TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da posição competitiva da empresa (Análise de Porter)

Por:   •  7/4/2019  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Análise da posição competitiva da empresa (Análise de Porter)

A análise de Porter trata-se de uma versão da análise SWOT que privilegia a influência do ambiente externo sobre a empresa. É um instrumento que permite caraterizar as forças externas (ameaças) que maior influencia podem ter sobre a empresa e, quais delas podem ser influenciadas, ou seja, moldadas pelas decisões estratégicas de modo a tornarem-se em oportunidades.

Michael Porter, sugere a existência de cinco forças competitivas presentes em qualquer empresa.

A ameaça de entrada de novos concorrentes

O nível de ameaça de entrada de novos concorrentes num mercado é determinado pela qualidade e intensidade das barreiras à entrada neste mercado, podendo ser identificadas diversas barreiras, nomeadamente:

  • Economia de escala, isto é, os benefícios associados à comercialização em larga escala. A existência de escala nas operações de uma ou mais empresas num mercado, obriga a que os novos concorrentes têm que entrar com uma dimensão relevante, ou enfrentar desvantagens nos preços.
  • Nível de diferenciação dos produtos e a força das marcas presentes no mercado, que obrigam os novos concorrentes a realizar elevados investimentos de marketing, para procurar entrar com os seus produtos.
  • Capacidade de acesso aos canais de distribuição, em mercado em que a concorrência já possui redes funcionais;
  • Política do governo, porque este define as condições de emissão de licenças de funcionamento, porque define os requisitos específicos a satisfazer pelos produtos, ou porque subsidia atividades.

Poder negocial dos clientes e poder negocial dos fornecedores

Estas duas ameaças dependem, nomeadamente:

  • Da dimensão dos clientes/fornecedores, exemplo: veja-se o caso de um cliente que é uma cadeia de distribuição, ou de um grande hipermercado. O respetivo poder negocial tende a impor as condições à empresa);
  • Da especificidade do produto e das matérias-primas, exemplo: a maior ou menor facilidade com que a empresa pode mudar de fornecedor de matérias, ou que um cliente dos produtos da empresa pode mudar para um concorrente.

A empresa pode combater estas ameaças através de estratégias de concentração a montante (aquisição de fornecedores) ou a jusante (aquisição de canais de distribuição);

Existência de produtos substitutos

A disponibilidade no mercado de produtos alternativos coloca constrangimentos ao nível de fixação de preços, limitando a capacidade da empresa para gerar resultados.

Os produtos substitutos surgem com a maior intensidade em mercados com elevado nível de inovação tecnológica ou quando as especificações do produto que a empresa coloca no mercado permitem aos clientes trocar de fornecedor sem grandes custos.

Rivalidade competitiva

A intensidade da rivalidade competitiva presente num mercado é determinada pelo número de concorrentes, sua dimensão e pelas condições em que o mercado funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com