TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e desenho de cargos. Remuneração e Benefícios.

Por:   •  7/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

APOSTILA

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: Curso dividido em 4 módulos

1º Módulo: Descrição, análise e desenho de cargos. Remuneração e Benefícios.

2º Módulo: Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

3° Módulo: Avaliação de Desempenho. Gestão por Competências.

4º Módulo: Treinamento e Desenvolvimento.

Gestão de Pessoas → 6 processos característicos:

Agregar/Aplicar/Remunerar/Manter/Desenvolver/Monitorar pessoas.

  • Aplicar pessoas: Posicionar as pessoas em seu devido cargo → “A pessoa certa no lugar certo”.
  • Como fazemos isso? Por meio da descrição, análise e desenho de cargos.

→ Processo prévio (que antecede) ao Recrutamento e Seleção.

  • O que uma empresa faz quando descobre que um funcionário não é a pessoa certa para aquela função ou cargo? → Demite: mas, isto gera custos e despesas: Qual a alternativa: Reposicionar/Remanejar → Mas, para isto, é preciso de Treinamento e Desenvolvimento. (Vejam como todos os processos da Gestão de Pessoas são integrados e cada um evoca ao outro)

Desenho de Cargo: composição das atividades do cargo, definindo suas atribuições. Define as características sempre atualizando e renovando as necessidades do cargo.

  • Composição do processo de Agregar Pessoas:

1º Passo  Descrição de Cargos

- Base do sistema: a descrição de cargos deve ser composta pelo superior hierárquico do cargo ou pelo Recursos Humanos. Baseado em observações, entrevistas e/ou questionários.

Deve conter: Título do cargo; Título do cargo do superior imediato; Missão; Objetivo; Sumário das atividades; Responsabilidades do cargo; Autoridade sobre as pessoas; Requisitos mínimos e necessários de formação técnica e experiência profissional → Informações comparadas com dados do mercado → Assim, confirma se a descrição é adequada ao que o mercado necessita.

2º Passo → Análise de cargos

- Analisa o cargo em relação aos aspectos extrínsecos, aos requisitos que o cargo impõe aos seus ocupantes.

→ Determina todos os requisitos qualificativos, responsabilidades e condições exigidas pelo cargo.

→ Verificação de quais exigências e atribuições o cargo impõe aos ocupantes.

  • Composto por 4 áreas de requisitos ou especificações:
  1. Requisitos mentais
  2. Requisitos físicos
  3. Responsabilidades
  4. Condições de trabalho

- REQUISITOS MENTAIS: aqui incluem-se os atributos conceituais, técnicos, nível de instrução e experiência importantes ou imprescindíveis para a execução das tarefas exigidas pelo cargo. Todas as aptidões mentais necessárias para o desempenhar das atividades pertinentes ao cargo, para desempenhar adequadamente as atividades específicas e peculiares ao cargo, como por exemplo, raciocínio numérico ou lógico, conhecimento de programas de software, iniciativa e liderança, capacidade de decisão entre outros. Os requisitos mentais são exigidos para cargos ocupantes de níveis estratégicos ou táticos, e alguns cargos operacionais.

- REQUISITOS FÍSICOS: aqui incluem-se as aptidões e destreza físicas como força e resistência física, habilidades manuais para execução de determinadas tarefas e operações. Nesta modalidade busca-se adequar os ocupantes do cargo às atividades que necessitam ou exigem esforço físico. São requisitos importantes para execução de alguns cargos operacionais que geralmente exigem alto nível de esforço físico de seus ocupantes.

- RESPONSABILIDADE: baseada no nível de responsabilidade que o cargo possui e como o ocupante do mesmo irá desempenhar este quesito. Envolve a organização e manejo de processos legais ou administrativos, documentos e materiais estratégicos, por vezes, mas não necessariamente sigilosos. Exige pessoas dedicadas e comprometidas, com alto grau de engajamento e compromisso ético. São cargos geralmente desempenhados por ocupantes do nível estratégicos, ou táticos, podendo seus ocupantes se responsabilizarem por senhas, valores financeiros, controles de estoques e ativos da empresa entre outros aspectos.

- CONDIÇÕES DE TRABALHO: neste item encontram-se os requisitos necessários associados ao ambiente de trabalho tais como: riscos ambientais, acessibilidade, salubridade, condições térmicas e sonoras, espacialidade entre outros. Dependendo da situação, o uso de EPI é obrigatório e nem todos os trabalhadores se adaptam ao seu uso.

  • A modelagem de cargos exige critérios, visando o bom desempenho e sucesso para que se possa atender e atingir os objetivos organizacionais. O primeiro passo realizado pelo profissional de recursos humanos antes de contratar um novo empregado, é efetuar o levantamento das vagas existentes e quais as exigências e conhecimentos são necessários para a ocupação do cargo.
  • É necessário manter sempre atualizado o chamado “perfil” do cargo, isto evita retrabalho com processos de recrutamento e seleção, rotatividade, demissões e seus custos operacionais e legais.
  • A ferramenta de análise de cargos realiza uma investigação e explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades apresentadas até as condições do ambiente de trabalho, visando a realização das tarefas exigidas pela função ou ocupante do cargo.
  • Para que o uso da ferramenta de análise de cargos junto aos processos de recrutamento e seleção sejam efetivos é imprescindível que o profissional de recursos humanos ou gestão de pessoas observe e esteja atento às mudanças, demandas e novidades do meio ambiente em geral e do mercado em particular. Os cargos podem permanecer os mesmos, porém estão sujeitos a mutações, principalmente em um ambiente e mercado altamente volúvel, efêmero e transitório, onde as necessidades e demandas alternam-se rápida, incessante e bruscamente, exigindo adaptação e renovação constantes.

3º Passo → Desenho de cargos

- É a criação propriamente dita do cargo, especificando o conteúdo, os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos e visa satisfazer as necessidades, requisitos tecnológicos, sociais, pessoas e organizacionais dos seus ocupantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (573.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com