TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do valor do produto

Por:   •  8/6/2015  •  Seminário  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Grupo:

- Luiz Guilherme Zaia, RA: 65606

- Patrick Edward, RA: 64020

  1. Introdução:

A Volkswagen se instalou no Brasil, mais precisamente em São Paulo em 1953. Logo de cara, a empresa ficou conhecida no mercado por apresentar carros de boa qualidade, duráveis, competitivos, com fácil manutenção e preço agradável.

Um dos pontos fortes dessa montadora é a proposta de inovação, lançando novas tecnologias e ao mesmo tempo mantendo seu padrão de consumo. Um exemplo dessa avançada tecnologia, foi a criação dos primeiros motores TotalFlex, na qual, o consumidor pode optar por usar tanto a gasolina quanto o álcool em seu veículo.

Em 1976 foi implantada uma nova fábrica em Taubaté, no interior da cidade de São Paulo, para garantir o sucesso das vendas, que era dominada pelo Fusca.

 No início da década de 80, a Volkswagen lançou um novo modelo, que a partir dali mudaria todo o cenário nacional. Foi criado o Gol, que se tornou sucesso absoluto de vendas. Hoje, após passar por 6 gerações, o Gol se mantém como o carro mais vendido do Brasil, superando a incrível marca de 7 milhões de unidades comercializadas.

[pic 4]

  1. Análise do produto:

Análise do valor do produto:

Lançado em maio de 1980, o Gol logo conquistou o coração dos brasileiros sendo um produto totalmente desenvolvido no País, e se tornou parte da paisagem urbana em grandes e pequenas cidades e até hoje é vendido no Brasil, ultrapassando a marca de sete milhões de unidades.

Um fato curioso é que este modelo é o mais vendido do Brasil a 26 anos consecutivos.

Valor da imagem:

O produto se tornou famoso porque é o carro mais vendido no Brasil e sua propaganda é feita durante os horários com mais expectadores nacionalmente. Além de contar com séries especiais como Gol Copa, onde suas unidades são apresentadas por grandes jogadores da seleção, além de patrocinar oficialmente o time do Brasil na Copa do Mundo.

Valor do Produto/Serviço:

 O Gol é totalmente produzido no Brasil, isso contribui com o preço acessível do produto, assim como a agilidade nos serviços de pós compra.

Custo monetário:

O Gol é um veículo do segmento popular, sendo assim, seu custo está dentro dos padrões de carros desta faixa de preço.

Custo de tempo:

Este modelo é encontrado facilmente nas revendedoras autorizadas Volkswagen. Não há necessidade de encomenda, devido a grande demanda de veículos feitos pela montadora. O gasto de tempo é baixo em relação a aquisição de um veículo.

  1. Análise Macro Ambiental
  1. Análise de setor:

Volkswagen Gol completa 26 anos consecutivos como o carro mais vendido do Brasil, o que somado ao Fusca, que manteve liderança de vendas por 24 anos, marca os 50 anos de liderança de um modelo no mercado nacional.

Desde seu lançamento em 1980, mais de sete milhões de unidades foram fabricadas no Brasil, sendo o carro mais comercializado, exportado e produzido do País.

Em 1980, o Gol conquistou o coração dos brasileiros sendo um produto totalmente desenvolvido no País, e se tornou parte da paisagem urbana em grandes e pequenas cidades.


Atualmente, o Gol é produzido na unidade Anchieta e também na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a uma velocidade de 1 Gol a cada 47 segundos.

O Gol foi o primeiro carro a utilizar tecidos com fio à base de garrafas PET reciclado para revestimento de bancos e portas de veículos

Primeiro automóvel de entrada bicombustível (Gol 1.0 TotalFlex, em 2005), popularizando a tecnologia

Primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1989)

Primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas

Primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, superando o Fusca.

  1. Análise do comportamento do consumidor:

No mundo em que vivemos se faz necessário estudar, monitorar e conhecer o comportamento dos consumidores, sendo assim, o setor de marketing do produto tende a reconhecer novas oportunidades e ou ameaças em seus produtos com possíveis insatisfações ou recusa dos consumidores.

Uma análise detalhada dos diferentes  comportamentos dos consumidores, pode-se visar boas estratégias para o lançamento de um produto, ou ate mesmo a melhor forma de divulgarmos nosso produto, para entao ter sentido o trabalho dos profissionais de marketing  que se obrigam a satisfazer as necessidades da empresa e dos clientes.

Dessa forma estabelecemos os fatores que influenciam no comportamento dos consumidores, o diferencial de cada fator, para encantar o consumidor e fazer com que haja a sua fidelidade, para o aumento dos lucros na empresa e a satisfação dos consumidores.

Maslow procurou compreender e explicar o que energiza, dirige e sustenta o comportamento humano, demonstrando de tal forma como na figura abaixo:

  1. Fatores Culturais:[pic 5]

Os fatores culturais exercem grande influência sobre o comportamento do consumidor. Incluem-se na cultura os valores básicos, de percepção, preferências e influência da família e de outras instituições. Os profissionais de marketing estão sempre tentando detectar mudanças culturais que possam sugerir novas formas de servir aos consumidores. As classes sociais são subculturas que tem como base para algo que almejam devido sua renda, educação e outras variáveis.

  1. Fatores Sociais:

Os fatores sociais variam de acordo com o seu estilo de vida, como por exemplo, as pessoas que moram sozinhas, tem gerado um consumo maior, pois procuram por produtos e serviços que facilitem sua ida e as tragam mais conforto e tranquilidade. Outro determinante é o valor social que são as escolhas que os consumidores fazem em suas vidas. Os grupos de referência são outros fatores de grande influencia direta ou indireta sobre as atitudes ou comportamento de outra pessoa, como a família, os amigos, os vizinhos, os grupos religiosos, os grupos profissionais e a escola.

  1. Fatores psicológicos:

A atitude tem relação direta com a reação das pessoas com seus bens e serviços, ou seja, podemos identificar uma grande influencia no comportamento de compra dos consumidores, aí então precisa-se da utilização do marketing nas empresas.

  1. Fatores Pessoais:

São as características particulares das pessoas, onde interferem nos hábitos e nas decisões de consumo. Kotler apresenta cinco elementos que constituem os fatores pessoais:

  • Idade: é um ciclo de vida, onde as famílias passam e influenciam as suas necessidades e a capacidade de se satisfazerem.
  • Ocupação Profissional: diz respeito à profissão do consumidor, ou seja, o trabalho dos consumidores influencia nos padrões do consumo.
  • Condições Econômicas: as condições econômicas são os elementos que determinam e afetam diretamente a escolha dos produtos.
  • Estilo de Vida: é algo padrão a nossas atividades, interesses e opiniões.
  • Personalidade: Cada ser humano possui uma personalidade distinta que influenciará no seu comportamento de compra.

Eterno campeão, Gol fecha o 27º ano na liderança.

HB20 e Onix são as novidades na lista dos mais vendidos; Classic e Celta deixam pelotão de elite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (365.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com