TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Vídeo Ecce Homo - Sobre o Trabalho

Por:   •  26/3/2019  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  1.610 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do vídeo Ecce Homo - Sobre o Trabalho

Análise do vídeo Ecce Homo - Sobre o Trabalho

 

                O vídeo Ecce Homo - Sobre o Trabalho trata, assim como o próprio nome indica sobre o trabalho na história do homem, assim como o modo como ele se manifesta na atualidade.

                Em um momento primário o homem vivia principalmente da coleta dos recursos da natureza. Com a percepção de que alguns objetos naturais poderiam ser usados como ferramentas rudimentares, a gama de atividades que poderiam ser desenvolvidas, assim como os tipos de alimentos aumentaram, sendo a caça um expoente de ambos.

                Devido a alguns fatores naturais a abundância de recursos teve uma redução, o que fez o homem desenvolver, mesmo que involuntariamente novas opções, como a agricultura e a criação de animais. Com essa diversificação no modo de sobreviver as pessoas começaram a se assentar e sua social relação começou a se tornar mais complicada, na qual os indivíduos começaram a ter funções mais específicas.

                Essas novas atividades geraram a necessidade de novas ferramentas, o que fez surgir a figura do ferreiro para sua confecção. Comitantemente ocorreu o desenvolvimento da linguagem e mais adiante da escrita, assim como as primeiras formas de governo sobre grandes áreas e com dominação total sobre as pessoas (escravização), como no Egito Antigo.

                O trabalho, na sociedade medieval, já fazia parte da caracterização dos indivíduos, estes legando para seus filhos um ofício que alocava a família na sociedade. Livres do cativeiro, abaixo dos nobres e do clero, a população comum, os servos, desenvolveu o comércio e o modo de trabalho, começando a disseminação das funções com o surgimento das oficinas de artesãos.

                Com o surgimento de novos conceitos sociais, o trabalho retoma o foco, e a riqueza e o lucro a partir daquele se tornam motivo de ascensão social. Sob essa nova perspectiva, maneiras de conseguir uma maior produção foram pesquisadas, daí surgiram ferramentas mais elaboradas, e então, as primeiras máquinas

        O aparecimento das máquinas marcou o fim da produção artesanal,  pois estas passaram, a ditar a rítimo do trabalho. Essa nova carga produtiva gerava muito mais esforço para os trabalhadores, principalmente as crianças que morriam de tanto trabalhar.

         A fim de maximizar o trabalho, pensadores desenvolveram novas formas de gerenciamento nas quais o trabalhador não deveria mais pensar no que  produzia, mas sim executá-lo com rapidez, perdendo assim seu vínculo com o que produzia. Ao mesmo tempo surge o trabalho de Karl Marx, no qual denuncia a exploração do proletariado. Tal estudo foi um pilar para muitos movimento operários.

        Atualmente vivemos em uma sociedade de consumo e profundamente desigual em termos de qualidade de vida. O trabalho, como dito no vídeo, se tornou uma espécie de religião, na qual as pessoas vivem para trabalhar, em contraponto ao início das sociedades onde se trabalhava para viver. Também divergindo dos primórdios, hoje há um número muito grande de desempregados, e para se manter em seus empregos as pessoas adoecem de tanto se esforçar  e podem chegar a falecer.

        Ao final do vídeo há o indagamento de como solucionar esses problemas vigentes na sociedade através de redistribuição de empregos, renda mínima justa para todos, ou valoração do trabalho voluntário. Isso de modo a melhorar a qualidade de vida da população, buscando um melhor equilíbrio entre o trabalho e o lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com