TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Demonstração Financeira

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Suelen Fernandes Roncador

RA

6849448360

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

A Globalização econômica trouxe às empresas uma necessidade de olhar para dentro e fora, melhorar e repensar suas atividades, dada competitividade e o acirramento da concorrência. As grandes transformações se dão devido às aberturas econômicas internacionais e a necessidade de se buscar uma eficiência e eficácia cada vez maior em razão do mercado cada vez mais acirrado.

Planejar as atividades, os custos, as receitas e os resultados fazem parte de uma estruturação mínima para o sucesso de uma empresa, e principalmente na possibilidade de se corrigir rotas de problemas. O crescimento não planejado e estruturado faz com que as empresas passem por grandes dificuldades e perda de recursos de tempo, uma vez que o crescimento pode ser apenas no volume das operações e pode significar em um primeiro momento, aumento de recursos, porém como não há informações em tempo e confiáveis, pode não gerar resultados positivos para a empresa.

A globalização se fortaleceu muito com a revolução tecnológica e com tudo isso o planeta sofreu mudanças radicais, com ponto positivo e negativo. O mundo globalização hoje é realidade. Diante disso veio à concorrência nas vendas, nos serviços, por colaboradores, fazendo que as empresas se preocupem mais com as pessoas.

Trataremos a seguir, a globalização como um todo nas empresas multinacionais, a definição de outsourcing (“terceirização”, termo mais conhecido no Brasil) e sua utilização nessas empresas.

Descrição das definições de globalização

A globalização é a interação dos países, é uma relação de cultura, mitos, economia, pensamentos e atividades com todos os povos e nações. É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visível desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política. A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação. As inovações nas áreas das comunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. A globalização se fortaleceu muito com a revolução tecnológica e promove o livre comércio entre os países, trazendo consequências tanto positivas quanto negativas para todos os envolvidos no processo.

Pontos positivos: o crescimento das empresas e das economias; desenvolvimento de organizações; melhoria da qualidade dos produtos; facilidade de informações causada pela tecnologia; aumento da qualidade de vida por motivos da redução de esforços físicos, facilidade para empresa na troca de produtos e serviços entre barreiras do país, beneficiando a população.

Pontos negativos: aumento do desemprego; concorrências dos fatore econômicos entre todas as empresas do mundo; luta pelo poder entre nações; guerras; economias debilitadas; a concentração das riquezas nas multinacionais; poucos estados ricos e muitos estados pobres e sem condições de crescimento financeiro. Um dos pontos negativos mais relevantes é a exploração de matérias – primas da natureza de maneira insustentável, poluindo e contaminando os ambientes naturais, tendo consequências climáticas, catástrofes ambientais e demais eventos que prejudicam a vida do ser humano, como também, por exemplo, a falta de água potável. 

O mundo globalização hoje é realidade. Diante disso veio à concorrência nas vendas, nos serviços, por colaboradores, fazendo que as empresas se preocupem mais com as pessoas. O gestor deve sempre estar atento a essas mudanças e tendências, pois sua empresa esta inserida em uma competitividade global, esse é uns dos impactos da globalização. "Essas mudanças e Tendências trazem novas abordagens, mais flexíveis e ágeis, que devem ser utilizadas para garantir a sobrevivência das organizações, todas as fortes tendências influenciam poderosamente as organizações e o seu estilo de administrar com as pessoas." (Idalberto Chiavenato – 1999).

Definição de outsourcing

De acordo com a definição, o termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.

outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo. E esta literalmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final.

A terceirização é importante também para agilizar alguns processos, permitindo a ela focar apenas nos serviços-chave de seu negócio. O que aumenta a produtividade de alguns setores, aumentando também a qualidade dos produtos, reduzindo seu custo e aumentando a lucratividade da empresa, em alguns casos há também a vantagem para empresa dos colaboradores terceirizados receberem salário um pouco menor que os funcionários da empresa, reduzindo gastos com determinada atividade. Porém há desvantagem nessa modalidade de contratação, podendo não atingir os objetivos estabelecidos, com relação ao desempenho da equipe contratada ou redução de custos, e há também possibilidade de aumentar a dependência da empresa de parceiros externos, o que pode trazer problemas com relação a prazos e qualidades de materiais utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (227.2 Kb)   docx (341.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com