TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Cenário Pelourinho Esportes

Por:   •  10/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

Matriz de análise de cenários

Disciplina: Finanças Corporativas

Módulo:

Aluno: Leandra Faria

Turma: MBA - Gestão Empresarial

Tarefa: Analise de Cenário Pelourinho Esportes

Introdução

Para o gestor empresarial da Pelourinho Esportes obter sucesso,  precisa saber administrar com sabedoria, obter informações transparentes e corretas para que as decisões sejam tomadas com perfeição: administração, informação e tomada de decisão é o que se refere o trabalho apresentado. O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da ferramenta Fluxo de Caixa nas tomadas de decisões, sendo que muitas vezes as empresa de pequeno porte não atribui a devida importância dessa ferramenta na área administrativa como: contas a pagar e contas a receber.

O estudo de finanças das empresas ou finanças das corporações tem por objetivo proporcionar as ferramentas necessárias para a tomada de decisão ótima, ou seja, para a decisão que maximiza riquezas e cria valor. Dessa forma, o executivo que for capaz de diferenciar lucro de riqueza poderá focar no que realmente importa; e, no caso dos sócios da Pelourinho Esportes, focar-se no aumento do fluxo de caixa da empresa.

Gustavo e Gabriel têm propostas diferentes para aumentar o fluxo de caixa da empresa. Dessa forma, os dois sócios precisam analisar as opções existentes para a tomada de decisão ótima.

Identificar o ativo é entender o que realmente se passa dentro da empresa. A correta identificação do ativo é o primeiro passo para a tomada de decisões financeiras ótimas. O ativo é o seu negócio, é a sua empresa – é aquilo que gera os fluxos de caixa.

Análise dos cenários

Análise do cenário 1

Gabriel deseja expandir a empresa, inaugurando filiais em outras cidades.

A proposta de Gabriel é expandir as lojas, inicialmente, para Aracaju e depois para as demais

cidades vizinhas. Ele está disposto, inclusive, a mudar de estado.

Atualmente na mídia há noticias que o setor de aluguel continue caindo em 2017. Enquanto o setor de calçados há seis meses seguidos houve crescimento tanto na importação quanto exportação.

A visão de Gabriel  é mais ampla , pois ele conseguirá alugar imóveis com preços mais em conta, independente do prazo e vender mais, pois ocorreu crescimento.

Análise do cenário 2

Gustavo acha que é melhor investir em um imóvel, em Recife, e receber,

mensalmente, o valor do aluguel.

Gustavo aprendeu que os investimentos (o negócio, a empresa, o projeto) precisam gerar uma taxa de retorno adequada para os investidores. E, caso não obtenham esse retorno, a melhor opção é vender o negócio e aplicar os recursos em algum outro ativo do mercado financeiro.

O cenário de Gustavo é irrelevante, não adianta investir em imóveis, pois terá custos fixos mensais com manutenção, impostos. E corre o risco de não alugar o imóvel.

Considerações finais

Os dois sócios da Pelourinho têm propostas distintas de melhoria para a empresa. No entanto, ambas

possuem a mesma essência: a diversificação.

A diversificação refere-se à distribuição dos recursos: ao invés de concentrá-los em um único ativo, a diversificação propõe o investimento em ativos diferentes.


A diversificação pode gerar uma série de benefícios para a Pelourinho, pois, uma vez que os

valores dos ativos sofrem variação, diversificar significa ter sempre um retorno médio com

menores oscilações e com menor risco. Ou seja, enquanto um ativo perde valor, outro pode

valorizar-se e vice-versa.

Na prática, para se obterem os benefícios da diversificação, é preciso investir em um conjunto de ativos que apresentem perfis de retornos diferentes, pois não se reduz o risco investindo mais recursos em um único ativo.

Para analisar se um investimento é bom ou não, é preciso analisar a relação custo- benefício. Custo é quanto custa este investimento e benefício é quanto vai trazer de valor (quanto vale) este investimento. Esta análise é chamada de análise pelo Valor Presente Líquido (VPL).

O Cenário de Gabriel hoje é o melhor caminho pois terá maior rentabilidade com a loja do que aluguel de imóveis. Atualmente o lucro com loja é maior do que imóveis.

Referências consultadas

E-class FGV - Finanças Corporativas  - Jose Carlos Abreu

Site Globo

http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2016/10/aluguel-de-imoveis-comerciais-tem-queda-real-de-18-em-setembro.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com