TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos Processos Administrativos de uma panificadora em Capanema-Pa

Por:   •  6/8/2018  •  Artigo  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Análise dos processos administrativos de uma panificadora em Capanema-PA

Amanda Thais Oliveira da Silva, Ana Luiza Dias de Andrade, Bárbara Fernanda Alves de Oliveira, Benedito Welton de Sousa Junior, Davi Augusto Silva de Almeida, Gerson Diego Pamplona Albuquerque, Marielly Monize dos Santos Ribeiro

Resumo:

O Objetivo deste artigo é avaliar se os processos administrativos estão presentes na Panificadora&Confeitaria Eldorado. A empresa analisada passou por algumas mudanças, diante disso a mesma tem apresentado um desenvolvimento estrutural. Apesar de essa organização estar passando por um elevado crescimento, não constatamos desordem, por outro lado nós conseguimos identificar tentativas de elaboração de planejamento que possibilitem um crescimento positivo e lucrativo no processo. Será realizada uma entrevista com o proprietário da empresa, tendo como objetivo coletar informações sobre o processo administrativo e analisar a aplicação dos mesmos na rotina da empresa.

Palavras-chave: Processo administrativo, análise, organização.

1 Introdução

Atualmente, as organizações encontram uma grande dificuldade em manter sua estabilidade no mercado, por diversos fatores, um deles tem sido a crise econômica. Diante disso, as empresas procuram uma forma para enfrentar da melhor maneira as exigências do mercado.

A importância do processo administrativo em uma empresa é fundamental para o seu desenvolvimento e os seus resultados, tratando-se de um elemento indispensável na organização. Com o uso das funções administrativas o gestor irá ter uma facilidade em cumprir com suas metas e objetivos. Por isso, é necessária a utilização das cinco funções que compreende: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

A empresa em questão apresenta sinais de um processo administrativo com falhas em alguns setores que foram observados em nossa análise. Porém, no processo que foi escolhido (produção de pães) e posteriormente acompanhado não identificamos nenhuma falha. Buscamos conceituar os processos administrativos, onde e como eles foram aplicados na empresa.

2. Processos administrativos

Os processos administrativos são atividades que devem ser desempenhadas em toda e qualquer situação que exija a coordenação de esforços combinados para a realização de um determinado objetivo. Apesar de ter passado por um sistema evolutivo ao longo das décadas, ele manteve sempre o mesmo foco de possibilitar a análise da situação atual e estabelecer resultados, objetivos e metas.

Esse processo é composto pelas funções de planejamentos, organização, liderança, controle e execução (MAXIMIANO, 2011, p. 339), as quais veremos detalhadamente a seguir.

2.1. Planejamento

Para as organizações alcançarem tudo o que precisam e almejam, é necessário o uso da técnica de planejamento. Uma das etapas que compõe o planejamento remete o gestor a analisar o presente e pensar de forma sistêmica no futuro organizacional, com o intuito de estabelecer diretrizes mais adaptadas a realidade da empresa.

O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório (MAXIMIANO, 2011, P. 339).

2.1.1. Níveis planejamento:

  • Planejamento Estratégico: se refere ao processo de elaborar a estratégia, ou seja, é uma forma de se estabelecer a relação pretendida da organização com o ambiente que a rodeia. Esse planejamento é voltado para o longo prazo, compreende um tempo de 2 a 10 anos.
  • Planejamento Tático: são as ações departamentais exigidas para atingir o objetivo estabelecido. Esse planejamento é voltado para o curto prazo, começa do hoje e vai até 1 ano.
  • Planejamento Operacional: Metas e índices de acompanhamento diário. São atividades de rotinas diárias.

Planejar é tomar decisões no presente que afetam o futuro, para reduzir sua incerteza (MAXIMANO, 2000).

2.2. Organização

Podemos dizer que organizar é um processo que acontece com o propósito de viabilizar o planejamento. Não é um fim em si mesmo, pois, quando abrimos um negócio, por exemplo, o queremos em mente não é ter uma organização, mas sim, ter um empreendimento para servir a um propósito, por meio de um processo organizado.

A organização de um empreendimento obedece a algumas etapas que poderão sofrer variações conforme as circunstancias que se apresentem naquele determinado momento (MAXIMIANO, 2011, p. 85):

  • Analisar os objetivos e os trabalhos a serem realizados.
  • Dividir o trabalho, obedecendo aos critérios adequados para a realização dos objetivos.
  • Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.
  • Desenhar os níveis de autoridade.
  • Desenhar a estrutura organizacional.

2.2.1. Estrutura organizacional

“A estrutura organizacional é a síntese do processo de organizar” (MAXIMIANO, 2007, p. 83). Isso nos leva a entender de forma objetiva que organizar está relacionado ao fato de se promover um arranjo entre os colaboradores da empresa, os recursos disponíveis e a autoridade necessária para que os objetivos propostos sejam alcançados de forma efetiva.

.

2.2.2. Tipo de organização

A coordenação das atividades administrativas pressupõe que há um alvo ou objetivo a alcançar e que deve guiar os atos de todos os envolvidos nos processos administrativos

2.2.3. Estrutura organizacional tradicional

[pic 2]

2.3 Liderança

Liderança é a habilidade de influenciar um grupo para cumprir um objetivo comum, motivando os liderados a exercerem a função com entusiasmo. Além disso, é de responsabilidade do líder construir um clima organizacional satisfatório para que haja boas relações de trabalho e assim gerando resultados positivos. Confirma-se que um líder entusiasmado enxerga oportunidade onde outras pessoas só enxergam dificuldade.

Maximiano (2000, p.331) afirma que "a liderança é uma função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar, quando é responsável pelo desempenho de um grupo".

2.3.1 Estilos de liderança

Autocrático: A liderança autocrática é a centralização ao líder. Todas as decisões basicamente são tomadas apenas pelo líder e não há participação dos liderados. Muitas vezes esse tipo de liderança se torna autoritária demais, causando uma frustração aos membros da tal equipe.

Democrática: Na liderança democrática os liderados tem uma grande participação nas tomadas de decisões e as influenciam diretamente no processo decisório. Nesse tipo de liderança todos os membros da equipe são motivados a participar para uma melhora no desempenho organizacional, dando ideias e sugestões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com