TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Matriz SOWT da Empresa Marmoraria Rocha

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

        [pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

SUMÁRIO[pic 18]

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        7

Análise da Matriz SOWT da Empresa Marmoraria Rocha        7

Diagnóstico da Empresa Marmoraria Rocha        7

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

O poder decisório é a capacidade de escolher, em um dado momento difícil, a melhor alternativa a ser adotada. Incialmente faz se um levantamento das necessidades da organização e em seguida traça se o planejamento de modo estruturado.

Tal processo envolve estratégias competitivas, que segundo Porter são organizadas em cinco forças: Os concorrentes, pois em alguns ramos de negócios, os concorrentes são inimigos perigosos pois este já tem um posicionamento e atrai uma grande parcela do mercado; os novos entrantes, refere se aos novos concorrentes que ameaçam seu negócio; Produtos substitutos, se refere a todo ou tudo que possa substituir o produto oferecido; os fornecedores, é preciso relação positiva com os fornecedores de maneira que se consiga bons preços, qualidade e facilidade de pagamento; por fim, os Clientes, saber se há público para o que está sendo oferecido e/ou ainda se estes satisfazem as necessidades ou desejos dos clientes.

Mesmo observando as cinco forças de Poter não é suficiente, sendo necessário ainda adotar uma estratégia Genérica para sobreviver no mercado.

Poter dispõe de três pontos de estratégias genéricas, sendo elas: Custo, onde o mais relevante é produzir em grande volume para minimizar os gastos do processo de logística, sendo o preço o principal atrativo. Outro ponto é a diferenciação, onde há um número significativo de investimento no posicionamento do mercado a fim de oferecer produtos diferenciados. O último ponto a ser apontado é o Foco, onde a organização escolhe a segmentação do mercado em que deseja atender por meio da diferenciação ou dos custos.

Existem ainda, alguns pontos relevantes na tomada de decisão, podendo este ser embasado em instintos, em crenças subconscientes e conscientes, em valores e em intuição.

Na sociedade da informação, ao mesmo tempo em que as informações são consideradas o principal patrimônio de uma organização, estão também sob constante risco, como nunca estiveram antes. Com isso, a segurança da informação tornou-se um ponto crucial para a sobrevivência das instituições.

Na época em que as informações eram armazenadas apenas em papel, a segurança era relativamente simples. Bastava trancar os documentos em algum lugar e restringir o acesso físico àquele local. Com as mudanças tecnológicas e com o uso de computadores de grande porte, a estrutura de segurança ficou um pouco mais sofisticada, englobando controles lógicos, porém ainda centralizados. Paralelamente, os sistemas de informação também adquiriram importância vital para a sobrevivência da maioria das organizações modernas, já que, sem computadores e redes de comunicação, a prestação de serviços de informação pode se tornar inviável.

Realizar um diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. Consiste numa análise minuciosa da organização, cujo propósito é levantar todas as características. Um diagnóstico empresarial pode contribuir para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e define um roteiro geral do processo de decisão, não se trata de uma avaliação técnica, mas de um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A empresa escolhida para a pesquisa se trata de uma empresa do ramo de mármores e granitos. A Marmoraria Rocha tem por razão social Rocha & Vasconcelos Marmoraria LTDA – ME, CNPJ 12.755.1000/31 e Inscrição Estadual. Localizada em Conceição do Araguaia - Pará, na Av. Fernando Guilhon, Nº 1349, Emerêncio. Uma empresa de médio porte, no qual iniciou suas atividades em outubro de 2010; sendo assim tem 06 anos atuando no atendimento do mercado de corte e lapidação de mármores, granitos e similares em Conceição do Araguaia e região, tendo em média um faturamento anual de R$100.000,00.

A empresa possui 12 funcionários organizado da seguinte maneira, 1 sócio majoritário e gerente geral, 01 sócia investidora, 01 assistente administrativo, 01 gerente de produção, 03 marmoreiros, 02 ajudantes de marmoreiros, 01 cortador de chapa, 02 ajudantes de montagens e entregas, 01 entregador e montador.

A empresa está inserida no simples nacional. Atendendo pessoas de faixas etárias entre 25 e 65 anos, de ambos os sexos, e que geralmente se encontram em processo de reforma e/ou construção. A procura pelos materiais de tons de cor cinza, verde, preto e branco são constantes, materiais de cores diferentes, como rosa ou marrom, tem uma procura mais baixa. As vendas são comuns durante o ano inteiro, mas se intensifica próxima a data comemorativa do dia dos finados.

O pagamento é feito de quatro formas distintas: à vista (em dinheiro), crediário da loja, cartão (crédito e débito – até 3x) e cheques (à vista ou pré-datados). As formas mais procuradas são por meio de crediário e cheques. Além do atendimento às pessoas físicas, ainda há o atendimento às pessoas jurídicas – pequenas, médias e grandes.

Os materiais abrasivos (lixas, catalisadores, massa plástica...) são fornecidos de São Paulo - SP, sendo estes comprados quinzenalmente. As chapas de pedras de mármores e granitos são encomendadas de Cachoeira de Itapemirim – ES, por sua vez compradas mensalmente. Materiais de segurança do trabalho e maquinários, comprados sempre que necessário, são oferecidos por representantes regionais de empresa de grande porte com sede em Goiânia e São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com