TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Uma Pequena Empresa Se Torna Competitiva

Casos: Como Uma Pequena Empresa Se Torna Competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Ser competitiva um grande desafio enfrentado pelas pequenas empresas, pois com o número crescente dos concorrentes inseridos no mercado e as transformações que ocorrem em todo mundo surge a necessidade de se buscar alternativas de vantagens competitivas para se manter no mundo globalizado. Para ser competitivo é necessário ter uma visão estratégica visando sempre o futuro, estar preparado para novas oportunidades. Em uma estratégia competitiva é necessário observar alguns fatores importantes para seu desenvolvimento como a influencia dos fornecedores, a organização interna, os canais de distribuição e o comprador, pois estes formam uma cadeia de valores que influencia no desempenho da organização.

Outra formar de se tornar competitiva são as alianças criadas entre pequenas empresas com objetivo de cooperação de conhecimentos para obtenção de vantagens competitivas preservando suas individualidades. Existem dois tipos de alianças: as contratuais, onde as relações são por meios de contrato, onde o objetivo é desenvolver, planejar, comprar, comercializar produtos e serviços visando cooperação entre as partes sem perder individualidade com a formação de uma nova firma e as joint ventures onde os parceiros fornecem o capital e recursos com o objetivo de criar uma nova empresa que ira gerir estes recursos.

Alguns aspectos que também deve ser observado e levado em conta para que a empresa seja competitiva, os aspectos econômicos que esta diretamente ligado a economia do país como as taxas de juros, distribuição de renda, PIB entre outros, os comportamentais onde deve observar as prioridades dos clientes seus hábitos de compras e também os aspectos mercadológicos ligado no que esta acontecendo no ambiente formado por fornecedores, concorrentes, lançamentos, moda, liquidação, promoções etc, ser flexível para construir arranjos organizacionais valorizando a estrutura simples, dinâmica, inovadora e sensível às exigências do mercado promovendo um atendimento personalizado atendendo as necessidades de consumidor com qualidade , inovação, credibilidade. Enfim as micros e pequenas empresas devem estar ligadas no mercado como um todo, no que esta acontecendo ao seu redor, ser inovador, ter um diferencial.

http://www.iceg.pucminas.br/espaco/revista/12_Vantagem%20competitiva%20para%20micro,%20pequenas%20e%20m%C3%A9dias%20empresas.pdf

http://www.empresasvale.com.br/artigos/Como_sua_empresa_pode_ser_mais_competitiva-356

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/120.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com