TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Cenário - RH

Por:   •  17/6/2015  •  Dissertação  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

A área de Gestão de Pessoas vem mudando por muito tempo, nos anos 50 as empresas viam as pessoas, seus funcionários, como meros materiais, somente mão de obra, que deveriam ser administrados simploriamente e regulados com leis restritivas e abusivas. Desde os anos 90 as empresas têm mudado sua visão, hoje um funcionário ou colaborador é visto como parte importante da empresa, é visto como um ser humano, que deve ser desenvolvido e impulsionado. E é aí que entram os gestores de pessoas, para treinarem, monitorarem, recompensarem essas pessoas. Para que haja um comprometimento do colaborador com a empresa, que ele queira crescer junto com a empresa.

O setor de RH é muito influenciado pela estabilidade do mercado, ainda hoje gestores de pessoas são pouco valorizados, muitas empresas não têm noção da diferença que um bom profissional pode fazer em seu negócio, de como uma série de colaboradores impulsionados podem render muito mais. Por isso, diversos empreendedores, com empresas de pequeno e grande porte, não investem nesta área, contratam um profissional mais barato e/ou encaixam seus familiares que não têm formação ou desenvolvimento o suficiente para seus cargos. Assim, quando a empresa está indo bem, tendem a investir um pouco mais, e quando a empresa vai mal, muitas empresas até cortam os investimentos da área. Porém, cada vez mais o mercado tem percebido o potencial de um bom gestor e existem diversas empresas onde um bom profissional é bem remunerado e incentivado, podendo se desenvolver plenamente.

Para se tornar um bom profissional de RH é determinante ter uma boa desenvoltura com pessoas, tendo sensibilidade e empatia, ser sempre ético e também é fundamental ter muita vontade, tanto de aprender, quanto de trabalhar, pois está é uma das áreas mais desafiadoras, sendo importante manter-se muito atualizado. É necessário, também, ter grande responsabilidade, para liderar e ser liderado. Todas essas competências podem ser desenvolvidas em ambos os cursos de administração e psicologia, porém o psicólogo tende a entender mais cada indivíduo, podendo dar laudos sobre a psique de cada candidato, é mais focado nas pessoas em si. Já o administrador tende a entender todos os ramos da empresa e suas importâncias, tendo noções aprofundadas de economia, podendo ter uma visão acurada sobre a resolução de problemas em toda a empresa. O administrador também tende a conhecer mais de todo o mercado, além de ser muito mais preparado do que seus concorrentes para os cargos mais altos em uma empresa.

Não existe uma empresa especifica ideal para trabalhar na área de RH, existe uma revolução sobre o que é um gestor de pessoas e o seu real valor dentro de uma empresa, e cada vez mais ele tende a ser respeitado no mercado, desta forma, a tendência é crescer a demanda por estes funcionários e mais investimentos neles. Porém, o modelo ideal, seria uma empresa que desse o valor necessário ao profissional, deixando-o desenvolver seu trabalho, para que seja aplicada uma melhora em toda a complexidade da empresa.

Em vista da revolução que vem ocorrendo nesta área, e que tende a expandir, o profissional de gestão de pessoas cada vez será mais valorizado, com empresas abrindo mais vagas para esta área essencial, e investindo mais em seus profissionais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com