aspectos que dizem respeito aos controles da gestão financeira, enfatizando a importância do demonstrativo de Fluxo de Caixa na administração financeira das micro e pequenas empresas no setor educacional. Observou-se, assim, que as empresas de micro e pequeno portes do segmento educacional encontram-se em condições semelhantes às de outros setores, pressionadas a adequarem seus modos de gestão. O fluxo de caixa entra como um instrumento de controle financeiro, cuja finalidade é demonstrar entradas e saídas de recursos de caixa, permitir projeção de situações futuras do caixa, visando prognosticar antecipadamente a necessidade da empresa, fazendo frente à incerteza do mercado. Desta forma, pôde-se concluir que, o demonstrativo de fluxo de caixa pode vir a ser um formidável instrumento de análise e controle financeiro para micro e pequenas empresas educacionais, permitindo um maior desempenho e tomadas de decisões adequadas econômicas dentro da empresa.

Palavras-chave: Fluxo de Caixa, Controle Financeiro, Micro e pequenas empresas

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE FLUXO DE CAIXA E GESTÃO DE CAPITAL GIRO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR EDUCACIONAL

Abstract

The requirements of the business environment, require micro and small entrepreneurs to seek new ways to manage and control the financial resources to this end, the cash flow management tool, which is of great help to those who seek efficiency and organizational effectiveness. On this basis, aimed to examine the management of cash flow statement as an instrument for greater efficiency and effectiveness and financial aid in decision making processes of micro and small enterprises in the education sector. We performed an extensive literature search of order, with the aim of analyze the literature about the concepts, definitions, and other matters that relate about controls of financial management, emphasizing the importance of the statement of cash flow in the financial management of micro and small businesses in the education sector. It was observed, that, businesses of micro and small sizes of the educational segment are in similar conditions to those of other sectors, under pressure to adapt their management methods. The cash flow from such an instrument of financial control, whose purpose is to show incoming and outgoing cash resources, enabling projection of future situations of the box, aiming to predict in advance the company's need as they face the uncertainty of the market. However, it was concluded that the statement of cash flow can become a formidable tool for financial analysis and control for micro and small educational business, allowing an increased performance and taken appropriate economic decisions within the company.

 

 

Key-Words: Cash Flow, Financial Control, Micro and small enterprises

INTRODUÇÃO

As exigências impostas pelo ambiente de negócio, as informações, agora disponíveis de forma ampla e irrestrita, obrigam aos empresários a buscarem novas formas de administrar e controlar os recursos de sua empresa para que sejam usados de maneira adequada a fim de alcançar os objetivos organizacionais.

Segundo Machado (2005) com a abertura da economia brasileira ao chamado processo de globalização, acompanha do acelerado avanço das tecnologias, os diversos sistemas produtivos das empresas sofrem mudanças estruturais constantemente que se refletem significativamente nos métodos de administrar uma organização.

Evidentemente que, neste quadro de mudanças, as empresas de micro e pequeno porte, segundo Machado (2005), têm posição de destaque por contribuírem de maneira significativa para a sociedade com empregos, estímulos competitivos, inovações, além de demonstrar uma vital participação na economia do país.

        Atualmente, em face da grande competitividade as empresas devem realizar suas atividades no sentido de se diferenciar para obter êxito em seus negócios e atingir a eficácia e eficiência organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (314.7 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com