TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos: Discursos e Realidades

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

Amanda da Costa Calderaro, 8º ciclo B

Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos: discursos e realidades

O artigo apresenta como a responsabilidade social corporativa e direitos humanos impacta nas empresas transnacionais, analises em parâmetros internacionais e os impactos do RSC na Europa e Brasil.

Existe uma relação entre uma lógica de poder baseado em territórios e a dinâmica de uma economia não territorializado refletido na nova organização do capitalismo mundial, pede novas formas de políticas multilaterais e transnacionais. Essas mudanças ultrapassam o setor econômico, elas atingem também todas as relações sociais.

Com essas mudanças ocorridas na globalização, houve uma reflexão para a construção de uma nova cultura empresarial, causando uma aproximação das comunidades do entorno das empresas, tornando-se um poderoso investimento que passou a funcionar como estratégias empresariais com foco no marketing social e credibilidade da corporação em âmbito internacional.

De acordo com os parâmetros internacionais, é obrigatório a Declaração Universal dos Direitos Humanos para todos os estados membros da ONU, que também criou uma comissão para analisar a atuação de empresas transnacionais nos territórios nacionais e estabeleceu normas que obrigam o cumprimento dos direitos humanos em corporações e empresas econômicas.

Quanto aos efeitos da RSC na Europa, tal conceito assume perspectivas como responsabilidade social dos negócios, perspectivas de stakeholders e da sociedade e estados. Possui ações focadas na dimensão social e ambiental procurando igualdade de gênero e eliminação do suborno por parte da empresa. No Brasil, a mudança observada no empresário é na visão e na forma de sua intervenção social, refazendo o seu papel no processo de desenvolvimento social, com isso apresentam projetos que possuem o intuito de suprir as falhas do estado em relação às políticas sociais.

Destaca-se o fato de que as empresas passam a desenvolver projetos sociais a partir do momento que a sociedade passa a exigir tais ações das mesmas, principalmente em questões de meio ambiente e exploração ao trabalhador. Com isso as empresas passam a utilizar indicadores de divulgação de resultados de suas ações e cabe a esses indicadores a tarefa de certificar que as empresas produzem de maneira sustentável.
Por fim é nítida a exigência das obrigações dos direitos humanos e ambientais em qualquer empresa transnacional e que tais exigências tornaram-se um forte ponto de marketing para empresas que procuram uma boa imagem na sociedade.
Ainda assim, não se deve esperar que tais medidas de cunho social por parte das empresas transnacionais substituam a atuação do Estado nacional, que por definição e na atribuição de suas responsabilidades deve saciar as necessidades e cumprir com suas obrigações relacionadas aos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com