TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de usar os fluxos de caixa nas empresas como uma ferramenta de gestão para a tomada de decisões, especialmente em pequenas empresas

Relatório de pesquisa: A importância de usar os fluxos de caixa nas empresas como uma ferramenta de gestão para a tomada de decisões, especialmente em pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.061 Palavras (13 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

KELLEM RENATA DE FREITAS VILHENA

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Santarém

2013

KELLEM RENATA DE FREITAS VILHENA

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Prof. Fábio proença, karen Manganotti, Vânia Silva e Janaína Vargas

Santarém

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo esclarecer algumas duvidas sobre finanças empresarias para gestão financeira, os principais desafios das empresas é buscar, através das ferramentas certas, planejar e implementar estratégias de sucesso, devido a um mercado cada vez mais competitivo. O fluxo de caixa faz parte dessa estratégia, pois é um instrumento do planejamento e controle financeiro capaz de gerar inúmeras informações pertinentes à empresa, na qual irão orientar o administrador a projetar as receitas, despesas, custos e investimentos, o orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma.

Este trabalho objetiva demonstrar a importância da utilização do fluxo de caixa nas empresas, como instrumento gerencial da tomada de decisões principalmente nas pequenas empresas. Apresentar-se-á um modelo específico de fluxo de caixa para pequena empresa, demonstrando a sua utilidade e importância como ferramenta gerencial.

Este é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. A eficiência, a eficácia e a efetividade práticas do sistema de planejamento financeiro e orçamento dependerão da cúpula diretiva, cabendo-lhe informar as macropolíticas de atuação e realizar as correções necessárias para que se constituam em importantes instrumentos de trabalho à organização. Mas, é importante que a gerência e as pessoas que participam do processo orçamentário estejam comprometidos com o sucesso do mesmo.

Todo o processo de gerenciamento contábil tem seu ponto culminante, em termos de controle, no orçamento empresarial. O orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia.

Fluxo de Caixa é a principal ferramenta da gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os investimentos. É uma representação gráfica e cronológica de entradas (ingressos) e saídas (desembolsos) de recursos financeiros na empresa. A partir da elaboração do fluxo de caixa, é possível verificar e planejar eventuais problemas de caixa para cobrir obrigações, ou excesso de dinheiro parado, sem render nada ao estabelecimento.

O principal objetivo do fluxo de caixa é possuir uma visão geral das entradas e saídas de recursos financeiros. Através disso a empresa poderá planejar as necessidades de captação e verificar as melhores fontes de crédito para não incorrer em problemas de liquidez por pagar juros muito altos, quitar as obrigações dentro do vencimento, como também aplicar de forma rentável as sobras de caixa.

A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado. Assim, após o ocorrido os dados são comparados para avaliar o que aconteceu com o que havia sido projetado. Caso ocorra algum fato que não estava previsto, isso faz com que sejam alterados os dados para o período projetado. Como o sócio espera rentabilidade sobre seu capital investido, uma operação que traga risco para a empresa, pode comprometer o resultado de tal período e até mesmo do futuro da empresa. Sem a análise do risco e da rentabilidade, não se prevê qual resultado o investimento pode trazer. Antes de cada operação, é preciso analisar os fatores que influenciam a mesma, identificando os pontos fortes e fracos e qual o rendimento que tal operação irá trazer.

Para Zdanowicz o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado. Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que irá receber e o que irá pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, bem como a busca de recursos quando existir déficit no caixa da empresa. A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado.

O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com