TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Convenção Coletiva

Por:   •  24/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DA CONVENÇÃO COLETIVA

Sindicato: Sindicato dos empregados em empresas de processamento de dados, de serviços de computação, de informática e tecnologia da informação e dos trabalhadores em processamento de dados, serviços de computação, informática e tecnologia da informação do Estado de São Paulo. 

 

Vigência: de 1° de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016, data base em 1° de janeiro. 

 

Obrigações trabalhista da empresa:

  1. A empresa reembolsará os empregados que utilizam o veículo próprio para a execução de atividades. Esse reembolso não será confundido com vale-transporte. 
  1. Substituição por período acima de 20 dias, exceto em casos de férias, o substituto receberá uma comissão correspondente à diferença entre o seu salário e o salário do substituído. Em período igual ou superior a 180 dias, a empresa efetivará o substituto ao cargo ocupado, exceto em casos de licença maternidade. 
  1. As horas extraordinárias até 2 horas nos dias úteis serão remuneradas com um adicional de 75% sobre o valor da hora normal. Demais horas serão remuneradas com adicional de 100% sobre o valor da hora normal, assim como atividades realizadas aos sábados, domingos e feriados. 
  1. Atividades realizados após as 22h e até 6h do dia seguinte, além do adicional da sobre jornada, o empregado terá direito ao adicional noturno. 
  1. O empregado que ficar a disposição da empresa com a condição de sobreaviso, receberá 1/3 da hora normal. Este sendo comunicado antecipadamente. 
  1. Os adicionais, como: horas extras, banco de horas positivas pagas, adicional noturno e adicional de sobreaviso, no período de 12 meses, integrarão a remuneração das férias. 
  1. A empresa fornecerá o valor mínimo diário de R$ 16,60 como Auxílio Alimentação, pagos antecipadamente por vinte e dois dias, para a jornada de oito horas diárias. 
  1. É obrigatório a empresa contratar convênio de assistência médica e hospitalar para o empregado, com a participação financeira de até 70% por parte dele, podendo haver a inserção de dependentes e conjugues. 
  1.  Sem a disposição de creches ou convênio com a mesma, a empresa reembolsará o o empregado no valor de 40% do salário normativo para cada filho com até 24 meses de idade e o valor de 30% para os que possuem filhos com idade entre 24 meses e 60 meses. 
  1. A empresa se responsabilizará em contratar um seguro de vida em grupo para seus empregados, garantindo o pagamento de indenização aos beneficiários caso ocorra ao empregado a morte natural ou acidental, invalidez permanente parcial ou total por acidente e a invalidez funcional permanente total por doença. 
  1. O empregado que tiver filhos ou dependentes portadores de necessidades especiais incapazes de prover a própria subsistência, terão o auxílio financeiro de 50% do salário normativo. 
  1. Para o cumprimento da jornada de trabalho em casa, a empresa fara o reembolso dos gastos inerentes à atividade. 
  1. Fica assegura a gestante ou adotante a estabilidade provisória de 30 dias após o término da estabilidade prevista no artigo 10, alínea "b" do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal. 
  1. Fica assegurado o empregado marido ou companheiro de gestante, a garantia de emprego a partir do 8° mês de gestação, o período de 30 dias após a data do parto. 
  1. O empregado que for afastado por 50 dias ou mais, por motivo de doença, fica assegurada a estabilidade por 60 dias a contar da alta médica.  
  1. A empresa deverá manter uma política de reembolso ou remuneração para os empregados que viajam à serviço. 
  1. O empregado digitador terá um descanso de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, este sendo computados na jornada de trabalho. 
  1. O empregado tem direito a 3 faltas não remuneradas, a cada período de janeiro a dezembro. 

Obrigações do empregado: 

  1. Utilizar veículo próprio para a execução de atividades da empresa. 
  1. Executar atividades e tarefas pertinentes à outro empregado na ausência deste. 
  1. Realizar horas extras a pedido do gestor ou sobre aviso prévio. 
  1. Ultrapassar o horário das 22h realizando atividades da empresa, ou iniciá-las entre esse horário e as 6h do dia seguinte. 
  1. Ficar a disposição da empresa após o término da sua jornada de trabalho. 
  1. Exceder a jornada de trabalho diária. 
  1. Ser contratado sobre o regime de 8h diárias como jornada de trabalho. 
  1. Permanecer na empresa após os 90 dias de experiência e manter relação conjugal com o mínimo de 2 anos, para a inclusão do parceiro como dependente. 
  1. Ter filhos nas idades estipuladas matriculados em creches ou sob cuidados de babás autônomas. 
  1. ______________________ 
  1. Comprovar sobre documentação médica e existência de cuidados especiais de um dependente. 
  1. Exercer as atividades da empresa na própria residência e comprovar mediante documentos legais os gastos acarretados disso. 
  1. Comprovar através de documentos médicos a gravidez ou adoção. 
  1. Comprovar através de documentos médicos a gravidez da companheira, assim como o dia do parto. 
  1. Entregar a declaração de alta do médico responsável pelo afastamento. 
  1. Exercer atividades fora da sede. 
  1. Exercer a atividade digitador durante toda a jornada de trabalho. 
  1. Avisar com 30 dias de antecedência mínima a empresa que gozará desses dias. 

 

Análise: 

 

A presente Convenção Coletiva fornece de forma detalhada e firme recursos que estabelecem a qualidade de vida no trabalho dos empregados abrangidos por ela. Sua linguagem, mesmo sendo técnica, é de fácil entendimento e compreensão. E sua extensão é justificada pela preocupação em fornecer ao empregado todos os recursos que julga facilitar sua relação empregatícia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com